wally Publicado Agosto 7, 2013 Publicado Agosto 7, 2013 boas, o meu aquario e o setup podem ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=219295 O que se passa é que a pogostemon erectus e a stauragyne repens estao com as extremidades das folhas escuras, a pogostemon tem o caule a ficar escuro tambem. Eu a semana passada comprei os testes de fosfatos e nitratos e detectei que tinha estes parametros nitratos : 5mg/l fosfato : 0 ph: 6.2 kh: 2 Entretanto fui comprar o ada special lights e adicionei 4 ml, o que acontece e que subiu os nitratos para 20 mg/l e os fosfatos para 0.5 mg/l , só que os nitratos mantiveram se e os fosfatos passado uma horas já nao havia. fiz tpa no dia seguinte e voltei a adicional o special lights e aconteceu o mesmo, para nao estar a subir os nitratos com mais adiçao do fertilizante comprei fosfato da seachem e meti ontem 5ml ficou com 1.5mg/l e passado umas horas ja so tinha 0.25mg/l. hoje de manha pus mais mas manteve se nos 0.5mg/l. o que eu pensei ao principio é o o problema que as plantas acusam fosse do fosfato o que é um facto é que todo o fosfato que eu meto é consumido e nas plantas o problema continua igual. Eu nao faço adiçao de ferro que para mim podia ser outra causa porque o aquario ainda so tem 2 meses e meto 2 em 2 dias 6 ml de ada step1 . fotos das plantas é complicado porque nao consigo focar bem e não se nota na foto Se puderem ajudem me
Fernando Freire Publicado: Agosto 7, 2013 Publicado: Agosto 7, 2013 Olá! É normal o que te acontecem... durante um período houve falta de um Macro e as algas aproveitaram-se disso. Agora estás a resolver o problema e assim é uma questão de tempo até as algas desaparecerem! Quanto aos consumos... não percebo porque te queixas! As plantas consomem nutrientes e portanto têm de estar disponíveis na água. Se consomem 10 ou 20 ou 1000mg/l por dia não interessa, se os consomem é porque fazem falta A isto diz-se que é conhecer o aquário: saber os seus consumos diários e as suas necessidades de fertilização diária! Parabéns, estás a evoluir como aquariofilista e é normal teres estas dúvidas e questões! Só quer dizer que estás a aprender com a experiência. Portanto: Paciência, TPAS com fartura e fertilização, TESTES, TESTES e mais testes, e depois manter uma rotina de fertilização após estabilização dos parâmetros As algas com o equilíbrio desaparecem! Cmpts! 1 "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
wally Publicado: Agosto 7, 2013 Autor Publicado: Agosto 7, 2013 Eu não creio que sejam algas apenas uma carência de algum nutriente que pelos vistos será do fosfato, porque ate a cuba tambem fica escura. O que acontece e que começa a ficar escura no rebordo das folhas ate ficar a folha toda. O que eu achei estranho e consumir tanto fosfato quase não gastando nitrato nenhum.
Pedro Rosa Publicado: Agosto 7, 2013 Publicado: Agosto 7, 2013 A resposta do Fernando esta muito boa. Acredita nela! As plantas estão a consumir o que precisam e as suas necessidades variam com as espécies. Atenção que tb podes ter falta de micros e isso (também?) ser a razão para as plantas apresentarem carências - sim isso sao carências de nutrientes. Fertilizar em excesso nao é problema. Aceitando isto podes ajustar a fertilização na melhor forma possível, fazendo com que as plantas recuperem e cresçam. Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
wally Publicado: Agosto 8, 2013 Autor Publicado: Agosto 8, 2013 desde já agradeço a ajuda, eu acrescento 5ml de micro com o step1 todos os dias, também já me disseram para não por micros no mesmo dia que macros mas não percebi a teoria. eu pus fértil da ada, isso não devia ser suficiente para os primeiros 3 meses não ter carência de algumas micros?
Pedro Rosa Publicado: Agosto 8, 2013 Publicado: Agosto 8, 2013 Eu apenas falei na possibilidade de teres carências de micros mas nao sabia que fazias step 1. Se fizesses EI seria dia sim dia nao, mas a fertilização ADA, seguindo as indicações deles, das micros e macros todos os dias. A Powersand devia estar era a dar-te tb nitratos. Qt tempo tem o aquario? Quanto é que meteste? Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
Pedro Rosa Publicado: Agosto 8, 2013 Publicado: Agosto 8, 2013 Reparei que tens o difusor muito alto. Que difusor é? Se for de muito boa qualidade, nao será relevante mas caso contrario podes estar a perder algum CO2. Pedro. Pedro. Atuais: Risa (60l) Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l) Lost Nature (60l) Wabi-kuza II (38 cm) Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)
wally Publicado: Agosto 8, 2013 Autor Publicado: Agosto 8, 2013 Tenho o aquário montado á 2 meses, meti um saco, creio ser 2 litros. O difusor já ta mais baixo, não è grande coisa mas já da.
Recommended Posts