yen Publicado Novembro 15, 2003 Publicado Novembro 15, 2003 oi, eu sou novo nisto, e gostaria saber as vossas opinioes sobre o aquario q tenciono montar. Antes de mais, o objectivo eh por peixes palhaços, Yellow Tang, alguma rocha viva e os corais e invertebrados mais faceis de manter. -aquario 80*35*40 -calha da arcadia 80cm T8 18W Marine White e T8 18W Actinic Blue -Berlin Air lift 60 (escumador) com uma bomba de ar de 150l/h e difusor de madeira -Eheim 2211 -Eheim Compact 600l/h -Jager TS RH 100W ok, preciso q me deem dicas sobre os tipos de Media Filter para o filtro externo, e se com este hardware consigo manter: 1 Yellow Hawaiian Tang, 4 True Percula Clownfish, Darf Feather Duster, Pumping Xenia, Toadstool Mushroom Leather Coral, Shaving Brush Plant, Rose Bulb Anemone ou Carpet Anemone, e claro rocha viva, e outras. Eu na quero enxer mto o aquario, mas quero q fique bonito Já li que eh bastante importante a sump num aquario de agua salgada, eu tb pensei nisso mas era so para uma questao de estetica para esconder o escumador, mas aki vai uma imagem com o projecto sump q tava a magicar, axo q eh possivel, mas nunca se sabe lol epah, tb queria saber o q eh melhor para agua salgada, 1 canister filter e 1 poerhead ou mesmo 2 filtros externos (canister filter) obrigadão [/img]
JP Publicado: Novembro 16, 2003 Publicado: Novembro 16, 2003 oi yen, não percebo muito de agua salgada, mas já sei que te vão dizer para não usares os filtros externos, pois estes tem tendencia a criar nitratos e os corais n se dão muito bem com isso!... A marca do aquecedor parece que é do melhor que há! Quanto ao resto tem de ser o pessoal que percebe mais disto, espero ter ajudado alguma coisa...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 16, 2003 Publicado: Novembro 16, 2003 Olá, Ao contrário do que disse o JP eu uso filtros externos e não tenho problemas de nitratos. Esta é uma falsa questão, uma vez que se não existirem nitritos no sistema estes não vão se transformar em nitratos e o mesmo acontece com a amónia. Basicamente o que quero dizer é que num sistema equilibrado podem colocar-se qualquer tipo de filtros. Eu tenho um filtro externo onde coloco o carvão activado e o resto está completo com matéria porosa da Eheim. Em relação ao teu setup não vejo nada de errado. Apenas tenho uma duvida em relação ao que tens dentro do aqua desenhado a azul! O que é??? Acho que a bomba de retorno é muito fraca. Deves colocar bombas de criculação de água dentro do aqua prefazendo em conjunto com a bomba de retorno o equivalente a 20x o volume de água do aqua. Podes aproveitar a sump para fazeres um refúgio (apenas numa das secções) Atenção que as carpetes precisam de muita luz...
yen Publicado: Novembro 16, 2003 Autor Publicado: Novembro 16, 2003 akilo q ta dentro do aquario eh um tubo pvc de fundo fexado, com uma saida la em baixo q faz tipo sifao para o sump/refugio, o q se passa eh q eu na quero furar o aquario, e desta forma axo q csg uma maneira estavel de movimentar a agua e de a mandar para a sump. A estrutura eh parecida com os tubos pvc q se encontram em muuitos aquarios furados, porem o meu nao está, logo o tubo tem fundo fexado e faz sifao para fora da sump por esse "overflow" inventado ah pressa LOL Pá deem as vossas opinioes, pois pode nao funcionar lol... E o refugio nem eh mal pensado, ate ja fiz um esquema com um, eh num aquario de 60*30*30 com 3 divisorias, na 1ª irei por 2 skimmers airlift 60, na segunda o refugio, e na 3º a bomba de retorno Agora tenho aki outras duvidas, qual será a potencia da bomba de retorno?? teoricamente a agua q cair para dentro do tubo pvc eh a agua em excesso e a q irá ser puxada, por isso, concluo q a potencia nao interessa pois ele so manda a agua q cai em excesso para dentro do tubo estilo "overflow" (correct me if im wrong ) A outra duvida eh em relacao ao refugio, pois q estilo e tipo de macroalgas e/ou rocha viva deverei colocar la dentro? E ainda mais uma questao, dizias tu DLopes q tera q ter 20x de fluxo a litragem do aquario neh? entao e se eu tiver uma bomba de retorno da eheim 1250 q faz 1200l/h, axas q com essa e com a powerhead de 600l/h dentro do aquario fico bem servido??? para nao falar dos 300l/h q o filtro externo faz. lol soh mais uma coisa, o q será melhor? 2 miniflotors cada uma com uma air pump de 150l/h ou um midiflotor com uma airpump de 250l/h, visto q se fizer com sump/refugio aumento o volume de agua para 160 litros, ou ele aguenta-se so cum uma miniflotor com a de 150l/h? Um abraço, e obrigado.
Marco Madeira Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Oi... não uses filtro externo.... para alem dos problemas já imensamente tratados aqui em tópicos e reconhecidos internacionalmente atraves de experiencias é apenas uma maneira de gastares dinheiro !! Este tipo de discussão já foi imensamente tratado aqui, mas volto a frisar que não é necessario qualquer tipo de filtro em aquarios de reef. Já se deixou de usar internacionalmente á seculos mas em Portugal quer as lojas quer muitos aquariofilistas continuam a querer passar a "receita" da água doce para a água salgada de reef quando não tem nada a ver !! Diogo, se sabes que já não é um método indicado e usado, porque continuas a aconselhar esse tipo de filtragem para as pessoas que querem iniciar no hobby?! não á duvida que no teu sistema funcionou e não tens problemas, mas recordo que no teu sistemas tens 100 Kg de rocha viva... Ao contrário do que disse o JP eu uso filtros externos e não tenho problemas de nitratos. Esta é uma falsa questão, uma vez que se não existirem nitritos no sistema estes não vão se transformar em nitratos e o mesmo acontece com a amónia. Basicamente o que quero dizer é que num sistema equilibrado podem colocar-se qualquer tipo de filtros. Não é uma falsa questão !! já foi provado imensas e imensas vezes em varios sistemas e aquarios que os secos humidos causam nitratos... não á volta a dar!! Por outro lado, devo lembrar que os nitratos não entram no sistema só pelo ciclo amonia/nitrito/nitrato... mas também podem entrar pelo tipo de comida ou tipo de água usada ou simplesmente a partir do momento que o sistema não consiga processar o bioload do aquario... Diogo, Sergio, Zé, Nelson, Manklit, Ricardo Calado, Rui e outros... mostrem-me um aquario que seja que nas ultimas edições do aquario do mês da Reefkeeping ou da Advanceaquarist que use qualquer tipo de filtro externo/interno/seco humido ??!!!... a tendencia até é para deixar-se de usar escumador !! e apenas usar métodos naturais de refugios e de TPA´s... mas isso claro para aquarios equilibrados e com aquariofilistas com muita experiencia... Yen, o meu conselho é que uses e abuses em rocha viva e substracto como melhor filtro para sustentar todo o teu aquario e claro um escumador.... Abraço...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Olá Marco, Não querendo ser teimoso, e apesar de concordar contigo na teoria, o que acontece na prática é que sem o filtro externo (que não é um seco húmido ao contrário do que dizes) a água não se apresenta tão cristalina! No filtro externo, que serve essencialmente para colocar o carvão activado e movimentar a água, não tenho algodão e por isso não será prejudicial para a vida microscópica do aqua, não existindo, assim a concentração de zooplancton no filtro. O que acontece é que a água simplesmente passa pelo filtro como que de uma Sump se trata-se e por isso (além da quantidade de rocha viva) não tenho nitratos no aquário.
Marco Madeira Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Oi Diogo... Não querendo ser teimoso, e apesar de concordar contigo na teoria, o que acontece na prática é que sem o filtro externo (que não é um seco húmido ao contrário do que dizes) a água não se apresenta tão cristalina!isso porque usas lá carvão... sem duvida que tens razão, já que a tendencia do carvão é para clarificar a água após a limpeza de quimicos e fenois da água... eu sei que não é um seco-humido.... apenas o usas para o carvão e circulação... estava a falar do uso deles no geral e não no teu em particular... No filtro externo, que serve essencialmente para colocar o carvão activado e movimentar a água, não tenho algodão e por isso não será prejudicial para a vida microscópica do aqua, não existindo, assim a concentração de zooplancton no filtro. nunca coloquei isso em questão... pelo menos neste tópico. Abraço...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 17, 2003 Publicado: Novembro 17, 2003 Olá Marco, Eu comecei a colocar o carvão no filtro exterior pois quando o colocava na sump o resultado simplesmente não era satisfatório. É muito complicado fazer com que a água passe pelo carvão de uma forma eficaz! Desculpa ter misturado o assunto da vida microscópica, mas como tinha acabado de ler o outro tópico fiz confusão...!!! Abraço, Diogo
yen Publicado: Novembro 17, 2003 Autor Publicado: Novembro 17, 2003 olhem , obrigado pela ajuda, mas tb ja me tinham aconcelhado a usar no filtro externo ou carvao activado ou resinas por isso axo q eh um assunto morto agora eh q vem o quebra cabeças LOL vai tudo ficar com os pes em bico com esta pergunta AHAAHAH, .... TAO PRONTOS??!!?!?!?!? entao aki vai xouriço! :Q: Alguem se lembrou de por rocha viva dentro dos filtros externos?!?!? lol, eh assim eu na sei se dah, e agora q penso nisso axo q ate seria eficaz pois dizem q a rocha viva na tem muitos requesitos de luz, agora o maior problema seria a fracturaçao e degradacao da rocha q iria mais tarde ou mais cedo estragar o motor do filtro externo. Agora outra pergunta interessante, e agradecia q respondessem sinceramente, o travamento ao meio com vidro num aquario vai influenciar na luz q os corais recebem???
nplima Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 ola akilo q ta dentro do aquario eh um tubo pvc de fundo fexado, com uma saida la em baixo q faz tipo sifao para o sump/refugio, o q se passa eh q eu na quero furar o aquario, e desta forma axo q csg uma maneira estavel de movimentar a agua e de a mandar para a sump. A estrutura eh parecida com os tubos pvc q se encontram em muuitos aquarios furados, porem o meu nao está, logo o tubo tem fundo fexado e faz sifao para fora da sump por esse "overflow" inventado ah pressa LOL ora bem, quando o tubo vermelho vai acima e vai abaixo o sifão não é interrompido*, mas tenho a certeza que a água não circula a uma velocidade muito acentuada... nessas circunstancias, se a coisa for mal calculada, pode haver momentos em que a bomba do sump empurra mais agua para cima do que aquela que cai para dentro do sump. resultado: CHUÁAAAAAAAAAAAA! agua na carpete! ou entao, a bomba no sump pode deixar de estar submersa porque ja empurrou toda a agua do sump para o tanque principal... por essa razão, creio que é mais recomendavel adquirir um overflow daqueles que se penduram do lado de fora do aquario.. ja vi por ai um desenho disso, embora nunca tenha usao sumps nem overflows... * - se o tubo de pvc for apertado acidentalmente, pode acontecer o fluxo reduzir ainda mais e o sifao se perder. alguem comenta?
