Recommended Posts

Publicado (editado)

SemTiacutetulo_zpsfa85818b.png

ph-7.5

kh-3

nitritos-0

amónia-4

nitratos-10

fosfato-0.50

ferro-0.25

Estes foram os valores dos testes de ontem feitos ao final do período de luz.

O problema.

Tenho a anubia e as cryptocoryne a ficar com folhas estragadas.

A anubia estão a ficar com buracos e partes amarelas dos lados.

As cryptocoryne estão a ficar com as pontas queimadas e dobradas e os lados a ficarem verdes escuro com o meio a verde "normal"

Qual o melhor plano de fertilização para esta flora??

Seachem flourish phosphorus -

Seachem flourish potássio - Tenho colocado uma tampa cada 2 dias. Manda usar cada 3 ou 4 vezes por semana ou quando se notar folhas estragadas.

Tropical Iron - Manda colocar 1 tampa para cada 200l. Coloquei à 2 dias e ontem tinha o ferro já a entrar em valores mínimos.

Tropica PLANT GROW PREMIUM - Manda colocar cerca de 20 doses depois de cada TPA de 25% a cada 15 dias. Em vez disso tenho colocado 2 doses dia sim, dia não.

Ciclo de luz de 8 horas

CO2 com cerca de 3 bolhas por segundo.

também tenho estes diy, mas ainda sem uso.

"""""""""N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)
P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)
K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

""""""

Retirado do fórum

Apesar de tudo, as plantas estão a ficar cada vez piores.

Tenho a engeria naja no aquário e ainda tinha uma boa quantidade. Fiz uma poda radical a ver se seria consumo excessivo por parte da naja.

Alguma "proposta" de plano de crescimento???

Editado por Filipe1973
Publicado: (editado)

120x40x50

240litros brutos...cerca de 180 a 200 liquidos

2 x59 com reflectores durante 8 horas

Co2 a 1 a 2 bolhas por segundo

Filtragem Rena XP4 com cerãmica, bolas, lã de vidro, uma espécie de areia em 2 saquetas da fluval contra amónia.

Editado por Filipe1973

2x59? não será 2x39 duas t5?

de qualquer forma parece.me que é luz suficiente para esse volume.

quais são as lampadas e quanto tempo de uso tem?

uma espécie de areia? preta? será carvão activado?

se é carvao à quanto tempo está no filtro?

na minha opinião se for carvão é para tirar, a menos que tenhas feito algum tratamento aos peixes.

Editado por tmiravent

http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/More/Lighting/Lighting-Tubes/High-Lite-T5-Lighting-Tubes/Tube-High-Lite-Day-54-W-1047-mm-54W-T5-1047mm.html

Enganei-me por 5 w. 1047mm e 54w. Uma nova e outra usada. A nova é de 9000k, se não me engano. A outra não dá para ver.

Carvão esteve uma semana e já saiu na semana passada.

Areão preto e uma areia muito fina que foi comprada numa loja de animais.

Pode ser que seja mais facil.

http://img706.imageshack.us/img706/2778/o4m6.jpg

Editado por Filipe1973
Publicado:

mesmo só com a lampada de 9000k com essas plantas não devias ter problemas.

é recomendado mudar as lampadas em 6/9 meses, há quem mude com 1 ano mas depende da marca e do total de horas. com esses valores as plantas deviam crescer.

será de temperatura? algum tratamento com remédios?

Pois....também não sei.

A temperatura, tirando um ou outro dia, tem estado controlada entre os 27 e os 28..

Uma situação estranha. As plantas estão quase todas no fundo e as que se nota estarem piores são as que estão a meio.

Já li que podia ser uma situação de pico de amónia localizada por causa e má circulação. Já mudei a flauta de sitio a ver se muda algo.

Editado por Filipe1973
Publicado:

Boas,

não me parece nenhum valor fora do razoável.

Os factores mais importantes para as plantas são:

1-luz (este subjuga todos os outros)

2-Co2 (é difcil de fazer chegar de forma homogénea a todo o aquário, basta um bocado de agitação na coluna e lá vai ele!)

3- nutrientes, macros NPK e micros, para as tuas plantas os peixes produzem o suficiente para crescerem regularmente as micros podem vir com as TPA's

O que eu fazia (na minha opinião):

- trocava a outra lâmpada já usada (já agora, é por baixo da lâmpada velha que as plantas não crescem?) [acrescentar um reflector nas lâmpadas aumenta a potência que chega ao aquário]

- podes tentar aumentar o foto período até às 10 horas, [mas cuidado com as algas]

- talvez a montagem seja recente ou o carvão tenha feito um reset ao teu filtro biológico (os peixes sofrem mas normalmente as plantas até gostam)

- verificar o CO2, sistema caseiro ou garrafa?, como é feita a difusão na água? [um bom atomizador ajuda]

- fertilizar, se quiseres mas muito pouco, com boa luz e nutrientes se as plantas tiverem fracas as algas explodem!

- paciência, as plantas demoram mais tempo a reagir que os peixes, muita paciência, podes ir cortando as folhas amarelas e fracas, isso vai promover o aparecimento de novas

espero ter ajudado um pouco,

cumprimentos

Publicado:

Boas,

não me parece nenhum valor fora do razoável.

Os factores mais importantes para as plantas são:

1-luz (este subjuga todos os outros) - 8 horas por dia

2-Co2 (é difcil de fazer chegar de forma homogénea a todo o aquário, basta um bocado de agitação na coluna e lá vai ele!) - Colocado por baixo da flauta para ajudar a espalhar

3- nutrientes, macros NPK e micros, para as tuas plantas os peixes produzem o suficiente para crescerem regularmente as micros podem vir com as TPA's- Parar a fertilização que está a ser feita??? e deixar só com o que os peixes produzem??

O que eu fazia (na minha opinião):

- trocava a outra lâmpada já usada (já agora, é por baixo da lâmpada velha que as plantas não crescem?) [acrescentar um reflector nas lâmpadas aumenta a potência que chega ao aquário]- reflector já tem e a lampada "velha" é a que está atras, mas as folhas com problemas são á frente e atras.

- podes tentar aumentar o foto período até às 10 horas, [mas cuidado com as algas] - Já tem alguma green spots no vidro e acho que alguma BBA em algumas plantas, principalmente nas que estão a meio do aqua

- talvez a montagem seja recente ou o carvão tenha feito um reset ao teu filtro biológico (os peixes sofrem mas normalmente as plantas até gostam)- Montagem recente...com cerca de 2 meses.

- verificar o CO2, sistema caseiro ou garrafa?, como é feita a difusão na água? [um bom atomizador ajuda] Garrafa e com difusor da boyu

- fertilizar, se quiseres mas muito pouco, com boa luz e nutrientes se as plantas tiverem fracas as algas explodem! - Fertilizar já faço o que comentei antes. O que esqueci de descrever é o subtrato e tem jbl aquabasis

- paciência, as plantas demoram mais tempo a reagir que os peixes, muita paciência, podes ir cortando as folhas amarelas e fracas, isso vai promover o aparecimento de novas

espero ter ajudado um pouco,

cumprimentos

O último teste que está a ser feito. Mantive tudo igual a nível de fertilização e retirei a naja. Crescimento super rápido. de 6 pés que vieram, em cerca de 2 meses dava para esconder todo o fundo de 1,2m. Levou pelo menos 3 podas e replantadas. De cada vez que chegava ao cima, eram cortadas e replantadas. Tinha a flauta numa ponta e a naja na outra e podia estar a cortar a circulação e a criar zonas sem a devida circulação....zonas sombra...

A ver agora.

As plantas todas ou quase, lançam folhas novas, mas passado muito pouco tempo passam a estar com buracos e\ou escuras.

Publicado:

Boas, então estás a fazer tudo certinho!

Não mudes o tempo do fotoperiodo nem a fertilização.[apenas ajusta se achares necessário]

Vai limpando as algas e cortando as folhas danificadas.

Tenta não fazer podas muito radicais nas plantas, é fundamental ter muitas plantas para reduzir o aparecimento de algas.

Com 2 meses ainda é muito cedo para o sistema estar equilibrado.

Com 6/8 meses vais notar uma grande diferença.

