Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal sou novo cá no forum por isso vou aproveitar este tópico para deixar uma breve apresentação e umas fotos do meu aquário !
Sou o Roberto tenho 22 anos e sou da Madeira, pratico aquariofilia de agua doce a uns 2 anitos mas nunca tinha tido ciclideos ate esta semana que decidi mudar o layout do meu aquário.. troquei os peixes que tinha por 2xOscars e 1xGreen terror e 1xPleco (os novos habitantes cá da casa) aqui fica umas fotos da minha vista ao acordar hehe !! abraços ;)

info:

Aquário- 400L

Plantas- Anubias, Vallisneria, Feto java

Peixes- 2xOscar Tigre (um deles albino) + 1xGreen terror + 1xPleco

-PH 6.8

-Filtro eheim 2217 (1000L/H)

-Filtro Ultravioleta TMC Vectron2

-Termostato Jager eheim 250w

-Calha de luz com tampa de vidro e 300Leds num total de 60Wtts

Video - http://www.youtube.com/watch?v=9z9Tl6vmOHs&list=FLPzjNcv0SOuIVZhdvBeFVXw

6f1s.jpg

vk3s.jpg

p0pl.jpg

e3gr.jpg

(tudo fotos do primeiro dia - 24/07/2013)

Editado por RGouveia
Publicado:

Boas, sê bem vindo a este forum. Gostei do que vi e esse albino destaca-se no meio de tanta escuridão:)

O que te vou dizer a seguir é apenas sugestões vindas de um gajo que no que toca a experiência com ciclideos americanos é zero :)

Não percebo a necessidade de teres aí duas fontes de oxigénio, a não ser que gostes das bolhinhas de ar :doofywave:

Por mim retirava-os e se necessário substituía-as por uma bomba de água para aumentar a corrente.

O filtro- que não puseste no setup - deveria ter a flauta presa num dos lados do aquário para empurrar a água contra o vidro lateral oposto e depois trazer-la de volta por baixo e ser devolvida ao filtro via chupador. Depois entrava a tal bomba de agua para reforçar a corrente se necessário.

Em relação ao hardscape e plantas, tens aí uns troncos bem bonitos e com muita área para prenderes as anubias e os fetos e preferiste planta-los no chão porque?

Devias retirar as pedras que colocaste junto ao vidro de trás e coloca-las mais à frente libertando espaço para os runners das valisnérias poderem crescer e, já agora, devias separa-las mais em vez de teres num único molhe.

O esconderijo é a casa do pleco?

Espero que tenhas percebido aquilo que te quis dizer, mas espera por mais opiniões antes de fazeres alguma mudança.

Tenta completar o setup e coloca também os parâmetros da agua.

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Boas obrigado pelas sugestões, tem umas boas observações !

A bomba de ar é de duas saídas logo não tinha lógica usar só uma, oxigénio nunca é demais e também cria algum movimento a superfície da agua o que ajuda na troca de gases e ate gosto a nível estético :)

Quanto a bomba de circulação por acaso vou comprar daqui a uma semana ou duas, já podia ter mas mais vale esperar um pedacinho e comprar algo em condições...

A vallisneria prefiro junto ao vidro deixando a frente livre para os peixes nadar a vontade...também prefiro ao molhe porque as meti dentro de um vaso e enchi com areao deste modo sempre tem mais esperança de vida, de outro maneira, provavelmente, mais tarde ou mais cedo iam estar a flutuar de tanto os peixes tentarem arranca-las, ou seja, as vallisnerias separadas e apenas enterradas no solo ia ter que estar sempre a replantar...

Realmente a flauta é aconselhado a estar num dos cantos do aquário, podia melhorar nesse aspecto hehehe de qualquer modo não é regra geral e quando comprar a bomba de circulação meto no canto oposto ao "chupador" do filtro :)

Obrigado! o tronco é bem porreiro por acaso é videira eu é que apanhei e tratei :).. podia prender as anubias ao tronco mas foi mais pratico prender a umas pedras e meter as pedras no fundo, o tronco nem cheguei a tira-lo do aquário quando fiz a mudança do layout.. e como os ciclideos não têm muita fama de ser amigos de plantas, no fundo pode ser que passe mais despercebido hehe ;PP

O esconderijo é para quem precisar de se esconder e pelo que vi ate agora todos nadam confortavelmente pelo aquário sem muito stress tirando umas birras ocasionais entre o oscar e o green terror :D

Fica aqui mais alguma informação do setup:

-PH 6.8

-Filtro eheim 2217 (1000L/H)

-Filtro Ultravioleta TMC Vectron2

-Termostato Jager eheim 250w

-Calha de luz com tampa de vidro e 300Leds num total de 60Wtts

Obs:

Eu sei que é aconselhado a filtragem do aquário ser 3 vezes superior ao volume de agua e que recomendam 1watt de luz por litro e talvez um termostato mais potente mas nem tudo é regra geral..

Quanto ao filtro com TPAs regulares penso que é suficiente para manter bons parâmetros de agua em ultimo caso tenho que comprar mais um filtro (que remédio tenho) e ficam os dois a bombar.

Quanto a luz Led compensa pois são mais económicos e dura mais tempo, como tenho plantas de baixa exigência é juntar o útil ao agradável... para dizer a verdade também gosto do aspecto que cria :)

Quanto ao termostato ate hoje tem feito a sua função mantendo a temperatura desejada no aquário que varia entre os 26º e 28º

Cumprimentos.

Editado por RGouveia