Recommended Posts

Publicado

OizZ!

Bem tenho aqui umas dúvidas,o meu aqua comunitário está muito mal...a unica coisa de jeito mesmo é o PH..que está estabilizado sempre nos 7.2...Os problemas são:

1ºTenho ao areão cheio de m****(nitritos e nitratos)

2ºO areão é muito grosso(as raizes das plantas não pegam)

-Como é que faco para limpar o areão?

-Se eu troxer areia da praia...o PH vai ficar nus quantos?e como e que se limpa?

Posted Image

Publicado:
OizZ!
Olá

Bem tenho aqui umas dúvidas,o meu aqua comunitário está muito mal...a unica coisa de jeito mesmo é o PH..que está estabilizado sempre nos 7.2...Os problemas são:

1ºTenho ao areão cheio de m****(nitritos e nitratos)

Estás a confundir lixo com moléculas. :wink: Se tens lixo no areão, aspira-o. Há vários métodos, com um aspirador, cifão, mangueira com umas colagens de garrafas, etc.

2ºO areão é muito grosso(as raizes das plantas não pegam)

-Como é que faco para limpar o areão?

-Se eu troxer areia da praia...o PH vai ficar nus quantos?e como e que se limpa?

Num dos aquários tenho areão grosso, mas juntei substracto por baixo e as plantas agarraram.

Em relação à areia da praia... não sei para quanto vai subir o ph mas se o fizeres, prepara-te porque se tens o aquário a funcionar, povoado, etc... vai dar trabalho.

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

Para limpar o areião tens que aspirar o fundo. Para baixar nitritos e nitratos tens que fazer TPAs se estiverm altos faz 20% duas vezes por semana. Quanto as plantas tenta prende-las a pedras ou madeira, se não der muda o areião porque com areia não vai resultar pois esta vai para o fundo e fica por baixo do areião.

Publicado:

LOL! Não... :wink:

Numa loja de aquariofilia pergunta por um aspirador de fundo. :wink:

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

em qualquer supermercado continente e passo a publicidade

um sifão custa menos de 20 euros, e dá par aquas até 300 litros da Tetra

e um aspirador de saquinho de ligar a bomba de ar uns 4 euros

se calhar não são os mais sofisticados do mercado mas funcionam muito bem

o sifao troca 10 litros num minuto

e o aspirador requer paciencia

ainda ontem estive 10 minutos a aspirar o meu,

sempre reduz a materia que se pode decompor eu tb ando ainda com niveis de nitritos altos

Publicado:

Boas.

Quanto aos nitritos e nitratos acho que o Vlad já te disse tudo ...

Quanto ao areão digo-te o seguinte : não posso falar de todas as areias do país mas na zona onde vivo (ericeira), dá bem para tê-la a custo zero. Eu tenho 2 aquários de ciclideos centro-sul americanos e todo o areão (vários baldes de 20 litros...) é da praia de São Lourenço(ericeira). Eis como faço :

-Com um "crivo" (para apenas trazer os maiores grãos) saco o areão.

-Depois é bem lavado, fervido (muito importante) e deixas secar (por exemplo num sotão).

-Antes de colocares no aquário lavas várias vezes o areão ...

Posso dizer-te que tenho o PH super estável ...

Agora, também concordo com o que já foi aqui dito, meter um areão caseiro com o aquário todo montado e peixes a viver nele ... nunca fiz, mas não quer dizer que seja um grande risco, depende do areão ...

Espero ter ajudado,

Abraços.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!