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Diogo, Sergio, Zé, Nelson, Manklit, Ricardo Calado, Rui e outros... mostrem-me um aquario que seja que nas ultimas edições do aquario do mês da Reefkeeping ou da Advanceaquarist que use qualquer tipo de filtro externo/interno/seco humido ??!!!... Ó marco, não me incluas nesse barco!! Há 7 ou 8 anos atrás comprei um eheim 2227 (seco-humido) também devido à falta de informação. Depois consegui pôr as mãos na FAMA e na AFM e pus o filtro de lado. Hoje em dia acho imcompreensivel o uso desses filtros até porque a quantidade de info disponivel é tão grande, e os exemplos de aquários mantidos com sucesso sem esses filtros também, que não encontro uma razão lógica para o seu uso. Há anos que nos outros países os deixaram de usar. Não foi de um dia para o outro e não foi só por que era moda. Houve muita gente a fazer experiências nesse sentido e o resultado foi o que se vê nas fotos magníficas que aparecem por aí. Para quê gastar 100 ou 200eur num aparelho que é completamente indispensável??? Não percebo. Diogo, é verdade o que o marco diz, tu tens mais de 100kg de rocha num aqua de 300L. Além disso tens uma boa camada de areão. O carvão podes utilizar num pequeno filtro interno (de menos caudal) na sump. Não vale a pena utilizar um filtro muito potente até porque retiras depressa demais alguns compostos que podem ser absorvidos pelos corais. No meu primeiro aqua usei carvão num saco de nylon na sump numa zona de grande movimento de água. Era o suficiente para manter a água limpa. Além disso, se fazes TPA's semanais o uso de carvão pode até nem se justificar, mas isso é uma questão que deve ser vista caso a caso, na minha opinião. Há aquas que se dão muityo bem sem carvão e outros que se dão bem com carvão... Mais vale investir o dinheiro de um seco humido em rocha viva de boa qualidade. Se já têm rocha e querem gastar o dinheiro, mandem-me uma MP que eu dou-vos o meu NIB manklit Aluga-se este espaço.
Ricardo Calado Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Olá a todos Marco concordo 110% contigo. A minha "mania" das biobolas e dos secos-húmidos está relacionada com a minha actividade na aquacultura. Pensam que as aquaculturas de palhaços, Pseudochromis e afins usam rocha viva??? Secos-húmidos e bem grandes. Quem já teve a sorte de ir à TMC (ou ver fotos das instalações) não vê por lá rocha viva... mas biobolas são mais que muitas Quando falamos em milhares de litros de água é impossível (economicamente falando) usar rocha viva. Mas num aqua de recife venha ela aos kilos e barata Abraços RCalado
Marco Madeira Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Oi... Peço desculpa a todos os que mencionei neste paragrafo excepto ao Diogo he he he..... Diogo, Sergio, Zé, Nelson, Manklit, Ricardo Calado, Rui e outros... mostrem-me um aquario que seja que nas ultimas edições do aquario do mês da Reefkeeping ou da Advanceaquarist que use qualquer tipo de filtro externo/interno/seco humido ??!!!... a tendencia até é para deixar-se de usar escumador !! e apenas usar métodos naturais de refugios e de TPA´s... fui mal interpretado... e a culpa foi do meu Português... quando mencionei os vossos nomes nesse paragrafo apenas queria a vossa opinião sobre o assunto.... eu sei que os nomes que mencionei não usam e nem defendem esse tipo de filtragem... eu que não me expliquei bem e apenas queria um comentário. Ricardo, também concordo contigo a 110%... claro que para sistemas desses não existe qualquer tipo de comparação e já tinhamos falado sobre isso... lembras-te quando fui aí á guia....??!! aliás este tipo de posição apenas defendo quando se trata de REEF.. para aquarios apenas de peixes o uso de bioballs até dá resultado porque a nitrificação é excelente... Manklit, eu também já sabia a tua opinião...!! já falamos sobre isso também... peço desculpa mais uma vez, já que não consegui colocar no tópico o que pretendia... Abraço...
yen Publicado: Novembro 18, 2003 Autor Publicado: Novembro 18, 2003 pessoal, eu na quero criticar ng e tb na quero q fiquem zangados uns com uns outros, eu apenas pedi a opiniao ao pessoal, e respeito essa opiniao . Agora queria so exclarecer uma coisa, vou por filtros externos pk os tenho, e pk tive a pensar q não csg por uma sump, assim deste modo vou usar os filtros para movimentaçao da agua em vez de usar as powerheads dentro do aquario q por sua vez não sao muito estéticas Agora a pergunta q quero fazer eh apenas para aqueles q defendem e q usam os filtros externos em agua salgada, assim ng se xateia - Vou usar Carvao activado e Resinas, posso tb usar cerâmica porosa??? No Aquario tb vou por plantas e rocha viva, e queria saber se posso tb por filtraçao mecanica dentro dos canisters obrigado
Diogo Lopes Publicado: Novembro 18, 2003 Publicado: Novembro 18, 2003 Olá Yen, pessoal, eu na quero criticar ng e tb na quero q fiquem zangados uns com uns outros, eu apenas pedi a opiniao ao pessoal, e respeito essa opiniaoEstá descansado que esta discussão é e sempre será saudável! Conhecemo-nos a todos (a maior parte pessoalmente) e portanto não tenhas problemas de expor as tuas questões, pois todos vamos opinar sobre o assunto e das mais diversas formas e feitios. Costumo dizer que não há verdades absolutas (alguns não gostam desta frase !!!), no entanto há factos que são inegáveis. O facto de eu ter uma forma diferente de ver as coisas em relação ao Marco, não faz com que fiquemos chateados! Vou usar Carvao activado e Resinas, posso tb usar cerâmica porosa??? No Aquario tb vou por plantas e rocha viva, e queria saber se posso tb por filtraçao mecanica dentro dos canisters Na minha opinião podes usar cerâmica porosa mas não deves fazer filtração mecânica, pois ela, como já foi referenciado vai provocar a morte a muitas formas de vida microscópica benéficas para o aquário (como por exemplo o Zooplancton) As plantas que te referes devem ser Macro Algas
yen Publicado: Novembro 18, 2003 Autor Publicado: Novembro 18, 2003 oi, Diogo, olha nao me parece q sejam macro algas, sao mesmo plantas, e sao muito bonitas, deixa por aki o link http://www.liveaquaria.com/product/prod_Di...=26&pCatId=1478 lol tou mesmo a ver q agora vai tudo ah procura destas plantas só mais umas questões e espero q sejam as questoes finais, agora vou tentar ser mais especifico nas materias filtrantes: qto ao carvao activado axo q isso na ah duvidas, será tudo ou quase tudo a mesma coisa, agora tou farto de ouvir falar em resinas e nem sei o q eh!! lol , nem as marcas nem o q faz, nem o aspecto delas ou $$ e o q queria mesmo, mesmo muito saber era mesmo os nomes das materias filtrantes recomentadas e marcas (se nao for pedir muito)
Diogo Lopes Publicado: Novembro 19, 2003 Publicado: Novembro 19, 2003 oi, Diogo, olha nao me parece q sejam macro algas, sao mesmo plantas, e sao muito bonitas, deixa por aki o linkSim realmente são bonitas, mas a questão é: onde pretendes adquiri-las? qto ao carvao activado axo q isso na ah duvidas, será tudo ou quase tudo a mesma coisa Ao contrário do que dizes o carvão activado não é todo igual! Existem muitas marcas e preços diversificados, mas importante é escolher um que seja efectivamente muito poroso e livre de fosfatos. agora tou farto de ouvir falar em resinas e nem sei o q eh!! lol , nem as marcas nem o q faz, nem o aspecto delas ou $$ e o q queria mesmo, mesmo muito saber era mesmo os nomes das materias filtrantes recomentadas e marcas (se nao for pedir muito) Olha, em termos de resinas, embora não sendo essenciais, posso te aconcelhar uma resina anti-fosfatos (PhosGuard da Seachem ou o Phosphate Sponge da Kent). Há quem use o Chemi Pure aparentemente com bons resultados (eu nunca usei!)
