Recommended Posts

Publicado

é o seguinte:

no caso das sump que ficam por baixo do aquario, a agua vai por efeito da gravidade do aquario para a sump e retorna ao aquario através de uma bomba. Tudo bem! Mas e quando falha a luz? A bomba deixa de funcionar mas a agua continua a entrar na sump?!... Como é que se controla isto? Tem alguma coisa a haver com o overflow? (embora já tenha visto mais do que uma foto n percebo o seu funcionamento... :) )

Eu sei que a dúvida é básica... :)

Publicado:

Olá,

 

A água cai por gravidade quer seja por um sistema de overflow, quer por um sistema de coluna seca (que na prática é a mesma coisa). O que acontece é que no caso do overflow existe um limite de segurança em relação à água que cai, que é correspondente à água que a sump suporta. No caso de uma coluna seca a sua parte de cima tem uns "dentes" que deixam passar a água que está à superficie e caso a luz falte apenas deixa passar a água que está até ao limite dos dentes. Assim, a água que cai para a sump está sempre limitada, evitando uma inundação.

Publicado:

É isso mesmo!

 

Para iniciares o sistema, podes fazer uma coisa:

 

Enches o aquário até ao limite mínimo de água que pode ter. (imediactamente a baixo da recolha de água para a sump).

 

Enches a sump com o limite máximo de água que pode ter.

 

Desta forma testas logo o que acontece quando a bomba parar. é precisamente esta situação inicial: O aquário no limite mínimo e a sump no máximo. Depois é só testar o inverso que é a bomba estar a funcionar mas a água não ir para a sump. Por entupimento, por exemplo. (Acontece não tão poucas vezes assim)

 

 

Isto dos overflows não é tão simples assim. Estou a montar um salgado e anda há mais de 2/3 meses só com a parte das tubagens e afins... Uma regra que recomendo é que o overflow/buraco no vidro, tenha o maior débito/a maior medida possível. Eventualmente até dois furos no vidro...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!