dg12 Publicado Julho 10, 2013 Publicado Julho 10, 2013 Viva pessoal, Dado este calor e os ultimos acontecimentos aqui por casa, estou seriamente a pensar em investir algum €€ para fazer um sistema de cooling DIY. a minha ideia seria aproveitar umas peças que tenho para aqui (ventoinhas de um cooler de portátil/PC e até um transformador de tiras LED 12V/5A-60W). Eu até podia arranjar facilmente umas ventoinhas de 12V com 12-14db, mas não sei como procederia ao esquema de ligações e se é possível fazê-lo... Algum expert para me ajudar? cumps, David
jorge_rc Publicado: Julho 10, 2013 Publicado: Julho 10, 2013 Boas! Um sistema de arrefecimento por ventoinhas apenas é eficaz caso a temperatura do ar seja inferior à daa agua, que pode estar mais quente por causa da iluminaçao do aquario, por exemplo. Caso o aquario esteja a 29º e o ar à sua volta tambem, um sistema de ventoinhas nao vai arrefecer nada... As ventoinhas geralmente trabalham a 12v (as de pc) ou 5v (se for de ligaçao usb) sabendo isso, as ligaçoes em si são fáceis e posso dar depois uma ajuda. Cumps
A. Ferreira Publicado: Julho 10, 2013 Publicado: Julho 10, 2013 Boas, Discordo em absoluto do que dizes. Factos: a temperatura ambiente da minha sala onde tenho 2 cubos de 30 litros é de 28/29º. Um dos cubos tem uma ventoinha de pc apontada para o outflow do filtro programada para trabalhar 45 minutos e descansar 30 minutos com o resultado de a temperatura da água variar entre os 23,5 e os 24,5º. O outro cubo não tem ventoinha e a temperatura da água oscila entre os 27,5 e os 28,5º. Cumps, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
dg12 Publicado: Julho 10, 2013 Autor Publicado: Julho 10, 2013 Obrigado pelas respostas... Então será que dá para fazer uma brincadeira com essas ventoinhas e um transformador de led? Tenho a ideia que vi que cada ventoinha era de 12V/0.2A... Ou seja, dá para muita ventoinha (tendo em atenção erros, talvez umas 20 apenas para não exagerar) A ideia seria só meter 6-8 ventoinhas, dado as dimensões delas... Seria em paralelo que as tinha que ligar certo? para manter a tensão aos terminais constantes... O problema seria arranjar algum bicho para conseguir ligar a entrada das ventoinhas à saida do transformador, porque têm 'casquilhos' diferentes... cumps ,David
Dário Cardoso Publicado: Julho 11, 2013 Publicado: Julho 11, 2013 Boas noites, Podes ligar as ventoinhas que quiseres nao te esqueças que só vais ter é um maximo de corrente de 5 amperes, com 12V, depois como se costuma dizer começa a "arrear", de resto é uma questão de ligaçoes e protejer das humidades, nao te esqueças de uma coisa muito simples agua e electricidade nunca combinaram bem, cump
dg12 Publicado: Julho 11, 2013 Autor Publicado: Julho 11, 2013 Viva Dário, Sim, eu estava já a pensar em meter algum isolamento entre os fios e contactos das ventoinhas, e dado que ainda vão ficar a uma distância da superficie da água não deverá haver problema cumps ,David
Filipe1973 Publicado: Agosto 5, 2013 Publicado: Agosto 5, 2013 Uma ideia que pode ser que funcione. Um dos termóstatos que se vendem no ebay que controlam aquecimento e arrefecimento Um sistema de água, dos que usam garrafões de 5litros e que dão para aquecer e arrefecer a água. Penso que rondam os 35 euros na makro. 2 bombas de circulação para quente e frio. O termóstato tem diversas ligações em separado e que podem ser usadas para ligar cada um dos sistemas, já que o interior tem o sistema de aquecedor e arrefecimento em separado. A funcionar, o custo total será inferior ao sistema só de arrefecer. E ganhamos um aquecedor externo Quando perder o amor aos euros, tento. Agora andam curtos.
dg12 Publicado: Agosto 17, 2013 Autor Publicado: Agosto 17, 2013 Assim por lógica parece ser uma espectacular ideia! Então vais ter que me dizer como correu isso quando te meteres ao trabalho
Ricardo.Fonseca Publicado: Agosto 17, 2013 Publicado: Agosto 17, 2013 Um sistema de arrefecimento por ventoinhas apenas é eficaz caso a temperatura do ar seja inferior à daa agua, que pode estar mais quente por causa da iluminaçao do aquario, por exemplo. Caso o aquario esteja a 29º e o ar à sua volta tambem, um sistema de ventoinhas nao vai arrefecer nada... Boas, Não está correcta esta afirmação porque o que faz arrefecer a temperatura da água, neste caso, é a evaporação da mesma, conseguida pela passagem do ar na sua superfície. Poderá arrefecer 2/3ºC da temperatura ambiente. ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Recommended Posts