Miguel Silva Publicado Abril 14, 2005 Share Publicado Abril 14, 2005 Tenho um Áqua com 150x50x60 (450L) montado há 3meses 150+150 HQI 5200K (1 das 15-23)+(1 das 16-24) 2215 eheim 620l/h co2 botija durante o periodo da fotosintese (tempo de iluminação) A fase das algas já passou :D As anubias não estão no seu melhor, estão um pouco amareladas (falta de macros ou micros???) A glossostigma está a ficar com algumas folhas amarelas e por sinal é na zona onde inicialmente foi plantada e onde recebe mais luz (talvez seja mesmo falta de nutrientes pois +Luz requer mais nutrientes e onde há -Luz requer menos nutrientes, será???) Dúvidas será o filtro suficiente??? (eu penso que sim desde que haja plantas suficientes para eliminar os nitratos) Tenho no filtro 1/4 de cerâmica e 3/4 de Ehfisubstract (não será melhor só cerâmica, claro que com as esponjas) deveria combinar melhor a iluminação??? (já tive 5200K + 10.000K, mas não gostei muito) Digam-me como fazer os testes pois as tabelas de verificação dos mesmos são de dificil interpretação devido á escala muita grande de variáveis. Uso testes JBL, aconselham outros??? Obrigado pela atenção Miguel Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
five pra one Publicado: Abril 14, 2005 Share Publicado: Abril 14, 2005 boas bem na minha opiniao as folhas amareladas sao consequencia da optima iluminaçao que tu tens associada a uma falta de nutrientes; se te falta micro ou macro so mm fazendos os testes. tendo em conta que n e preciso uma mediçao extremamente rigorosa, acho que os testes JBL sao bons. para mim basta manteres os niveis de nitratos a 5mg/L os fosfatos ai a um ou dois mg/L e basta acrescentar um soplemente que acrescente o ferro, o magnesio, etc,etc. ha um mt bom da seachem. acho que o filtro da perfeitamente conta do recado desde que o aqua n esteja superlotado. abraços abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Silva Publicado: Abril 15, 2005 Autor Share Publicado: Abril 15, 2005 Obrigado Five pra one Eu tenho estado a fazer a experiência de trocar uma das Lâmpadas (sempre no mesmo projector) alternadamente com 5200K e 10000K, mas como a de 10000K é aquelas da AquaArk e que penso que não tenha protector UV, será que é por isso que as folhas da glossostigma ficam amareladas e com buracos ou será porque a de 10000K puxa mais por os nutrientes e em possivel falta??? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts