Recommended Posts

Publicado
Bom dia a todos!
Sou reiniciante nestas andanças e como tal, ando aos poucos a apalpar terreno e lá me vou safando.
Já tenho um aquário de 54L com uns habitantes e até agora, tudo a correr bem.
Há um assunto que me tem feito alguma confusão e que passo a explicar...e é aqui que precisava da vossa juda.
O meu aquário veio com um filtro interno mini biobox 2.
Basicamente é constituído por fibra, esponja, carvão activo e um outro produto castanho que agora n sei o nome. Pois bem, vem tudo muito bem "emprateleirado" num compartimento. Numa prateleira ao lado, dentro da biobox, vem uma bomba, cujo caudal é de 300L/h. Está sempre a funcionar.
A minha dúvida agora é esta: bomba e filtro são inseparáveis? No caso desta Biobox, é a bomba ao lado que faz os filtros funcionarem? É que eu noto que ao pôr comida, alguns flocos colam-se às paredes do filtro, como se estivessem a ser sugados (pela bomba, digo eu).
Isto tudo porquê? Porque o filtro interno rouba muito espaço ao aquário e tenho "namorado" um aquaball 60, que dizem fazer maravilhas num aquário com a litragem do meu. Parece até ser fantástico a deixar a água cristalina. Para além do espaço que iría poupar, esteticamente ficaria mais apresentável. Apesar de tb ser um sistema bomba e filtro tudo junto, o célere da minha questão é este: eu posso ter as duas coisas em separado? Uma bomba num canto do aquário e um filtro no outro? A bomba é crucial para haver oxigenação na água, correcto?
Obrigado pela vossa longa leitura :)
Publicado:

boas

se vais pôr o aquaball , não precisas da bomba para nada.

a biobox só funciona com a bomba , se a bomba nao existisse , a agua não circulava dentro da biobox.

basta que ponhas a saida do aquaball ao nivel da coluna de agua , e assim obteres movimento á tona de agua para fazer oxigenação.

cumps

• Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

boas

se vais pôr o aquaball , não precisas da bomba para nada.

a biobox só funciona com a bomba , se a bomba nao existisse , a agua não circulava dentro da biobox.

basta que ponhas a saida do aquaball ao nivel da coluna de agua , e assim obteres movimento á tona de agua para fazer oxigenação.

cumps

Obrigado rpc!

Só mais uma questão: Vi que o compartimento filtro do aquaball é reduzido só me permitindo colocar um tipo de filtro.

Uma vez que tenho a Biobox com 4 coisas distintas, isso não irá interferir na qualidade do aquário actualmente?

E não querendo abusar...o que poderei colocar no filtro do aquaball?

Obrigado mais uma vez!

Publicado:

penso que as matérias filtrantes que tens na biobox serão suficientes.

quanto ao aquaball podes pôr ceramicas , lã filtrante ou ate esponja , depende do objectivo da filtragem.

penso que ceramicas e lã no topo será o ideal.

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado: (editado)

penso que as matérias filtrantes que tens na biobox serão suficientes.

quanto ao aquaball podes pôr ceramicas , lã filtrante ou ate esponja , depende do objectivo da filtragem.

penso que ceramicas e lã no topo será o ideal.

cumps

Lá está...é aí que vem a minha confusão.

A biobox leva 4 "cartuchos" de filtros distintos, que não caberão no aquaball.

Tenho lido bastante que o carvão activo é muito importante, mas tb já tenho lido quem não goste.

Mas se dizes q cerâmica e lã é bom, será isso que irei fazer :)

Mas 1º ainda tenho q descobrir como arrancar a biobox do vidro. Acho que aquilo está mesmo colado!

Obrigado + 1 vez

Editado por hautamaki
Publicado:

o carvão so se deve usar quando fazes um tratamento.

o melhor que tens a fazer é comprar novas matérias.

para aproveitares essas , terias de partir as caixinhas onde elas vêm , mas sinceramente essas matérias não têm grande qualidade.

é preferivel comprares lã filtrante ou esponja e umas ceramicas.

fica-te barato e ficas bem servido.

• Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

para aproveitares essas , terias de partir as caixinhas onde elas vêm , mas sinceramente essas matérias não têm grande qualidade.

Muito obrigado!

Fiquei esclarecido!

Publicado:

O aquario é tapado? Não consegues antes meter um filtro de cascata ou um mini filtro externo?

O aquario é tapado? Não consegues antes meter um filtro de cascata ou um mini filtro externo?

Olá Ervilhita!

Sim, o aquário é tapado.

É um aquatlantic Bermudes 60

Publicado:

podes é em vez das ceramicas , por essas tais bolinhas castanhas que tens na biobox.

partes a caixinha onde elas vêm e põe no fundo do aquaball.

• Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

podes é em vez das ceramicas , por essas tais bolinhas castanhas que tens na biobox.

partes a caixinha onde elas vêm e põe no fundo do aquaball.

Por acaso já me tinha ocorrido :D Obrigado pela dica que assim, evitou com que fosse perguntar de seguida.

Já pensaste em colocar um resun Cy 20, que arranjas por 25€, e é externo

Ervilhita,

A questão do filtro ser externo deve-se apenas ao facto de ganharmos mais espaço no aquário?

Publicado:

Varios beneficios:

Mais sitio para materiais filtrantes,

Nao ocupa espaço

Visualmente é mais agradavel

E sempre que queres limpar o filtro interno manda cá para fora muito lixo, com o externo isso nao acontece

A diferença de preço deve ser pouca

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues