Recommended Posts

Publicado

Já há muito que me pergunto se os ditos pregos, placas de ferro e derivados se é realmente bom para as plantas???

Será puro ferro sem nada acrescentado???

A ferrugem que vai obter por estar em contacto com a água não será prejudicial???

:wink: Será que encontrei a solução para a ajuda da fertilização das minhas plantas?

Publicado:

Olá

Há muitos anos era uso pôr pregos de ferro no substrato, ainda o fiz uma vez. Claro não serve para nada, o ferro vai oxidar e as plantas não o podem absorver. Para o fazerem o ferro tem que ser "transportado" por Chelatos de ferro, sendo assim organicamente absorvivel. Este é o metodo usado pelos abonos liquidos. Outra maneira é usar um substrato com laterite ou outra argila rica em ferro. Dessa maneira as plantas absorvem o ferro através das suas raizes no substrato.

Abraço

Paulo José

Abraços

Paulo José

Publicado:

apesar da minha pouca experiência mas muita leitura, ja tinha decidido colocar leterite por causa dessa mm questão do ferro!

fikaria:areão,Humus,laterite e areão....4 camadas :!:

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Publicado:

Olá.

Há muitos anos era uso pôr pregos de ferro no substrato, ainda o fiz uma vez. Claro não serve para nada, o ferro vai oxidar e as plantas não o podem absorver. Para o fazerem o ferro tem que ser "transportado" por Chelatos de ferro, sendo assim organicamente absorvivel. Este é o metodo usado pelos abonos liquidos. Outra maneira é usar um substrato com laterite ou outra argila rica em ferro. Dessa maneira as plantas absorvem o ferro através das suas raizes no substrato.

Exactamente, nem mais Paulo José. Ainda para mais, que ao introduzirmos Ferro metálico no aquário ele oxida-se facilmente a Ferro 3+. Ele para ser absorvido até tem que estar neste estado de oxidação, mas o problema é que em solução aquosa, todo o Ferro 3+ está sobre a forma de Trihidróxido de Ferro (III) (Fe(OH)3), e este complexo tem um produto de solubilidade muito baixo (é muito pouco solúvel). Para um metal ser absorvido pelas plantas, tem que ser quelatado (formar um quelato), no caso do Ferro, as plantas têm umas moléculas chamadas sideróforos (ou sidróforos, agora não sei de cor), parecidas com porfirinas. Estas sim, vão criar quelatos com o Ferro 3+ e, consequentemente, introduzir o Ferro no metabolismo das plantas.

Espero ter ajudado.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ivanpantz no seu melhor :evil:

Isso é que é :evil:

Obrigado por todas as respostas do tópico

Um abraço

Publicado:

Viva,

relativamente a este assunto, posso dizer que montei á 2 meses um aqua com uma camada (1cm) de argila comum no fundo, coberta por uma camada de 3 ou 4 cm de areão comum, e os resultados, aparentemente, estão a ser porreiros.

Nunca adicionei ferro neste aqua, (nos outros faço-o), e as plantas não mostram nenhuma deficiência.

No próximo aqua que montar vou optar pela mesma combinação de substrato.

Normalmente nos aquas que tenho montado só coloco areão simples, mas acho que esta combinação é melhor para as plantas.

Se houver alguém com outra opinião, venha ela.

Espero ter ajudado.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

• 3 semanas depois...
Publicado:

Pois eu também gostava de adicionar laterite ao meu substrato só de areão.

E ouvi dizer que em certas zonas do país se pode encontrar laterite na natureza, prefiro pelo preço e por ser natural, alguém sabe de algum contra e onde pode ser recolhida.