Então o meu conselho é:

1 muita paciência, o sistema ainda vai maturar

2 se puderes, mais plantas (quanto mais melhor, mesmo que depois as tires mais tarde)

3 mudar a lâmpada velha (por uma de 6500ºk, mas é uma questão de gosto)

4 não stressar, é normal as coisas levarem o seu tempo e assim vamos aprendendo com a experiência

Update

Co2 pressurizado a 1 bolha por seg

Luz 2x54 durante 8 horas (tinha a lâmpada velha no fundo e foi passada para a frente). A ver se ajuda a melhorar)

Tudo ligado a relógio

pH-7,5

Kh-3

Nitritos-0 mg/l

Nitratos-10 mg/l

Fosfatos-0,5 mg/l

Ferro-0,25 mg/l

Amónia-0 mg/l

Dentro destes valores, o que aconselham????

Estáo em linha com os últimos testes, logo, toda a fertilização colocada nos últimos 5 ou 6 dias foi consumida.

Editado por Filipe1973
Publicado:

Boas que filtragem tens? Como está a circulação? Boa agitacão na superficie?

Cumps

Publicado:

120x40x50

240litros brutos...cerca de 180 a 200 liquidos

2 x59 com reflectores durante 8 horas

Co2 a 1 a 2 bolhas por segundo

Filtragem Rena XP4 com cerãmica, bolas, lã de vidro, uma espécie de areia em 2 saquetas da fluval contra amónia.

Com cerca de 1600l/h

De resto tudo ok. Pelo menos eu acho.

Publicado:

Boas !

Acontecia-me o mesmo que a ti .. Fui fazendo algumas experiencias e cheguei ao "meu" metodo.

Ao inicio apesar de achar que a fertilização estava correta, as plantas apareciam "roidas" e "amarelas" e estagnavam, aparecendo depois as BBA.

Decidi aumentar o CO2 consideravelmente e aumentar a iluminação e as plantas responderam bem e as algas desapareceram ..

Pode servir como ponto de partida.

Aumentar o CO2 para umas 2,5 \ 3 bps .. e verificar se ele chega a todo o aquario.

A iluminação nuns 0,7 \ 0,8w\l , eu tenho durante 6h .. mas podes variar entre as 6 e as 8h.

Podes fertilizar por excesso .. desde que não te esquecas das TPA!

Cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Publicado:

Obrigado

É o que estou agora a fazer. Melhorei a distribuição do co2 e já está permanentemente verde no teste. A ver a evolução.

Já pensei em 2 alternativas:

-mais um difusor

-um difusor externo e ligado à água à saída do filtro.

Se não me engano, ronda as 8 horas de luz.

Estou á espera de outro difusor melhor que o que tenho. Se funcionar um pouco melhor, leva com 2 por causa do 1.2m de frente. Se não funcionar.....difusor em linha.

Outra hipotese é ser por causa do pH. Está a 7.5 e as principais plantas com problemas são de pH max a rondar os 7. A ver se consigo reduzir. Já tem conchas e vai levar na proxima TPA com água de garrafão com 5.6 de pH. Qual a dose aconselhada??

20%

30%???

Publicado:

Boas !

Aumentando o CO2, o ph vai descer .. só não desce se a dureza da agua for muita !

Para a distribuição do CO2, eu uso a cabeça de um mini filtro interno por cima do difusor. Resulta na perfeição e tambem aumenta a circulação da agua.

Podes tambem usar uma bomba de circulação para o efeito ou colocar o difusor por baixo da saida de agua (flauta).

O reactor externo, já usei, e tirava algum caudal ao filtro. Claro que se tiveres um filtro com um caudal muito elevado é a melhor solução. Fica escondido e tem quase uma taxa de 100% de aproveitamento do CO2.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Publicado:

Outra hipotese é ser por causa do pH. Está a 7.5 e as principais plantas com problemas são de pH max a rondar os 7. A ver se consigo reduzir. Já tem conchas e vai levar na proxima TPA com água de garrafão com 5.6 de pH. Qual a dose aconselhada??

20%

30%???

As conchas se mudarem algo no pH é para cima, fazem-te subir o pH.

Tive a ler o tópico e realmente o teu setup é em tudo parecido com o meu... Até o tamanho do aquário. E os problemas identicos. Mas tu fertilizas melhor. Vou começar a fertilizar mais, aumentar o Co2 e fazer testes mais regularmente agora nestes tempos a ver...

Há quanto tempo montaste o aquário? O meu montei à cerca de 1 mês e 3 semanas, só à 1 semana atrás começaram as plantas a definhar.

Pouco mais tempo tem....e o tempo a mais deve rondar o tempo a mais com problemas :)

As conchas ainda não fizeram subir nada. Quando subir o kh, já sei que o ph vai subir também, por isso leva com água de garrafão de ph 5.6. E já deu para baixar para os 7.2.

Se não aumentar o kh para ganhar o efeito de tampão, leva com uma TPA valente e com garrafão também. Já imagino uns 10 a 15 garrafões. Se bem que fica cada garrafão a 42 cent. Basta um peixe morrer e lá se vai esse ou mais ainda.

Depois de baixar o ph e se o kh não subir, bicarbonato de sódio e espero conseguir atingir os valores. Tudo vai subir mas se começar por baixo, devo conseguir o que quero.

Editado por Filipe1973
Publicado:

. E os problemas identicos. Mas tu fertilizas melhor.

Melhor??? em quê.

Divido a dose recomendada dos micros para os 15 dias para a dose de 2 em 2 dias.

e pelo que li....usas 2x a dose recomendada.

O ferro é a cada 15 dias e tento dar mais ou menos isso.

Os restantes macros, manda dar 2 ou 3 vezes por semana e dou a dose recomendada.

É o único que faço e pelos vistos não chega.

Publicado:

Sim mas eu só fertilizo 2x a dose recomendada mas apenas de Tropica Plant Growth Specialized, mas hoje fiz TPA , resolvi o problema do Co2, agora já vejo as plantas com bolhas de Co2... Tenho de ter em atenção é os peixes, a ver se não sofrem com o aumento repentino de Co2.

E fertilizei com Seachem Flourish, Seachem Flourish Potassium, Seachem Flourish Phosphorus e Seachem Flourish Excel... Agora nos próximos dias faço testes e vou ver no que dá. Pelos menos as poucas algas que tenho acredito que vão á vida.

Publicado:

Sim mas eu só fertilizo 2x a dose recomendada mas apenas de Tropica Plant Growth Specialized, mas hoje fiz TPA , resolvi o problema do Co2, agora já vejo as plantas com bolhas de Co2... Tenho de ter em atenção é os peixes, a ver se não sofrem com o aumento repentino de Co2.

E fertilizei com Seachem Flourish, Seachem Flourish Potassium, Seachem Flourish Phosphorus e Seachem Flourish Excel... Agora nos próximos dias faço testes e vou ver no que dá. Pelos menos as poucas algas que tenho acredito que vão á vida.

CO2 resolvido....como???

A mim falta-me o excel, mas pelo que li, é um composto com carbono e é mais usado para aquas sem co2.

Plantas a deitar bolhas....pode ser 2 coisas. Ou O2 libertado pelas plantas ou saturação de CO2 e já não conseguem absorver mais.

http://www.brazio.org/blog/2011/05/20/o-que-e-o-peraling-das-plantas/

Vou duplicar o plant growth a ver.

PS- Cada vez mais acho que os meus problemas são mesmo por causa do CO2. Origina falta de carbono. As plantas retiram da água, baixa o kH, sobe o pH e não se alimentam. E também posso ter dito uma anormalidade :)

Estava com problemas no reactor , ou seja não devia estar a injectar co2 suficiente, agora já está bom ( tava a espera da TPA para compor aquilo)

Já li que o Excel para além de ser bom para reduzir as algas, é um complemento ao Co2 pelo facto de ser mais fácilmente absorvido pelas plantas e desse modo as mesmas poupam energia (não sei se é mesmo assim, como disse foi o que li).

Alem disso no site da seachem diz que o Excel altera o Fe para ser mais facilmente absorvida pelas plantas.

Se não resultar com o tempo, mais tarde mudo para fertilização DIY com sais.

Editado por Andre Correia