FilipeBoto Publicado Agosto 6, 2013 Publicado Agosto 6, 2013 (editado) Boas, procurei em diversos tópicos a ver se encontrava resposta e não encontrei, pelo que decidi abrir um novo tópico por achar que deve ser util para muita gente. Chegou hoje um filtro externo jbl e701 para o meu 120 litros. Montei como mandava, e na altura de colocar o tipo de bocal para o retorno da água ao aquário, deparei-me com uma dúvida. Este filtro vem com 2 tubos de 20 cms cada, com furos, que envia a água pelos furos, ou um bocal largo (tipo boca de pato). No manual da Jbl recomenda o bocal largo para aquarios com plantas, completamente dentro de água para nao se perder Co2. Se fizer isto não vou ter um défice de O2? Qual o melhor tipo de bocal a colocar afinal, e qual a melhor forma de o fazer? Acima de agua para gerar oxigenio, meio dentro meio fora, todo submerso... Obrigado Ps. Costumo fazer Co2 caseiro... Editado Agosto 6, 2013 por FilipeBoto
Jixj1994 Publicado: Agosto 6, 2013 Publicado: Agosto 6, 2013 Boa noite. Tenho um filtro igual a teu no meu aquário de 80 cm de frente. E realmente já utilizei os dois "bucais" de que falas. Agora actualmente uso o bocal de boca larga, acho que a flauta cria muita corrente dentro do aquário, enquanto o bocal largo cria menos. (esta é a minha opinião por experiência própria.) Quanto ao co2 comecei a ultilizar a bem pouco tempo, e durante o dia dou um jeitinho para o bocal largo não criar grande agitação na superfície, quando desligo as luzes dou outro "jeitinho" para ele criar mais turbulência a superfície, pois durante a noite tanto os peixes como as plantas geram co2, Espero ter ajudado Cumprimentos. Ricardo Faria
Jixj1994 Publicado: Agosto 6, 2013 Publicado: Agosto 6, 2013 Ah, um pequeno reparo, já utilizei 3 tipos de co2, utilizei aquele Kit da sera em pastilhas e o falado co2 caseiro. E na sexta feira comprei um de sistema de garrafa (ficou-me tudo por 90 € foi um kit) já trás tudo. Fiquei surpreendido quando em 4 dias as plantas já desenvolveram mais que em um mês com algum desses dois. Estamos em tempos difíceis, mas se fosse hoje tinha comprado logo este kit, pois o dinheiro que gastei e o tempo que perdia no co2 caseiro etc, já tinha pago outro destes. Se poderes é um bom investimento. Cumprimentos. Ricardo Faria
FilipeBoto Publicado: Agosto 7, 2013 Autor Publicado: Agosto 7, 2013 Já agora por curiosidade qual foi o que compraste e onde, e uma garrafa de quanto que durará para quanto tempo, preço das recargas isso, só pra ter uma melhor noçao do que irás gastar com isso... E obrigado pela resposta!
Jixj1994 Publicado: Agosto 7, 2013 Publicado: Agosto 7, 2013 Boas, O kit que comprei foi este http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/kits-de-co2/waterplant-kit-profissional.html . Até agora estou satisfeito. A duração da garrafa não sei dizer ao certo pois tenho á pouco tempo, mas pelo que pude apurar, cerca de 1 bolha por segundo durante as 8 horas de luz, vai durar-me para aproximadamente 2 meses. O preço de recargas já me informei e fica a 4,5 € aqui pela minha zona carregar a botija. Claro que existem mais kits, estou a dar opinião pelo que tenho. Abraço
FilipeBoto Publicado: Agosto 7, 2013 Autor Publicado: Agosto 7, 2013 Por acaso mandei vir o filtro dessa loja, essa loja é porreira, e tinha espreitado esses difusores. Pra já vou-me manter com os caseiros que nao há €, tem que ser aos poucos, mas fica a dica. Quanto a pergunta dos bocais, obrigado, eu deixei o meu a agitar um bocadito por cima, mas nada do outro mundo, que quero ver se nao ando a mexer todos os dias. O co2 desligo-o durante a noite, excepto nos "ultimos dias" da garrafa que deixo sempre ligado, até porque nao me altera praticamente nada o Ph nem os KH. O aquario também só tem 1 mês e meio, as plantas ainda tao a enraizar, já vao crescendo, so queria mesmo certificar-me qual o melhor bocal para elas serem mais "felizes". Vou seguir o teu concelho e o da jbl.No entanto se mais alguém tiver alguma coisa a dizer, força, sou todos ouvidos. Estamos sempre a aprender... Abraço
Jixj1994 Publicado: Agosto 7, 2013 Publicado: Agosto 7, 2013 Boas. sim isto na aquariofilia tem que ser mesmo aos poucos, se uma pessoa quiser comprar tudo de uma vez são precisos muitos € Também comprei o meu filtro nessa loja, é 5 estrelas, não tenho nada a apontar. Cumprimentos Ricardo Faria
Recommended Posts