Primeiro Aquario Atualizado com foto 21.08.2013


keamoz

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Começo por cumprimentar toda a comunidade, pois acabei recentemente de me inscrever.

 

Ora bem sou completamente "rookie" e vou precisar de alguns guias :character0050: para me orientar nestas aguas.

 

Acontece que recuperei um aquario de 80*30*45, que esta novo ja trazia termostast filtro .... Ainda tenho que trocar a lampada,que funciona mas deve ser fraca para o que pretendo.

 

Já estou na parte de ter que lançar me na montagem.

Tencionava fazer um plantado mas talvez ,por muito que aprenda rapido, esteja a querer dar um passo maior que a perna.

Tenho andado a ler bastante nos ultimos tempos no forum para ganhar skills e conhecimento sobre a area, com o meu grande amigo :sign_google: para apoiar.

 

A parte dos substratos penso dominar, agora para as plantas já começa a complicar, já conheço algumas mas outras :blink:. E é aí que voçês entram em cena :ph34r: , que me aconselham a usar sabendo que não estava a pensar usar co2 (mas se tiver que ser arranjo-me).

 

Peço desculpa desde já se faltar informções necessarias para me poderem ajudar, mas como já disse são as minhas primeiras braçadas.

 

Obrigado desde já pela atenção prestada.

Editado por keamoz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde keamoz.

E desde já bem vindo, pois. ... como te dizer.. ...., acho que é um pouco cedo, para quem começa do Zero, querer logo um plantado...., mas nada é impossível, e com muita calma, paciência e gosto pelo que pretendes fazer, vais lá.

Primeiro há que pensar num substrato fértil, e outro para colocar por cima, depois como queres um plantado, acho que deverias pensar em alterar a calha de iluminação e colocar duas lâmpadas(embora possas utilizar uma para um low tech ), depois também precisas de CO2 seja de botija ou quanto mais não seja caseiro, e depois escolheres os tipos de plantas, as detras, as do meio as que queres dar algum destaque, as da frente (tapete), por exemplo tens o site da tropica , onde podes ver isso, e decidires assim quais as que queres.

Mas qualquer dúvidas ,pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

 

O que eu pretendia era um lowtech, não necessariamente para já um plantado topo de gama do Sr Takashi Amano. como substrato tenho um manado da JBL, ia comprar o aqua basis para por por baixo como fertil mas vejo que nisto as opinioes divergem. Vi muitas pessoas dizer que se voltassem atras não punham nado por baixo do manado até por depois querem mexer em alguma coisa e ser uma dor de cabeça.

 

Gostava de fazer um tapete de eleocharis parvula não sei se daria ou não? a parte do hardscape é que queria por rochas e tronco mas não sei quais por?

Até porque queria ver se conseguia algo interessante "low-cost" nesta altura não posso perder a cabeçae entrar em loucuras mesmo que a vontade esteja lá.

 

Já agora a quimica nunca foi a minha area, o Co2 é imprescindivel? o caseiro traz algum tipo de perigo?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para manteres um plantado não será imprescindivel, mas dará jeito e o caseiro, não é caro.

Perigo não creio, mas não consegues controlar tão bem a sua libertação, mas espera um pouco por mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim fazes muito bem pesquisar, mas deixa-me dizer que vires para onde virar sigas para onde queiras, vais ter sempre de meter água, :P é o ingrediente principal da aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e já agora aquas plantado topo de gama não são do Sr. Takashi Amano, são do FAAO(Filipe Oliveira), Rui Alves( Ramirezi), Marc, Francisco Matos, Pmgsr(Pedro), Diogo Matias, e peço desculpa aos outros que não me vem à memória

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom eu tmb sou novato no forum e no hobby vi a suas duvidas e no que pensa não sou muito esperiente como o PAULO SS

mais pelo que passei posso te ajudar em algo.

Comecei do zero como voce a 1 mes mais ou menos e fiz tudo errado meu aqua hoje ta quase estabilizado mais ta feio ainda pq não soube comprar plantas certas intão pesquise beim antes de ver uma qualquer e ja comprar, pois por mais bonita que seja pode ficar feia no seu aqua.

