Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, isto pode parecer uma pergunta estúpida, mas a qual eu não faço ideia da resposta, então cá vai!

É possível aumentar os valores dos fosfatos com fertilização E.I.?

Eu faco a mustura de sais toda junta, ou seja, macro numa garrafa e micro na outra,sera que deste modo posso aumentar os valores ou terei de comprar algum fertilizante em separado?

Publicado:

Olá.

Aumentar, vais aumentar sempre... não significa é que depois tenhas valores baixos/óptimos dos outros nutrientes. Imagina, já tens os valores de N e K bons, e para aumentares os valores de P, tens de obrigatoriamente aumentar os outros 2...

Para mim, é o grande problema de utilizar fertilizantes "tudo em um". Não é pelo valor de mais uma ou duas garrafas, que mantendo os fertilizantes macro em separado, que vamos à falência. E assim, conseguimos um controlo bem maior sobre os nutrientes disponíveis na coluna de água.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Oh Luís, isso seria assim se usares PMMD+PO4. Se usas EI não faz sentido pois todos os nutrientes estão por excesso. Logo, no final do dia, nunca há nenhum em falta e os racios deixam de fazer sentido. É esta a grande vantagem do EI.

Karamura: se estás a usar EI by the book tenho algumas dificuldades em acreditar que precises de mais PO4.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá GM.

Oh Luís, isso seria assim se usares PMMD+PO4. Se usas EI não faz sentido pois todos os nutrientes estão por excesso. Logo, no final do dia, nunca há nenhum em falta e os racios deixam de fazer sentido. É esta a grande vantagem do EI.

Karamura: se estás a usar EI by the book tenho algumas dificuldades em acreditar que precises de mais PO4.

Pois... Por isso é que eu digo que cada aquário é um aquário... Se mesmo com o EI se obtém carências de PO4, então das duas uma:

Ou se fertiliza mais, e aí estamos a desperdiçar nutrientes (normal no EI).

Ou se modifica as razões de nutrientes no nosso fertilizante de macros, nomeadamente, aumentar a parcela do PO4...

A outra solução, tal como indiquei, separam-se os macro, e tem-se maior controlo sobre os nutrientes na coluna de água. Deixa de ser EI? Deixa... Dá mais trabalho? Na minha opinião, pouco mais trabalho se tem... e a longo prazo, poupa-se no K e no NO3.

Abraço

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

O aqua tem 100l brutos,descontando o substrato rochas e troncos, deve de dar prai 80l, estou a colocar 18 ml de macro e 18 de micro.

Publicado:

O aqua tem 100l brutos,descontando o substrato rochas e troncos, deve de dar prai 80l, estou a colocar 18 ml de macro e 18 de micro.

Isto diz-me pouco. O que eu quero saber é quantos ppm de fosfato estás a por no total da semana.

Olá GM.

Pois... Por isso é que eu digo que cada aquário é um aquário... Se mesmo com o EI se obtém carências de PO4, então das duas uma:

Ou se fertiliza mais, e aí estamos a desperdiçar nutrientes (normal no EI).

Ou se modifica as razões de nutrientes no nosso fertilizante de macros, nomeadamente, aumentar a parcela do PO4...

A outra solução, tal como indiquei, separam-se os macro, e tem-se maior controlo sobre os nutrientes na coluna de água. Deixa de ser EI? Deixa... Dá mais trabalho? Na minha opinião, pouco mais trabalho se tem... e a longo prazo, poupa-se no K e no NO3.

Abraço

Luís Fortunato

Certo... mas a tua conversa, pelo menos na minha percepção, deu a entender a história dos rácios (e.g. Lei de Liebig). Só quis confirmar que isto não se aplica com EI.

Na minha opinião (não testada), o que muitas vezes acontece é que usamos substratos com elevada capacidade iónica (argilas, manado, amazonia, etc.), e que tendem a captar o fosfato (e outros). Quando medimos com testes não está na coluna de água e até pode favorecer o aparecimento das GSA. No entanto, encontra-se disponível para as plantas através das raízes. Já tinhas pensado nisto?

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá de novo.

Certo... mas a tua conversa, pelo menos na minha percepção, deu a entender a história dos rácios (e.g. Lei de Liebig). Só quis confirmar que isto não se aplica com EI.

Na minha opinião (não testada), o que muitas vezes acontece é que usamos substratos com elevada capacidade iónica (argilas, manado, amazonia, etc.), e que tendem a captar o fosfato (e outros). Quando medimos com testes não está na coluna de água e até pode favorecer o aparecimento das GSA. No entanto, encontra-se disponível para as plantas através das raízes. Já tinhas pensado nisto?

Mas eu também não tinha referido o EI... Eu só opinei aquilo que me parece mais lógico fazer :)

Hmm... olha que eu não sei se as argilas têm tendência a captar fosfatos. A nível químico, não faz sentido nenhum...

Vamos por partes. Uma argila (quase todas) é certo e sabido que baixa o pH e as durezas da água. Ou seja, adsorvem/absorvem catiões, nomeadamente iões Cálcio e Magnésio (daí o GH descer). Ao captarem essas espécies químicas, terão de libertar algo para ficarem equilibradas electricamente, e o mais fácil será libertarem protões (H+) para a coluna de água. Como o Fosfato é um anião, por isso é que não me faz grande sentido que isso aconteça. Mas é como te digo... eu nunca testei isso. É apenas um suponha-mos.

Abraço

Luís Fortunato

Publicado:

Pois eu não sei se adsorvem somente catiões ou também aniões. O que sei é que captam algumas coisas (daí descer o GH como dizes). Como te disse, é apenas um pensamento meu. Nunca li ou testei sobre isto.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus