Tiago Constantino Publicado Julho 14, 2013 Publicado Julho 14, 2013 Boas, actualmente estou com problemas com alguns Discus. Eis um dos problemas, um dos selvagens com um olho embaciado...como resolver? Fiz uma TPA mas continua igual. Problema nº2, tenho 2 Discus muito ofegantes e com as guelras muito abertas... Os mesmos padecem do problema nº3, que é estarem mais escuros ultimamente e um não anda a comer nada de jeito... Sugerem algum tratamento? Os peixes em questão tratam-se de 3 selvagens que estão à 1 semana no comunitário, depois de 3 semanas de quarentena num cubo de 50cm. O aquário está com: PH 6,5 Nitratos 15 nitritos 0 Amónia 0 CO2 2mg/L, mas a botija esteve 1 dia para ser cheia, portanto amanhã já deve estar a 14-25 mg/L Agora preciso de soluções...estava a pensar em wormer plus, ou então banhos de Baktopur Direct.
brunocoimbra Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 A TPA é feita com agua da torneira directa?
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 A TPA é feita com agua da torneira directa? Agua repousada em garrafões, e depois é adicionado anti-cloro. O normal desde o inicio.
Carlos_minis Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 Acho bem usares backtopur, o das guelras, pode ser por dificuldade de respirar, verifica se a água tem uma boa oxigenação. Quanto ao escurecimento, pode ser por indisposição causada por água poluida ou inadequada, ou ainda devido a condições de manutenção não apropriadas à especie. Num manual da sera sobre doenças aconselha alimentares com comida de qualidade, e verificar os valores de água importantes.Substituires regularmente a água e adicionar sera aquatan (ou sera blackwater aquatan) e também de sera bio nitrivec. Espero ter ajudado. Ps: Desculpem a referência á sera, mas é a informação do mini manual. O meu Blog: http://aplanetofwonders.blogspot.pt/
wildweasel_pt Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 (editado) É claro que a Sera manda pôr uma data de produtos Sera... A água repousada não tem cloro, o cloro evapora da água em ar livre. O Stendker até defende que se despejar a água em chuveiro a uma distância de cerca de 1 palmo permite que a agitação evapore o cloro imediatamente. Eu reponho a água com uma mangueira directamente da rede cum uma daquelas pistolas de jardim que esguicha a água tipo chuveiro e nunca tive nenhum problema (TPAs de 20%). Aquário de 400 litros. Quantos menos quimicos forem para dentro do aquário melhor defendo eu Editado Julho 14, 2013 por wildweasel_pt
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 É claro que a Sera manda pôr uma data de produtos Sera... A água repousada não tem cloro, o cloro evapora da água em ar livre. O Stendker até defende que se despejar a água em chuveiro a uma distância de cerca de 1 palmo permite que a agitação evapore o cloro imediatamente. Eu reponho a água com uma mangueira directamente da rede cum uma daquelas pistolas de jardim que esguicha a água tipo chuveiro e nunca tive nenhum problema (TPAs de 20%). Aquário de 400 litros. Quantos menos quimicos forem para dentro do aquário melhor defendo eu Eu tenho entre 300 a 320L brutos no aquário, e faço TPA's de 80-100L via regador, para dar efeito da chuva. O problema não me parece ser da água...mas eles tiveram em quarentena e estavam bem. Mudaram de aquário, e uma semana depois estão mal...um não come praticamente nada, está escuro, apático, extremamente ofegante e com as barbatanas ratadas, penso serem parasitas externos, daí perguntar se uns banhos de baktopur direct resolvem o assunto ou devo fazer outro tratamento. cumps.
wildweasel_pt Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 Normalmente pelo que eu sei respiração ofegante pode ser várias coisas desde má oxigenação, nitritos altos ou então parasitas das guelras (ás vezes só respiram por um opérculo). Esses sintomas todos juntos parece-me que foram causadas por vários motivos. O escurecimento do peixe pode ser devido à sua fragilidade pelo estado em que está. É normal os peixes ficarem sem apetite quando estão doentes. Eu tenho um leopard e se fores ao forumdiscus onde colocaste a mesma mensagem se leres umas linhas abaixo tem lá um tópico com a minha experiência, pode ser que te ajude de alguma forma. Para já e se puderes eu punha os peixes afectados num tanque à parte de modo a que possas fazer o tratamento necessário localmente em vez de aplicares no tanque comunitário. Um pouco de sal ajuda à recuperação (1 a 2 colheres de sopa por 50 litros) e umas vitaminas (fishtamin da sera serve). Em relação aos sintomas eu aguardava por uma resposta lá no fórum por parte dos especialistas de modo a que faças o tratamento correcto à primeira. De qualquer maneira separá-los e colocá-los com sal e vitaminas espevita-os um pouco (adiciona vitaminas à comida também). Sobe a temperatura para 32º para acelerar o metabolismo e acitvar o apetite. Boa sorte.
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 Qual o estado das guelras dos ofegantes? Relativamente ao olho embaciado, tens mais alguma fauna no aqua que possas indicar o seu estado geral, nomeadamente guelras e olhos?
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 Qual o estado das guelras dos ofegantes? Relativamente ao olho embaciado, tens mais alguma fauna no aqua que possas indicar o seu estado geral, nomeadamente guelras e olhos? As guelras estão muito abertas, mas não libertam muco nem parasitas visíveis. Todos os restantes peixes estão normais, incluindo Discus, tenho metade (os maiores) em mau estado e a outra metade (os pequenos) normais e cheios de cor. De resto tenho uns 20 rhodostumos, 3 apist. cacatuoides, uns ancistrus e umas corydoras. Não sei o porquê do estado deles... cumps.
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 Tiago, os discus são muito susceptiveis a infecções que outros peixes não são mas apresentam sintomas, daí perguntar-te pelos outros. verifica as corys por favor. As guelras dos doentes tão vermelho vivo ou mais leve?
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 Tiago, os discus são muito susceptiveis a infecções que outros peixes não são mas apresentam sintomas, daí perguntar-te pelos outros. verifica as corys por favor. As guelras dos doentes tão vermelho vivo ou mais leve? As corys andam normais pelo aquário, não lhes vislumbro qualquer anomalia. As guelras dos doentes estão mais esbranquiçadas, o vermelho interior mais leve... Este está mesmo em mau estado e não sei o que lhe fazer, tem a cabeça neste estado. cumps.
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 (editado) O inquérito vai continuar, desculpa mas é a única forma que tenho de separar as possíveis doenças. Quando mediste o pH? entretanto já aumentaste a dosagem de CO2? Qual é o regime alimentar dos teus discus e que tipo de fezes produzem? Adicional: Tens foto geral do aquário todo? E que filtragem tens? (tipo de filtro, etc) Editado Julho 14, 2013 por SusanaPaço
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 O inquérito vai continuar, desculpa mas é a única forma que tenho de separar as possíveis doenças. Quando mediste o pH? entretanto já aumentaste a dosagem de CO2? Qual é o regime alimentar dos teus discus e que tipo de fezes produzem? Adicional: Tens foto geral do aquário todo? E que filtragem tens? (tipo de filtro, etc) Então cá vai, os meu Discus comem várias vezes ao dia granulados vários (sera discus, tony tan, nutrafin,ect), e 1 vez comida congelada normalmente papa stendker mas também artémia. PH=6 medido agora e CO2=12mg/L tenho 2 filtros externos, um JBL e1501 e um Eheim 2217, e um pequeno filtro interno com carvão activado e uma pequena esponja e 2 biobolas para a água ficar cristalina. Esta foto foi tirada no inicio desta semana Espero ter respondido a tudo cumps
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 a minha matemática pode estar um pouco errada, mas consta-me que tens uma ligeira sobrepopulação no aquário que não tenho a certeza de estar a ser compensada pelos filtros. tens teste de nitritos para averiguares isso? Cuidado com o CO2, essas flutuações de ph não são boas para os discus e não deixes ele descer abaixo de 5. A hipotese mais provavel é que tenhas uma infecção bacteriana das beras. vais ter de a atacar de duas formas, na comida dos discus e na água (não te serve de muito separares os discus a menos que piorem muito, a infecção está na água, por isso afectou os 3 mais frágeis). As manchas que vês nos doentes têm aspecto de algodão ou são consistentes?
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 a minha matemática pode estar um pouco errada, mas consta-me que tens uma ligeira sobrepopulação no aquário que não tenho a certeza de estar a ser compensada pelos filtros. tens teste de nitritos para averiguares isso? Cuidado com o CO2, essas flutuações de ph não são boas para os discus e não deixes ele descer abaixo de 5. A hipotese mais provavel é que tenhas uma infecção bacteriana das beras. vais ter de a atacar de duas formas, na comida dos discus e na água (não te serve de muito separares os discus a menos que piorem muito, a infecção está na água, por isso afectou os 3 mais frágeis). As manchas que vês nos doentes têm aspecto de algodão ou são consistentes? Nenhum deles tem manchas tipo algodão ou consistentes, é mesmo escurecimento total, em 2 dos casos, o outro apenas tem um olho embaciado. Em relação à flutuação de CO2, só aconteceu porque o co2 acabou e tive de ir à loja encher, pelo que teve 1 dia sem co2. o que sugeres que eu faça como tratamento?quer na água, quer na comida?sugeres algum medicamento? cumps.
wildweasel_pt Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 Eu tive bons resultados com furanol2 em comprimidos (nifurestirenato de sódio - tratamento de 5 dias) mas a Susana que se pronuncie que tem mais conhecimento que eu pelo que já vi... No caso de teres de tratar o aqua todo vais ter de remover o carvão activado senão vai-te neutralizar os principios activos dos medicamentos.
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 (editado) relativamente à comida podes ensopar a comida favorita dos discus em água com alho (cozes lentamente uns 3 a 4 dentes de alho em 1 litro de água) e 4-6 gotas de bactopur- Deixas lá a comida por meia hora e dás a seguir aos discus (convém ser comida consistente) Relativamente à agua começa com coisa simples, o tratamento com baktopur segundo a bula. que manchas são aquelas na cabeça do discus que está em pior estado? ah, e sobe uma das saídas dos filtros o mais possível (funcionando e tu conseguindo tolerar o barulho) para que provoque agitação na água. Não esperes uma grande subida dos níveis de CO2, os discus ofegantes precisam de uma água mais oxigenada (se o CO2 se mantiver pelos 15 mg/L terás crescimento de plantas pelo que não te preocupes) Editado Julho 14, 2013 por SusanaPaço
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 relativamente à comida podes ensopar a comida favorita dos discus em água com alho (cozes lentamente uns 3 a 4 dentes de alho em 1 litro de água) e 4-6 gotas de bactopur- Deixas lá a comida por meia hora e dás a seguir aos discus (convém ser comida consistente) Relativamente à agua começa com coisa simples, o tratamento com baktopur segundo a bula. que manchas são aquelas na cabeça do discus que está em pior estado? ah, e sobe uma das saídas dos filtros o mais possível (funcionando e tu conseguindo tolerar o barulho) para que provoque agitação na água. Não esperes uma grande subida dos níveis de CO2, os discus ofegantes precisam de uma água mais oxigenada (se o CO2 se mantiver pelos 15 mg/L terás crescimento de plantas pelo que não te preocupes) Aquelas manchas na cabeça deve ter sido alguma cabeçada que ele deu, pois apareceram à bocado. eu tenho um produto da seachem que é à base de alho para lhes abrir o apetite, posso usar esse? E faço o Baktopur normal na comida e agua ao mesmo tempo? A comida mais consistente é a papa, tem de ser aí então. cumps.
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 faz na comida e na água pois assim fazes com que qualquer infecção interna dos discus desapareça. Podes usar o da seachem sem problemas. Atenção ao uso da comida, só o deves fazer por 2-3 dias ou arriscas matar toda a flora bacteriana interna dos discus. toma atenção às manchas e diz-me se são consistentes ou parecem algodão. Já agora relativamente aos níveis de CO2/O2, em que nível têm andado os teus peixes? mais à superficie do que é costume?
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 faz na comida e na água pois assim fazes com que qualquer infecção interna dos discus desapareça. Podes usar o da seachem sem problemas. Atenção ao uso da comida, só o deves fazer por 2-3 dias ou arriscas matar toda a flora bacteriana interna dos discus. toma atenção às manchas e diz-me se são consistentes ou parecem algodão. Já agora relativamente aos níveis de CO2/O2, em que nível têm andado os teus peixes? mais à superficie do que é costume? Não tenho peixes à superfície. Estão normais como sempre... vou então fazer o tratamento com Baktopur no comunitário, as luzes têm de estar apagadas durante o tratamento certo?lá se vão as plantas... =P Paciência. cumps.
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 (editado) faz o tratamento na água assim que as luzes apagarem, e prepara-te para a água adquirir um "agradável" tom de verde ácido :S Editado Julho 14, 2013 por SusanaPaço
Tiago Constantino Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 faz o tratamento na água assim que as luzes apagarem, e prepara-te para a água adquirir um "agradável" tom de verde ácido :S Pois, mas se bem me lembro são 3 dias às escuras... A ver se nenhum salta cá para fora...
SusanaPaço Publicado: Julho 14, 2013 Publicado: Julho 14, 2013 (editado) segue a bula, se bem me lembro os 3 dias de escuro são para o direct não há indicações nenhumas sobre a luz na bula do baktopur. estás safo Editado Julho 14, 2013 por SusanaPaço
Recommended Posts