Na minha opnião o tapete é o principal do aqua ele da um destaque total. eu to com uma de Glossos achei muito fácil o manejo e crescem rápido.

O CO2 tmb acho muito importante eu uso o caseiro ce quiser posso te passar minha receita comum e a de gelatina que é muito foker.

Porem o poblema do CO2 caseiro é a vedação tive muito trabalho para vedar a garafa muito mesmo. gastei 3 gaffadas e numca vedava. até que consegui hoje ela ta file, o difusou pra mim foi facil usei um lapis cortado o resultado é espetacular.

O paulo disse que não da para regular e eu penso que da sim.

Pelas bolhar e pela altura que ele fica no aqua, quanto mais no fundo mais vai disperçar o co2, mais ele desregula o ph, mais eu neim ligo para ph so meio doido.

 

Concerteza da trabalho mais o resultado é lindo, eu ainda acho meu aqua muito paia ta seim sincronia sabe, mais todos que veim aqui em casa falam que ele ta lindo, mais uns 3 messes pra ele ta do meu gosto.

 

Intão pesquise beim fassa testes antes de realmente montar o aqua e ponhar as plantas pois ce tiver alguma coisa errada ainda vai te muito poblema como eu tive e ainda tenho.

 

 

Me desculpe pelos erros de portugues como falei eu so meio doido mesmo kkkkkkkkkkkkkkk.

 

Abraços até mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso gosto muito pelo que tenho visto dos trabalhos do FAAO os outros confeso que não conheço. Já agora conseguem me dar opinioes sobre o por ou não substrato fertil? É que vejo uns que dizem que sim outros que se arrependeram de por porque era desnecessario estou confuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu me uma duvida é que no site da tropica aparece a ludwigia repens rubin como planta facil e no site da waterevolution onde vou fazer as encomendas diz la relativamente dificil???? em que ficamos afinal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facil ou dificil, é relativo.

Segundo o site da tropica precisa de 0,5 w/l e algum co2. Para alem de veres a lista da tropica convem que vejas esses parametros, porque a dificuldade é relativa

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me inclinei para ela por ser vermelha haverá outra que fosse mais facil? já vou trocar a lampada por uma t8 de maior potencia o filtro é JAD de 230l/h e como aconselhado pelo Paulo SS Conceição se necessario acrescentar co2 caseiro.

 

Para já ia por Parvula, Limnophilia sessiflora e ludwigia ( ou outra que me aconselharem) e precisava de uma ideia de uma planta para esconder a biobox.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surgiu me uma duvida é que no site da tropica aparece a ludwigia repens rubin como planta facil e no site da waterevolution onde vou fazer as encomendas diz la relativamente dificil???? em que ficamos afinal?

 

Como pede já algum cuidado a mais do que a simples fertilização líquida, como o co2 e etc, era melhor não ires por aí para não andares com muita coisa para assimilar e fazer no início deste hobby.

 

Vai devagarinho e quando tiveres mais experiência e conhecimento avanças para plantas com outras exigências.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só me inclinei para ela por ser vermelha haverá outra que fosse mais facil? já vou trocar a lampada por uma t8 de maior potencia o filtro é JAD de 230l/h e como aconselhado pelo Paulo SS Conceição se necessario acrescentar co2 caseiro.

 

Para já ia por Parvula, Limnophilia sessiflora e ludwigia ( ou outra que me aconselharem) e precisava de uma ideia de uma planta para esconder a biobox.

 

Tens a Tiger Lotus Red. Só que ela cresce muito bem e ganha folhas bem grandes. Não sei se desejas esse tipo de planta no aquário em que vai fazer alguma sombra.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para tapar a biobox secalhar ia para os fetos de java que costumam ficar densos.

 

Quanto a lampada depende do que pretendas. Podes ficar pelas faceis e ter uma boa lampada que vai fazer com que crescam mais rapido e com uma cor muito viva, ou podes para ja ficar-te pela que tens que nao vem mal ao mundo mas pode promover um crescimento mais lento.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Keamoz. eu sei que a vontade é muita, mas ou tens tempo ($$$$$) disponivel, ou para já para ir ganhando experiência começava pelas faceis, vais ver que ficam muito bem no teu aqua, anubias, fetos de java, musgos, já agora em termos de fetos, o de micosorum pteropus trident faz uma mancha maior que o de java e mais alto, e assim sendo não necessitavas de colocar o CO2, e mais tarde(sim porque não vais gostar de ter o aqua sempre igual, acredita que é verdade) quando tiveres mais experiência e mais horas de leitura e aprendizagem aí sim pensava numas outras plantas e aí sim colocavas mais uma lampada colocavas CO2 Injectado ou caseiro, quissesses um Hi ou Low-Tech.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem desde já agradeço pelas ajudas prestadas e pelo grande forum, que permite assimilar um máximo de informação útil para um iniciante como eu.

 

Estou a tentar ouvir os conselhos e fazer as coisas com calma. Queria a vossa opinião em relação a montagem feita para já, tenham pena de mim é a primeira vez.

 

Já agora ouve alterações pus aquabasis no fundo e aquaclay ground por cima. O aqua faz 80*30*40 pus as materiais filtrantes, tem um filtro que já vinha com a biobox JAD de 260l/h e Um termostato Fluval de 150w que esta em 26º, só que o termometro indica 29º a lampada é que aquece. Logo tento enviar-vos um setup completo.

 

Não sei se fiz bem ou mal mas tambem pus na agua Nutrafin Cycle e Nutrafin Aquaplus, conforme quantidades indicada.

 

Uma duvida me chegou agora, não terei posto muito aquaclay e o JBL aquabasis fara na mesma efeito? agora vou ter de ver as plantas a colocar aceito sugestoes.

 

Obrigado.

 

http://i1303.photobucket.com/albums/ag160/keamoz/2013-08-21201258_zpsf612f2ea.jpg[/ img]

 

Tentarei depois colocar mais.

Editado por keamoz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo keamoz.

Antes substrato a mais que a menos, pois o aquabasis não deve em tempo algum entrar na coluna de água , or else.....

O Filtro é que é bem fraquito tadinho, devias ter um a debitar aí uns 400 500L/H.

Eu nesta altura do ano desligo os termostatos, desde o principio de Junho que estão desligados, pois apesar de dizerem uma temperatura devido ao calor exterior , lá dentro está sempre uns 3 graus mais, por isso não há necessidade de utilizar termo nesta altura a não ser que seja para algo que necessite dessas altas temperaturas.

Mal Nunca fazes por adicionares, desde que nas alturas e medidas certas.

Deixa que as raizes vão lá dar.

Agora tendo pena de ti, lol o que tencionas fazer deste aqua? convém saberes os parametros da tua água, para saberes o que podes colocar de fauna e flora, e depois mediante os teus parametros escolheres os que mais gostas, e aí depois eu dou opinião, para já posso dizer que tem potencial.

Já agora umas perguntas.

Visto que meteste aquabasis, vais querer fazer um plantado?

Tencionas colocar CO2 nem que seja caseiro?

Que tipo de iluminação tens?

 

Venha de lá esse setup completo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou por plantas mas de facil manutençao. Continuo com a parvula em mente para tapet e limnophilia num canto depois estou a pensar em fetos de java ao pé da biobox. Para o resto ainda não sei bem. Os peixes irá depender dos resultados dos testes de ph.

 

Quanto ao filtro já vi uma discussao sobre isso no forum em que um forista explicava que para uma biobox o debito era muito inferior a um filtro externo, pois não precisa de tanta força a agua ficando sempre dentro do aqua que era normal.

 

Co2 caseiro estou a pensar pôr ainda não sei bem como mas continuo a estudar isso, não quero fazer as coisas á pressa.

 

A iluminação é uma T8 de 18w isto é que acho que vou ter de trocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a Iluminação sem duvida ou trocar ou acrescentar e CO2 caseiro também para essa menina ficar rasteira e saudável( a Parvula) atneção que os fetos não podes enterrar no areão, ou agarras a uma dessas pedras ou a um tronco.

Quanto a filtro coloco as minhas duvidas, mas respeito a opinião de quem tem e nota isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.