Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Tenho um aquario com 120L.

Apenas tenho 4 Guppies, 1 Neon, e 3 camaroes. Tenho 2 plantas e elas nao parecem crescer como seria suposto.

Ontem pela primeira vez adicionei CO2 (mistura de acucar, bicarbonato de sodio e fermipan num kit que ja tinha, mas que nunca tinha utilizado da Nutrafin)

O CO2 ja esta a fluir e sai uma bolha a cada 2 ou 3 segundos. Espero comecar a ver algumas melhorias...

Montei o aquario ha cerca de 2 anos e logo adicionei substrato Fertil da JBL (Manado).

A minha questao agora prende-se com o facto da possibilidade de ter de mudar ou acrescentar o mesmo substrato.

Alguem pode dar uma dica, tendo em consideracao que pretendo acrescentar mais algumas plantas?

Publicado:

Boas

O Jbl Manado não é um substrato fertil.

O substrato fértil, pelo menos da marca JBL, é o Aquabasis. (e para o colocares tens que retirar tudo do aqua, incluindo a agua e montar de novo. Não, não há outra hipotese.)

Mas com dois anos de funcionamento mesmo com o Manado, com ajuda dos dejectos e das bactérias no substrato que já fizeram o seu trabalho, o co2 caseiro ou de marca, a maior parte das plantas deveria conseguir se safar bem. (depende muito de quais são as plantas e da iluminação também)

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Publicado:

O Manado não é fértil e podes acrescentar sem desmontar o aquário.
Eu lavo-o bem e depois coloco-o num copo encho com água.
Depois introduzo o copo voltado para cima no aquário muito devagar e levo-o para onde quero colocar.
Basta depois inclinar o copo devagar.

Ainda ontem o fiz! :character0050: