Recommended Posts

Publicado

Boa tarde. Alguém tem experiência com pogestemon helferi e com ammania sp bonsai? Gostaria de saber as sua exigências em termos de luz CO2 etc.

Publicado:

Será possível manter ambas com 0,5 watts por litro?

Publicado:

Será possível manter ambas com 0,5 watts por litro?

Depende da litragem do aquário. Um aquário de 500L não precisa de 500W para ter uma iluminação forte. Aí 0.5w/L é suficiente. Ao contrário de um aquário de 20L precisa de 25/30W para uma iluminação também forte, ou seja, mais de 1w/L.

Qual a capacidade do aquário?

Esse tipo de plantas requerem mais coisas para além de boa luz. Tens nutrientes e CO2 para as alimentar?

Cumps

Publicado: (editado)

Estava a pensar colocar echinodorus bleheri e cryptcoryne wendetti green. Serão melhores opções para apenas luz com 0,5 watts e substrato fértil?

Editado por Gippsy
Publicado:

Procuro uma planta para o fundo do meu Aqua que cresça em torno de 20 a 30 cm. Pensei na echinodorus bleheri mas receio que seja muito alta. Sugestões?

Publicado:

E que tal dizeres o que tens primeiro, só na base de mais parâmetros podemos ajudar.

Podes utilizar esta cábula:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

Publicado: (editado)

Material

Aquário 40 cm * 25 cm * 30 cm - 30 L
Filtro Elite Cascata - 230 L/H
Termostato Elite 75 W- 26º
Iluminação - 1* 13 W;

Hardscape

Substrato fértil - JBL Aquabasis plus

Substrato não fértil - JBL manado
Tronco e pedras vulcânicas

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L
Nitratos (NO3) - 0 mg/L
Nitritos (NO2) - 25 mg/L
pH - 7,4

Plantas
A construir

Peixes

4 guppys

2 plattys

Fertilização

TPA - 3 Litros uma vez por semana

Pretendia uma planta que desse uma ideia vertical na zona posterior do aqua, pensei na echinodorus bleheri. Depois pensei distribuir na zona média a cryptocoryne wendetii green. O que pensam? Alternativas?

Editado por Gippsy
Publicado:

Boas, julgo que o valor do NO2 e NO3 deve de estar trocado. A Bleheri deve de dar para o que pretendes, se possivel aumenta um pouco mais a luz,talvez 20W e fertilizar macros e micros

Publicado:

Não existe o risco de ficar muit alta? Alguém sugere alternativas?

Publicado:

Boas, obrigado pelo setup, assim torna-se mais fácil de aconselhar de acordo com o que tens.

Quanto à Echinodorus bleheri, parece-me ser uma má escolha para o teu aquário pois ela crescendo vai tomar conta do aquário, se queres uma planta para colocar no fundo e que seja alta tendo em conta as condições que tens aí tens à escolha:

-Vallisneria sp. Asiatica; Lindernia rotundifolia; Limnophila sessiliflora; Hygrophila difformis; Heteranthera zosterifolia, ...

À frente do que escolheres para o fundo podes usar Cryptocoryne wendetii green, fetos de java , anúbias, Hottonia palustris, ...

Quanto às plantas que pediste opinião no inicio:

-Ammania sp bonsai: eu tenho uns pés no nano dos crs sem co2 e sem fertilizações e elas não crescem nem morrem :) mas tenho 30W de luz :)

-Pogestemon helferi: eis uma planta muito bonita e que com boas condições se torna uma estrela :) que neste momento não tens :(

Podes sempre melhorar/ aumentar a quantidade de luz, introduzir co2 e fertilizar e assim aumentares o leque de escolhas :)

• Votar + 1
Publicado:

Estou a pensar colocar staurogyne repens à frente. Será uma boa alternativa?

Publicado:

Gippsy, a Staurogyne é uma planta que também requer alguns cuidados e condições. Segundo o setup não vejo maneira de a teres de forma saudável.

Atenta no post do António Nunes pois tens informação sobre o que podes adicionar ao teu aquário. ;)

Cumps

Publicado:

Mas Miguel procurei na tropica e as condições aí expostas são mínimas. Estará descrito de forma ilusoriamente simples?

Publicado:

Vi esta planta num layout da tropica que parecia ter condições muito simples tambem. Daí a ideia....

Publicado:

Eu já usei a Staurogyne em duas montagens. Uma das montagens com boa iluminação, co2, substrato fértil e fertilização elevada ela desenvolveu-se muito bem. Noutra montagem com média luz, sem co2 e baixa fertilização e simplesmente não desenvolveu. ;)

Cumps

Publicado:

Hum obrigado! Mas Miguel na 2a montagem que referes a planta acabou por falecer ou simplesmente não desenvolveu a um ritmo adequado?