Sc0rpi0n247 Publicado Julho 17, 2013 Publicado Julho 17, 2013 Boa tarde... Sou iniciante nisto da aquariofilia «, tenho o meu aquário montado à 6 dias e o meu não baixa dos 8. O que posso fazer para baixar o ph?? Cumps... Citar
lecs81 Publicado: Julho 17, 2013 Publicado: Julho 17, 2013 Boas experimenta ler este artigo : http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering Subir e baixar o pHPode-se subir ou baixar o pH juntado químicos. Devido ao efeito tampão, no entanto, o processo é difícil de efectuar. Aumentar ou baixar o pH (de forma estável) envolve na realidade mudar o KH. A melhor aproximação é adicionar um tampão cujo equilíbrio mantenha o pH no nível desejado.Ácido muriático (hidrocloridrico) pode ser usado para baixar o pH. Note que a quantidade exacta depende da capacidade tampão da água. De facto, usa-se ácido suficiente para gastar toda a capacidade tampão. Uma vez isto feito, baixar o pH é fácil. No entanto deve-se notar que o pH baixo resultante tem muito menos tampão KH do que antes, tornando muito mais susceptíveis a variações de pH quando (por exemplo) o nível de nitratos sobe. Cuidado: Deve-se dizer que os ácidos são _MUITO_ perigosos! Não use este método a não ser que saiba o que está a fazer, e deve tratar a água _ANTES_ de a adicionar ao aquário. Produtos como o "redutor de pH" são baseados num tampão de ácido fosfórico. O ácido fosfórico tende a manter o pH em 6,5 dependendo da quantidade usada. Infelizmente o uso de ácido fosfórico tem o _GRANDE_ efeito colateral de aumentar o nível de fosfatos no aquário, estimulando o crescimento de algas. É difícil controlar o crescimento de algas num aquário com elevados níveis de fosfatos. A única vantagem sobre o ácido clorídrico é que o pH fica de certo modo com a capacidade tampão no seu valor mais baixo. Uma maneira segura de baixar o pH _SEM_ ajustar o KH é borbulhar CO2 (dióxido de carbono) através do aquário. O CO2 dissolve-se na água, e algum forma ácido carbónico. A formação de ácido baixa o pH. É claro, de modo a este método ser prático, uma fonte constante de bolhas de CO2 (e.g., uma botija de CO2) é necessária para manter o nível de pH fixo. Assim que o CO2 desapareça, o pH regressa ao seu valor anterior. O alto custo dos sistemas de injecção de CO2 põe de lado o seu uso como técnica de manter o pH na maioria dos aquários (assim veja a FAQ de plantas para alternativas baratas faça-voçê-mesmo). Os sistemas de injecção de CO2 são altamente populares em aquários densamente plantados, porque o CO2 adicional estimula o crescimento das plantas. Citar
hautamaki Publicado: Julho 17, 2013 Publicado: Julho 17, 2013 A água da torneira cá em casa tem um PH muito próximo dos 8.0 Tambem n conseguia baixar esse valor. Ainda comprei PH minus da SERA mas mesmo assim n foi lá. Fui ao hipermercado e li os valores da água de garrafão e comprei a que menor valor de PH tinha. Fiz uns tpa's misturando ambas e nunca mais tive problemas com o ph, conseguindo-o ter sempre à volta dos 7.0 Será errado? Nao sei, mas resultou e a bicharada anda feliz da vida. Sent from my bq Edison using Tapatalk 2 Citar
lecs81 Publicado: Julho 17, 2013 Publicado: Julho 17, 2013 Do garrafão tambem já tinha lido umas coisas e talvez seja o mais facil. Citar
hautamaki Publicado: Julho 17, 2013 Publicado: Julho 17, 2013 Eu resolvi assim. Agora, antes de fazer uma tpa meço primeiro o valor do ph e vejo se a agua nova será da torneira ou do garrafão. Sent from my bq Edison using Tapatalk 2 Citar
