Recommended Posts

Publicado

Boas.

Ontem decidi alterar a iluminação que tenho no aqua.

Além de fraquinha e antiguinha, está a começar a dar problemas, e a flora do aqua está a pedir mais (apesar de não ser muita).

Assim, vou construir uma tampa nova para o aqua.

Terá 80X35 (a medida do aqua) e leva fitas de led, dispostos mais ou menos assim:

6uns.jpg

A fita de Led comprei na net, e tem as seguintes características:

Fita de 5 Metros com 300 Leds resistente a agua. 200 lumens por metro ( 4.8W por metro ), o que prefaz 1000 lumens (24w).

Espero é que seja suficiente.

Mal receba o material coloco fotos da "obra" a ver se resulta.

Rui Gonçalves

Publicado:

uma lampada t5 de 24w tem 1750 lm. qual é o teu feedback em relação a essa fita??

Carlos Marques

Publicado: (editado)

Boas. Ainda não recebi a fita, só chega na 2ª feira e mal chegue vou testar e colocar umas fotos aqui, e da montagem também.

Mas apesar de pelos vistos ter menos 750 lm que a t5, é certamente mais barata e tem outra vantagem:

Escolhi uma RGB, pelo que desligando o branco pode ficar um azul, tipo moonligth, já que a fita tem um comando.

Assim, consigo ter luz branca ou azul, ou verde ou vermelha e controlar a luminosidade (tipo por do sol ou nascer do sol) com o comando.

E se vir que 1000 lm nao chegam, outra fita junto (conforme está o desenho em cima dá para meter mais 5 metros), fico com 2000 lm e posso controlar se quero acender 2000 lm ou 1000, ou 1200 ou 1400 ou o que quiser.

2 fitas são 44 euros (transporte e fonte alimentação incluídas).

Abraço

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Publicado:

Ora bem.

Chegou a fita de leds.

Como não há bela sem senão, tive de modificar a fonte de alimentação que era de 2A para 6A. Sem grande stress.

Como queria ver como ficava, coloquei a fita em cima do vidro aos "esses" para ver os efeitos.

O comando (para verem que cores pode ter, se bem que só me interessa o azul e o branco)

0e13.jpg

Em vermelho

ekqt.jpg

Em verde

l1d4.jpg

Em azul

unui.jpg

E finalmente branco frio

uut0.jpg

Agora, é altura de começar a construir a estrutura de madeira e vidro.

A madeira será em principio contraplacado marítimo, mas dá para fazer com qualquer outra, desde que se use um bom primário, tapa poros, boa tinta etc.

Nas fotos acima a luz não é tão forte quanto eu queria, mas muita da luz está a perder-se para os lados e para cima, problema que irá com certeza desaparecer com a estrutura.

Uma cor só é 1/3 da potência.

O comando permite ainda fazer fade-in e fade-out, mas essas explicações e detalhes deixo para quando o projecto estiver pronto.

Abraços

Rui Gonçalves

Publicado:

Por acaso comprei um rolo de fita para o meu novo aquario e vou fazer uma calha, mas os led´s foram os 5630.

* 300 × 5630 SMD LED / Roll,60 LEDs pro Meter.
* LED type: SMD5630,daywhite.
* silicon gel type waterproof.
* Color: daywhite.
* View angle: 120°.
* Working input Voltage: DC 12V, ≥ 6A.
* long life: >50,000 hours.
* Working Tempreture: -20~50° .
* Working power: 4.8W/M.
* Color Temperature: 7000~8000K .
* Low power consumption,Super-bright but running with low temperature .
* Can be cut per unit (3 LED) .

Vou fazer uma calha com estes leds e depois ponho umas imagens

Mas já agora o que acham destes leds?

Por acaso comprei um rolo de fita para o meu novo aquario e vou fazer uma calha, mas os led´s foram os 5630.

* 300 × 5630 SMD LED / Roll,60 LEDs pro Meter.

* LED type: SMD5630,daywhite.

* silicon gel type waterproof.

* Color: daywhite.

* View angle: 120°.

* Working input Voltage: DC 12V, ≥ 6A.

* long life: >50,000 hours.

* Working Tempreture: -20~50° .

* Working power: 4.8W/M.

* Color Temperature: 7000~8000K .

* Low power consumption,Super-bright but running with low temperature .

* Can be cut per unit (3 LED) .

Vou fazer uma calha com estes leds e depois ponho umas imagens

Mas já agora o que acham destes leds?

Parece bem. As características dos leds são iguais as da minha fita, a única diferença é que a tua é exclusivamente branca.

E 4 euros mais barata :)

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Publicado:

A tua fita e smd 5630? Eu ainda não tive oportunidade de testar a fita. Achas que da luz suficiente para um aqua com 180l

Sent from my LG-P700 using Tapatalk 4 Beta

Publicado:

Boas.

Acho que para 180lt vais precisar de outra...

Cuidado com as fontes de alimentação.

Normalmente são de 12v 2A, o que quer dizer que o "potencial" da fita não está todo aproveitado.

Se o controlador da fita indica 6A, então o transformador deve ser de 6A e não de 2A, que foi o que aconteceu comigo. Por sorte tinha um transformador aqui que deu para fazer uma ligação em paralelo, senão em vez dos 200 lumens/metro tinha só cerca de 60 a 70.

Cumprimentos

Rui Gonçalves

Publicado:

Nas especificações para os 5 metros de fita indicam 8400 Lumens vou ver como as plantas vão reagir mas tb são todas de fácil manutenção, a fonte de alimentação que vou usar é de 12V e 12A

Publicado:

Nas especificações para os 5 metros de fita indicam 8400 Lumens vou ver como as plantas vão reagir mas tb são todas de fácil manutenção, a fonte de alimentação que vou usar é de 12V e 12A

Esses lumens parecem-me demasiados para uma fita dessas, tens a certeza desse numero? a potência máxima dessa fita é de 72w e acho muito lumen para tão poucos watts...

Publicado:

Esses lumens parecem-me demasiados para uma fita dessas, tens a certeza desse numero? a potência máxima dessa fita é de 72w e acho muito lumen para tão poucos watts...

Concordo. Estão com quase 120Lm/W, nem sei se os melhores High Power Led chegam a isso, muito menos uma fita. Mas posso estar enganado..

Afonso Cunha

Publicado:

Não querendo contradizer até pq não serei a pessoa mais indicada, mas estes leds são diferentes das fitas que normalmente se encontram são SMD 5630 portanto é de esperar que sendo maiores e gastando mais emitam mais luminosidade imaginando por exemplo que os SMD 5050 andem nos 80/90 lumens por metro, estes sendo maiores e mais potentes não se tornará assim tão impossivel os 120lm/m digo eu que não pesco nada disto limito-me a tentar estar informado.

Já montei a calha e logo que possa coloco umas fotos.

Publicado:

Não querendo contradizer até pq não serei a pessoa mais indicada, mas estes leds são diferentes das fitas que normalmente se encontram são SMD 5630 portanto é de esperar que sendo maiores e gastando mais emitam mais luminosidade imaginando por exemplo que os SMD 5050 andem nos 80/90 lumens por metro, estes sendo maiores e mais potentes não se tornará assim tão impossivel os 120lm/m digo eu que não pesco nada disto limito-me a tentar estar informado.

Já montei a calha e logo que possa coloco umas fotos.

Se leres bem oque foi escrito foi falado de lumens por watt e não por metro... o que realmente ínteressa é a eficácia do led e isso só se pode medir em luz criada por watt gasto...

Publicado:

Erro meu ainda assim a lógica mantem-se se o led é maior e mais potente a eficacia por watt vai ser maior que os habituais SMD 5050, agora se realmente é o que anunciam 8400Lumens ai já não arrisco a dizer nada.

Finalmente concluído.

Antes de mais, custo total:

Fita 20,5 €

Vidro 3 €

Madeira 19€

Tinta (já tinha por isso não gastei, mas compra-se uma tinta de agua por +- 5 €)

Total aproximado: 45 € (tinta incluída) mais mão de obra (custo zero)

Fotos da montagem da tampa em: http://imageshack.us/g/1/10295331/

(para não ficarem as imagens todas aqui)

y6cr.jpg
kz18.jpg

Qualquer duvida relativa à montagem da tampa, podem perguntar.

Em relação à luz propriamente dita, estou muito satisfeito. A potencia é mais que suficiente para o aqua.

Além disso posso regular a intensidade da luz com o Dimmer.

Cumprimentos

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Publicado:

A minha experiência com os 5630 é péssima.
Usei 2x40cm SMD 5630 por cada aquário da minha bateria e em seis meses tenho fitas as perderem intensidade de luz e alguns leds quase apagados.
As primeiras impressões foram óptimas mas agora estou em processo de substituição da iluminação.

Desejo-vos melhor sorte! :)

Publicado:

A minha experiência com os 5630 é péssima.

Usei 2x40cm SMD 5630 por cada aquário da minha bateria e em seis meses tenho fitas as perderem intensidade de luz e alguns leds quase apagados.

As primeiras impressões foram óptimas mas agora estou em processo de substituição da iluminação.

Desejo-vos melhor sorte! :)

Acredito, mas também depende da marca que se compra. Nem todos os SMD 5630 são iguais e se comportam da mesma forma ao longo do tempo.

Cumprimentos

Rui Gonçalves