Objectivo - Plantado perfeito, ou não :)

Miguel Silva

Recommended Posts

Tenho um Áqua com 150x50x60 (450L) montado há 3meses

150+150 HQI 5200K (1 das 15-23)+(1 das 16-24)

2215 eheim 620l/h

co2 botija durante o periodo da fotosintese (tempo de iluminação)

A fase das algas já passou :D

As anubias não estão no seu melhor, estão um pouco amareladas (falta de macros ou micros???)

A glossostigma está a ficar com algumas folhas amarelas e por sinal é na zona onde inicialmente foi plantada e onde recebe mais luz (talvez seja mesmo falta de nutrientes pois :wink: +Luz requer mais nutrientes e onde há -Luz requer menos nutrientes, será???)

Dúvidas

:? será o filtro suficiente??? (eu penso que sim desde que haja plantas suficientes para eliminar os nitratos)

:arrow: Tenho no filtro 1/4 de cerâmica e 3/4 de Ehfisubstract (não será melhor só cerâmica, claro que com as esponjas)

:arrow: deveria combinar melhor a iluminação??? (já tive 5200K + 10.000K, mas não gostei muito)

Digam-me como fazer os testes pois as tabelas de verificação dos mesmos são de dificil interpretação devido á escala muita grande de variáveis.

Uso testes JBL, aconselham outros???

Obrigado pela atenção

Miguel Silva

Partilhar nas redes sociais

boas

bem na minha opiniao as folhas amareladas sao consequencia da optima iluminaçao que tu tens associada a uma falta de nutrientes; se te falta micro ou macro so mm fazendos os testes. tendo em conta que n e preciso uma mediçao extremamente rigorosa, acho que os testes JBL sao bons. para mim basta manteres os niveis de nitratos a 5mg/L os fosfatos ai a um ou dois mg/L e basta acrescentar um soplemente que acrescente o ferro, o magnesio, etc,etc.

ha um mt bom da seachem.

acho que o filtro da perfeitamente conta do recado desde que o aqua n esteja superlotado.

abraços

abraços

Obrigado Five pra one

Eu tenho estado a fazer a experiência de trocar uma das Lâmpadas (sempre no mesmo projector) alternadamente com 5200K e 10000K,

mas como a de 10000K é aquelas da AquaArk e que penso que não tenha protector UV, será que é por isso que as folhas da glossostigma ficam amareladas e com buracos ou será porque a de 10000K puxa mais por os nutrientes e em possivel falta???