yen Publicado: Novembro 19, 2003 Autor Publicado: Novembro 19, 2003 oi, agradeço desde ja toda a ajuda q teem dado e agora falta so por os pontos nos iis eheheh entao vamos la ver a resina pode ser esta da kent, eh cara para burros lol 1- Kent Organics Adsorption Resin 2- Seachem PhosGuard qto aos nitratos e amonia na sei se deva por alguma coisa .... mas o q dizem disto??? 3- Seachem Purigen ***** POSSIBILIDADE DE AUMENTAR REDOX 4- Seachem de*nitrate **** FORA DE QUESTAO e finalmente vamos falar do carvao activado, e podemos ate ficar pela mesma marca "qdo se ganha nao se mexe na equipa" ehehe 5- Seachem SeaGel **** mistura do MatrixCarbon com o PhosGuard 6- Seachem MatrixCarbon Diogo tu q conheces a Seachem e q usas, podes recomendar estes produtos?? ou em parte alguns deles pa, em principio nao vou por de tudo, mas tenho q encer 5 litros de canister com qq coisa lol. Tive a analisar os produtos e o Seagel da Seachem parece bom tem as resinas e carvao activados misturados, ou seja podia enxer os filtros so com isto, axam boa ideia?? já agora, oq entendem por filtracao mecanica e biologia?? Biologia deduzo q seja a utilizacao de bioballs e pedras porosas para a fixação de bacterias desnitrificantes, mas esse nao eh o objectivo do substrato vivo??? Isto eh não será a mesma coisa?? Pelo q concluo e pelo q ja li no forum a filtraçao biologica vai ser deixada de parte vou deixar isso para as roxas vivas e substrato vivo. Agora na filtração mecanica eh q tenho q esclarecer o q eh?? ate q ponto deixa de ser mecânica e passa a biologica. Será q devo usar lã de vidro, tubos de cerâmica e esponjas?? ehehehe sou uma caixinha de duvidas, fasso vos a vida negra lol
Visitante Publicado: Novembro 19, 2003 Publicado: Novembro 19, 2003 Sou da opinião do Marco Madeira, o coração de um aquário de recife é a Rocha viva e o escumador, esses filtros matam muita vida útil no aquario! Ao inicio tambem cometi esse erro... não tentem complicar o q é simples um aquario estabiliza ao longo do tempo, temos que ser pacientes. Já tenho o meu montado à meio ano e só agora vou começar a introduzir corais. Como já alguem disse, com o dinheiro do filtro compra mais alguns kilitos de rocha viva, o que é sempre um bom investimento! Não quero com isto contradizer o Diogo, cada caso é um caso, não existe nenhuma formula a seguir para ser bem sucedido. É apenas a opinião da ainda curta experiência que tenho
Marco Madeira Publicado: Novembro 19, 2003 Publicado: Novembro 19, 2003 Oi Yen... O Diogo tem razão... aqui ninguem se chateia!!... somos todos bons amigos e apenas trocamos os nossos pontos de vista... talvês a minha msg é que te pareceu um pouco "agressiva", mas isto é porque já falámos sobre este tipo de assunto várias vezes.... continuando... em relação ao teu sistema. Podes por o que quiseres dentro do filtro externo, apenas te garanto que é dinheiro mal gasto!! e não estou a dizer que não resulta... apenas passas a depender de resina anti isto e resina anti aquilo e anti isto e anti aquilo.... vais gastar muito dinheiro e continuarás a gastar cada vez que as resinas e os anti-qualquer coisa se gastarem e tiveres que os substituir... rocha, substracto e escumador.... mais nada! se usares filtros usa-os para movimentação e no maximo carvão mas só de vez em quando.... quanto aos tipos de filtração.... tens filtração mecanica, quimica e biologica. A biologica é feita através de rocha viva, do sustracto, bioballs etc... A quimica são os anti fosfatos e anti nitratos e outros do genero... A mecanica são as esponjas, lâ de vidro, enfim, tudo o que remove as particulas e pequenos solidos que andam na água... vida negra não.... estamos cá é para isso !! ... Abraço...
yen Publicado: Novembro 23, 2003 Autor Publicado: Novembro 23, 2003 oki ppl entao ta decidido aki vai o setup 80*35*40 2*T8 18W (se calhar tento por uma T5 10000K no meio e as outras duas T8 ficam com actinic) eheim 2213 440l/h externo com Sera Siporax 1L + 100ml AB aqualine Antiphos + 100 ml eheim Carvao activado - deixo o setup permanente ate a cor da agua ficar suja ai mudo a resina e o carvao, mas o siporax fica sempre eheim Powerhead 1212 600l/h Aquamedic Miniflotor com air pump 100l/h jager Ts Rh 150 W so para avisar quem quiser comprar o mesmo eu vou gastar no total 300 € nao sei se eh muito mas so o aquario sao 100€ ainda estou ah espera dele Um grande abraço ao ppl aki do forum e obrigado pela ajuda
Marco Madeira Publicado: Novembro 24, 2003 Publicado: Novembro 24, 2003 Oi... Em vez das T8 poruqe não colocas todas T5 ? São muito melhores, se calhar vale a pena a diferença... Não usava o filtro, mas já vi que estás decidido... A circulação está insuficiente, muito fraca... colocava algo em torno de 2000 litros hora... Boa sorte para a montagem... Abraço...
yen Publicado: Novembro 24, 2003 Autor Publicado: Novembro 24, 2003 Marco em relação ahs T8 eh pk vou comprar uma calha de 80cm com duas lampadas incluidas por 60 euros, nao sei se eh muito e depois tvx estude a possibilidade de colocar uma t5 la no meio lol numa da brincadeira :D em relaçao ao filtro por acaso ate era preferivel ter 2/3 powerheads ainda tenho q pensar bem nisso, ja agora o melhor q consigo arranjar eh 20 euros pela aquaball 1212 650l/h se souberes de uma melhorxita e mais baratuxa agradecia :D O facto de possuir um filtro externo ate me facilita na limpeza da agua com a utilizacao de carvao activado e resinas antiphosphatos. Caso souberes de outra maneira de limpar a agua para ficar cristalina sem estes produtos era mto bom, alias poupo $$ se usar apenas 2 powerheads pois na gasto nessas materias filtrantes nem no filtro externo, mas no final de conta agua cristalina sabe sempre bem
Visitante Publicado: Novembro 30, 2003 Publicado: Novembro 30, 2003 boas! tb sou novato nisto e yen , tenho 1 aqario qase c as tuas dimensoes e tb o qero montar pa agua salgada. vou segir c atençao os teus desenvolvimentos pa ver se tudo te sai bem. perdoa-me a expressao mas vais ser a minha cobaia. lol! so avanço c o meu depois d ver se td t correu bem. asim evito de gastar dinheiro de modo imprudente. em relaçao aos outros mais rodados no assunto, tenho 1 aqario c as dimensoes 80c*50a*40p. q materiais deverei comprar para inicia-lo visto q ainda so tenho o aquario em si (vidro). li q so o escumador, rocha viva e uma boa iluminaçao seria o ideal. q produtos deva comprar? por favor ajudem-me pois so tenho experiencia de reproduçao de 6 anos de ciclideos e qero mesmo começar c 1aqario c palhaços.
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 30, 2003 Publicado: Novembro 30, 2003 Precisas de rocha viva, 30 ou 40kg seria o ideal. Se não quiseres gastar tanto na rocha podes comprar 20 ou 30kg de rocha aquaconnect e o resto em rocha viva. Precisas também de um escumador e de boa iluminação. No teu caso 150W HQI seria excelente. Se quiseres corais com cores vivas, põe uma lâmpada 14000K da aquaconnect (performmance). Precisas de um aquecedor e um termómetro, um densimetro para medires a salinidade da água, uma osmose inversa ou algo semelhante que produza água pura e sal. 8 kg chegam para encher o aqua. Precisas também de hidróxido de cálcio (pó) para misturar com água de osmose e ir adicionando gota a gota no aquário de forma a repôr a água que se evapora. Podes usar um dispositivo intra-venoso como os que se usam nos hospitais para administrar soro por ex. Por fim só faltam umas bombas para fazer circular a água no interior do aquário. Duas no mínimo e com um caudal 20X superior ao volume total do aqua. Se usares reservatório (sump-altamente aconselhável), precisas ainda de uma bomba que eleve a água para o aquário principal. Ah já me esquecia, podes colocar também no fundo uma fina camada de areia, aragamax por ex. Na minha opinião não deves usar um DSB (deep sand bed) que é como quem diz, uma camada de areão de 8cm ou mais. Mas isto já são contas de outro rosário. manklit Aluga-se este espaço.
Recommended Posts