Helder Barbosa Publicado Agosto 6, 2013 Publicado Agosto 6, 2013 Boas, No meu plantado reparei que alguns caules de limnophila sessiflora estão meios transparentes/amarelados. Andei a pesquisar e não encontrei nada sobre o assunto. Alguém sabe do que se trata? Tenho outras plantas, e estas não apresentam o problema. Obrigado!
Fernando Freire Publicado: Agosto 7, 2013 Publicado: Agosto 7, 2013 Olá Hélder! Há muitas razões para isso e por tanto peço-te um favor, copia o que está neste link http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=107151 e mete aqui. Será muito mais fácil do que andar a perguntar tudo hehehe Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Helder Barbosa Publicado: Agosto 7, 2013 Autor Publicado: Agosto 7, 2013 (editado) Olá Fernando! Vou ser franco, nunca recorri muito a testes e sempre segui uma de "olhometro". As coisas têm corrido bem, as plantas têm crescido bem e sem algas, e os peixes estão saudáveis, por isso suponho que esteja tudo ok. Em relação ao resto, deixo aqui o setup: Litragem: 120 litros Iluminação: 2x39 T5 (6500k ambas, ligadas 7h por dia) Substrato fértil: Terra mineralizada Fertilizações: apenas com Potássio (KCI), 5ppm por dia E pronto, basicamente é isto Cumps *EDIT: Utilizo também CO2 caseiro Editado Agosto 7, 2013 por Helder Barbosa
Fernando Freire Publicado: Agosto 12, 2013 Publicado: Agosto 12, 2013 Olá Helder, Não tens testes e fazes tudo em base no olhómetro Conheço essa técnica e já a pratiquei. Depois percebi que gastava mais dinheiro e perdia mais motivação a tentar resolver os problemas que propriamente a degustar do aquário. Só fertilizas com Potássio, não colocas nada a nível de micros e restantes macros (N e P)... acho que já sabes de onde é o teu problema! Mede Nitratos e Fosfatos e só depois tenta resolver isso. É normal que ao início não tivesses problemas, o substrato fértil compensou a falta de fertilização líquida. Agora tens é de ter em mente que o sucesso de um plantado vem pelo EQUILÍBRIO de N, P, K, Luz e CO2. Estes 2 últimos parecem minimamente aceitáveis, agora o resto é para esquecer sem testes. O olhómetro não funciona nos aquários. Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts