Recommended Posts

Publicado

boas,

eu tenho um aquario de 27 litros que neste momento não está a ser utilizado, tenho tudo, tenho o filtro, iluminação, termostato....

tenho areão mas o areão não é especial para camarões, posso utilizar na mesma?

consoante ás plantas posso colocar plantas no areão normal......posso colocar musgo de java?

se me poderem ajudar agradecia

Publicado: (editado)

boas,

eu tenho um aquario de 27 litros que neste momento não está a ser utilizado, tenho tudo, tenho o filtro, iluminação, termostato....

tenho areão mas o areão não é especial para camarões, posso utilizar na mesma?

Sim, podes. Acredito que a maioria dos camarões prefere substratos mais arenosos, quanto mais escuros melhor e que preferêncialmente consiga baixar a dureza da água. Mas, se a água tiver já os parâmetros correctos não há-de haver problema.

consoante ás plantas posso colocar plantas no areão normal......posso colocar musgo de java?

se me poderem ajudar agradecia

Musgo de java sim, sem problema. Convém no que diz respeito a outras plantas (de enterrar no substrato) utilizar um substrato fértil por baixo do inerte para "alimentar" as raízes das plantas com nutrientes.

Editado por Axebitten
Publicado:

tenho outra duvida, se alguém me poder ajudar!

posso colocar alguma espécie de ampulária, caracol...etc?

Publicado:

muito obrigado

quais são os melhores camarões, mais resistentes e bonitos.?

Viva,

os Neocaridina heteropoda (wilds, red cherry's, ...) são dos melhores (mais resistentes) para quem está a começar a aventurar-se com camarões: os red's fazem um aqua bem bonito; os wilds (há quem chame green) não têm uma cor particularmente apelativa.

Atenção que não se devem misturar as diversas variantes uma vez que se cruzam entre elas (e isto resulta na perda do apuramento = perda da cor ao longo das gerações)

cumprimentos,

Ana

Publicado: (editado)

tenho outra duvida, se alguém me poder ajudar!

posso colocar alguma espécie de ampulária, caracol...etc?

Nos nossos aquas de camarões mantemos sempre um Neritina uma vez que não se reproduzem em água doce, pelo que não originam 'pragas'. Há várias espécies, sendo que na nossa experiência os mais eficazes na limpeza são os pulligera (totalmente negros) e os zebra (riscas douradas e pretas).

Planorbis, physas e outros têm a (des)vantagem de se multiplicar rapidamente (e por isso contribuirem para a alteração dos parâmetros da água, especialmente quando morrem).

Outra coisa a ter em conta é que muitos camarões apreciam condições de pH e dureza baixos (os red cherry, p.e., aguentam quase tudo, por isso não são necessários tantos cuidados como para outras espécies :) ), o que para os caracóis nem sempre é muito agradável (isto não significa que não sejam compatíveis nessas condições, apenas não são dos ambientes mais saudáveis...).

Cumprimentos,

Ana

Editado por fernandes_a_p
Publicado:

muito obrigado ajudou-me bastante.

se me pudesse ajudar com as plantas agradecia imenso!

eu já andei a pesquisar a ver fotografias, vídeos... mas não sei quais devo escolher.

eu gostava ter uma planta "tapete" penso que seja este o termo e depois mais algumas altas espalhadas um pouco pelo aquário mas não sei quais são as mais fáceis de manutenção, e as que podem estar com os red cherry

Publicado:

muito obrigado ajudou-me bastante.

se me pudesse ajudar com as plantas agradecia imenso!

eu já andei a pesquisar a ver fotografias, vídeos... mas não sei quais devo escolher.

eu gostava ter uma planta "tapete" penso que seja este o termo e depois mais algumas altas espalhadas um pouco pelo aquário mas não sei quais são as mais fáceis de manutenção, e as que podem estar com os red cherry

Os red cherry não são esquisitos com as plantas :)

Plantas de tapete, regra geral, são exigentes (substrato, luz, CO2)...

De qualquer forma, colocar substrato no fundo é sempre bom: mesmo que não se pretenda colocar plantas de raíz, mais cedo ou mais tarde pode mudar-se de ideias e assim não é necessário desmontar o aquário para fazer tudo de novo.

Em relação a tapete, podem usar-se várias plantas, como por exemplo:

- Sagittaria subulata: é de fácil manutenção;

- nos nossos aquas também temos Hemianthus callitrichoides 'Cuba' (esta é das mais usadas para tapete) e Eleocharis acicularis, mas são ambas bem mais exigentes;

- Outra alternativa que temos é Monosolenium tenerum (não tem raízes, por isso não é necessário substrato de fundo)

- Para além disso, os musgos são sempre bons em aquas de camarões

Exemplos de plantas altas de fácil manutenção e de crescimento rápido: Ceratophyllum demersum (não tem raízes, muitas vezes usada como flutuante), Hetheranthera zosterifolia, Cabombas, Limnophila sessiliflora

Exemplos de plantas flutuantes: Limnobium laevigatum (óptima para aquas de camarões); Lemna minor (rapidamente cobre a superfície), Riccia fluitans

Em relação a iluminação, nesta página encontram-se alguns conselhos úteis:

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html

Substratos, há vários - alguns são mais indicados para aquas de camarões (os red's aguentam quase tudo, por isso esta parte não é muito problemática para eles).

Quanto a CO2, há vários sistemas à venda - cá em casa optámos pelo caseiro e chega... podas semanais são suficientes...não há tempo para fazer mais...

Cumps

• Votar + 1