SofiaPinto Publicado: Julho 18, 2013 Publicado: Julho 18, 2013 Tens pedras no aqua? Se forem calcárias fazem subir o pH. Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 18, 2013 Publicado: Julho 18, 2013 Boas! Se fosse a ti aproveitava esse ph natural que tens e colocava peixes que gostam de ph 8, como Mollys, Guppys, etc. Outra solução é colocares muitas plantas, troncos e um sistema de co2 pressurizado. O CO2 baixa o ph naturalmente e mantém-o. O CO2 caseiro é muito instável, por isso aconselho-te a investires numa garrafa. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Sc0rpi0n247 Publicado: Julho 20, 2013 Autor Publicado: Julho 20, 2013 Desde já obrigado pelas respostas... Andei a fazer uns testes de ph às águas que tinha aqui por casa e como a da torneira era muito alcalina e a do meu poço era ácida eu misturei as duas e fiquei com o ph a 7.0. Tirei então todo a água do aquário, e enchi misturando as duas águas em porções iguais e o ph mantem-se nos 7.0 =) Citar
Ervilhita Publicado: Julho 20, 2013 Publicado: Julho 20, 2013 agora cada vez que dizeres tpa convém fazeres a mistura antes e testar o oh da mistura para não haver grandes oscilações Citar Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
Sc0rpi0n247 Publicado: Julho 21, 2013 Autor Publicado: Julho 21, 2013 Por acaso tenho medido o ph e voltou a subir depois de ter estado a 7.0 no aquário :/ Citar
Ervilhita Publicado: Julho 22, 2013 Publicado: Julho 22, 2013 Ou seja, tens algo no aquario que faz subtir o ph: a areia. Nunca vais conseguir ter o ph estavel a 7 Citar Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues
Sc0rpi0n247 Publicado: Julho 26, 2013 Autor Publicado: Julho 26, 2013 Então qual seria o substrato ideal?? Citar
Sc0rpi0n247 Publicado: Julho 28, 2013 Autor Publicado: Julho 28, 2013 Será que se eu ferver o meu areão Resulta? Depois disso deixa de me subir o ph??? Citar
FilipeBoto Publicado: Julho 29, 2013 Publicado: Julho 29, 2013 Duvido que ferver te resolva o problema... Não sou muito expert, mas pelo que tenho lido (bastante), o ferver serve pra desinfectar, para tirar bactérias ou outras coisas nocivas, agora para tirar as propriedades que o teu areao pode ter, propriedades essas que sobem o ph, acho que não te safas. Faz uma coisa, tira um bocado do areão, colocas agua num recpiente qualquer, uma jarra ou algo assim, e mede o ph. A seguir mete o areão, deixa lá 24 ou 48 horas e voltas a medir. Se subir, já sabes o que te estã a subir o ph. Se tiveres pedras maiorzitas, podes fazer o mesmo teste, ou ainda um teste mais básico que é colocar um pouco de vinagre em cima da pedra, se fizer micro-bolhinhas, é porque é calcária, logo também te faz subir o Ph. Mas tb sou nobbie, se calhar é melhor esperar pela opinião de alguém mais experiente... Citar
Sc0rpi0n247 Publicado: Julho 29, 2013 Autor Publicado: Julho 29, 2013 (editado) eu só tenho areão e plantas no aquário e a água que meto lá entra com o ph a 7, logo só pode ser do areão certo? Editado Julho 29, 2013 por Sc0rpi0n247 Citar
Filipe1973 Publicado: Julho 29, 2013 Publicado: Julho 29, 2013 Certo. O melhor é fazer mesmo o teste que o Filipe falou. Citar
Sc0rpi0n247 Publicado: Julho 30, 2013 Autor Publicado: Julho 30, 2013 Boas Comprei hoje areia vulcânica da prodac. Ainda estive indeciso entre essa e a manado da jbl... Acham que a que comprei não me vai fazer subir o ph? Cumps... Citar
Recommended Posts