DiogoFilipe Publicado Agosto 13, 2013 Publicado Agosto 13, 2013 Boa noite , ando a tentar fazer as podas das minhas plantas e nao sei bem como o fazer, nem se esta a jeito de fazer. eu qeria prende las numa pedra com fio de pesca. mas deparo me com uma planta enorme para as pedras qe tenho e alèm de mais teem muita ramificaçao. posso cortar alguma parte da raizes e algumas folhas para conseguir coloca las na pedra? http://img203.imageshack.us/img203/4454/u5y0.jpg A tesoura ja esta ali ao jeito xD so que antes de cortar queria me informar e nao me induzir no erro. Desde ja agradecido cumps
Luís Fortunato Publicado: Agosto 13, 2013 Publicado: Agosto 13, 2013 Olá. Apesar de ser preferível deixares as raízes, se as podares, ou apenas parte delas, podes fazê-lo sem qualquer problema... até porque aparentemente, a planta está bastante saudável. Quanto a podá-la, o que se costuma sugerir é cortar o rizoma com pelo menos uns 1.5~2 cm de comprimento. E tentar que o mesmo tenha sempre algumas folhas. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
DiogoFilipe Publicado: Agosto 13, 2013 Autor Publicado: Agosto 13, 2013 Sim Luis, o meu problema é mesmo as pedras que sao pequenas e a planta em si parece muito grande. se cortar as raizes entao, nao fara mal nenhum a planta? estava a pensar em cortar ai metade do comprimento da raiz mais ou menos
DiogoFilipe Publicado: Agosto 13, 2013 Autor Publicado: Agosto 13, 2013 E por norma so vi anubias qe estao verticalmente e o caule horizontal, as minhas anubias sao todas verticais mas o caule é vertical tambem, alguem me pode debater esta situacao? Cumps
Luís Fortunato Publicado: Agosto 13, 2013 Publicado: Agosto 13, 2013 Olá. E por norma so vi anubias qe estao verticalmente e o caule horizontal, as minhas anubias sao todas verticais mas o caule é vertical tambem, alguem me pode debater esta situacao?Cumps Quanto ao rizoma, é tudo uma questão do espaço que há disponível para o mesmo crescer. As folhas hão-de crescer sempre condicionadas pelo fototropismo (orientarem-se para maximizar a luz que recebem). Sim Luis, o meu problema é mesmo as pedras que sao pequenas e a planta em si parece muito grande. se cortar as raizes entao, nao fara mal nenhum a planta? estava a pensar em cortar ai metade do comprimento da raiz mais ou menos Então força... Quanto maior o comprimento do rizoma, menor a probabilidade de haver complicações. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
DiogoFilipe Publicado: Agosto 14, 2013 Autor Publicado: Agosto 14, 2013 mais confuso agora que nunca. nao percebi nada
José Prada Publicado: Agosto 14, 2013 Publicado: Agosto 14, 2013 mais confuso agora que nunca. nao percebi nada O que tu chamas de "caule" é o "rizoma" que diria ser a parte mais importante da planta, daí que não convém cortares o rizoma demasiado pequeno ou sem folhas. O que o Luis Fortunato disse é que, o rizoma vai crescer conforme o espaço disponível no aquário. Normalmente cresce na horizontal, mas se não tiver espaço, vai crescer na direcção mais fácil possível. Quanto às folhas, vão sempre crescer de forma a apanharem o máximo de luz que conseguirem. Normalmente na vertical porque a luz vem de cima, mas mais uma vez depende da posição onde forem colocadas e da origem da luz. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
DiogoFilipe Publicado: Agosto 14, 2013 Autor Publicado: Agosto 14, 2013 mas a parte do rizoma que tenho visto faz sempre um "L" e desta forma e mais facil prende la a uma pedra logo, agora os meus parecem o caule de uma couve -.- resta dizer qe estas plantas ja estiveram enterradas no areao por falta de conhecimento do dono. Cumps
Recommended Posts