Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Estou com alguns problemas a nível de fertilização.

Montei um aquário plantado com 240L brutos à pouco mais de mês e meio e o único fertilizante que tenho utilizado é o Tropica Plant Growth Specialized (apenas nas TPA's - 2x a dose recomendada), no primeiro mês as plantas estavam verdes, no entanto à cerca de uma semana pra cá começaram a definhar...

Principalmente a Heteranthera Zosterifolia, que de início tinha de a podar constantemente e agora parece que parou o crescimento e está a ficar com as folhas com mau aspecto e de cor preta...

Tenho tido algumas algas filamentosas e green spot mas também nada de mais...

Tenho Co2, cerca de 2/3bps, mas desde que mudei do difusor para o reactor de Co2 parece-me que o Co2 diminuiu, as ligações devem ter ficado mal feitas.

Hoje fiz os testes à agua que deu e resultou nos seguintes valores:

pH - 7,4 (queria baixar mas prefiro que assim fique pois é igual ao que sai da torneira.. apesar de ter Co2 e de ter como substrato - Tmc Nutrasoil - o pH não está a baixar, até comprei uns testes novos de pH porque achei que os outros podiam tar estragados)

PO4 - 0,2mg/l

NO3 - 50mg/l

FE - 0,1mg/l

Amónia - 0,1mg/l

gH - 0

kH - 3

Amanhã é dia de TPA e estou a pensar mudar algumas coisas, tenho alguns produtos da Seachem que vou utilizar.

Vou também aumentar o Co2 (caso o reactor não esteja mal montado), porque pelo menos pela tabela dá-me níveis muito baixos de Co2... cerca de 4ppm? Queria encomendar um Drop Checker mas estão esgotados na pet4you

Como vou fazer alterações queria as vossas opiniões e ajuda na questão dos produtos da seachem, pois de momento tenho estes:

-Seachem Flourish

-Seachem Flourish Excel

-Seachem Flourish Potassium

-Seachem Flourish Phosphorus

Estou a pensar começar a fertilizar com a dose recomendada pela marca mas dividida pela semana, fertilizando assim dia sim dia não até perfazer a dose recomendada por semana.

Já li que o facto da Heteranthera ficar assim com as folhas é a falta de N. Mas também já li que é falta de Ferro e outros micronutrientes

"Reage rapidamente ao aparecimento de Nitrato se tornando totalmente transparente e derretendo logo em seguida (melting). A deficiência em Fosfatos resulta em folhas com um tom verde bem escuro e folhas compactas. Deficiência em Ferro e Micro nutrientes resulta em folhas com as pontas esbranquiçadas ou pretas."

Editado por Andre Correia
Publicado:

Faz essa fertilização que estás a fazer mas em vez de fazeres semanal faz duas vezes por semana. Se ainda notares que as plantas estão amareladas, faz 3 vezes por semana. Isso são sinais de carências... sejam elas quais forem, resolves sempre da mesma maneira... aumentado a fertilização. O teu fertilizante é um tudo-em-um pelo que nem vale a pena estares a pensar qual é que está em falta. Mete mais fertilizante e deixas de pensar nisto.

E esquece os testes ou começas a dar em maluco.

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

gmmartins obrigado pela resposta, eu estes dias já mudei as coisas e está tudo a melhorar.

Tinha retirado o difusor de Co2 do aquário, alterei para um reactor , mas liguei os tubos ao contrário e acho que o problema era esse, não estava a entrar Co2 po aquário, troquei o In com o Out :chair:

Mas mesmo assim e pelo facto de aqui ter os produtos da Seachem abertos e o Tropica Plant Growth Specialized ter acabado e ter aqui um frasco ainda fechado, vou gastar os da seachem..

Agora de inicio é fazer os testes para ver o que mais necessito, acho que o aquário pelos testes tem tido niveis de Fe muito baixos, tou a pensar po mês que vem quando receber, mandar vir uns pós daquele site UK que tem pós de Extimative Index. Não sei se na farmácia consigo arranjar... Também não é grave porque as plantas melhoraram consideravelmente.

Filipe, será que não estas com o mesmo problema? Co2?

Já agora, o meu gH tinha posto que era 0, mas afinal acho que é 6 lol... Tava a fazer mal o teste.

A única planta que não consigo que cresça é a Rotalla Walichii... Acho que mais tarde ou mais cedo a vou trocar por Micranthemum umbrosum.

Cumprimentos

André Correia

Publicado: (editado)

Na farmácia consegues arranjar 2 dos quimicos.

Eu estou a ver a http://www.laborspirit.com/contactos.aspx

Tem quimicos e até testes.

Pelo que li, os pós bastante baratos e o chelated trace é o unico que ainda não consegui encontrar por cá.

Um dos tópicos antigos, dava como tendo comprado 1 klg de cada por cerca de 50 euros.

http://www.google.pt/cse?cx=partner-pub-8854063295840124%3A1389705073&ie=ISO-8859-1&q=laborspirit&sa=Pesquisar

Podes smpre ver esta info e seguir a tabela

http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/fertilizing/45119-seachem-dosing-calculator-chart.html

Editado por Filipe1973
Publicado: (editado)

Há já agora, tenho fertilizado de 2 em 2 dias 5ml dos produtos seachem, mas hoje comecei a fazer diferente, vou deixar assim uns tempos a ver como corre:

-1º dia - TPA (30%)

-2º dia - 5ml Seachem Flourish + 5ml Flourish Excel

-3º dia - 5ml Seachem Flourish Potassium

-4º dia - Nada

-5º dia - 5ml Seachem Flourish + 5ml Flourish Excel

-6º dia - 5ml Seachem Flourish Potassium

-7º dia - Nada

E assim sucessivamente.

Queria utilizar o Flourish Excel juntamente com fertilização Diy de Fe, mas como não tenho fica assim por agora. O Flourish Phosphorous vou deixar de parte porque acho que os meus escalares novos dão fosfatos suficientes ao aquário

Editado por Andre Correia
Publicado:

Obrigado Filipe mas agora acho que vou deixar assim, eles exageram, convem lhes que o pessoal use esses produtos todos, todo o santo dia eheh...

Andas a pesquisar bastante estou a ver... queres dizer 50 euros e trazes varios kg? ou cada 1 kg custa 50euros?

Depois vou ver isso com mais calma, agora é preciso é tranquilidade.

E a tua situação como vai?