Visitante Publicado Novembro 15, 2003 Publicado Novembro 15, 2003 morreu o meu PLECO!!! adorava o peixe, foi o 2º a morrer, já que aqui à 2 semanas, mais ou menos, morreu um cory que tinha comprado, muito pequenino, mas que não aparentava grande saúde... agora o PLECO??? ele estava aparentemente tão bem! de vez em quando lá ia ele nadar um bocadinho, colava-se no vidro, nas folhas das minhas "saururus", no tronco (adorava o tronco), no areão... enfim, adorava vê-lo nadar, quando as suas barbatanas abriam, e ele com aqueles movimentos suaves lá ia nadando de um lado para o outro... tava tudo bem, ele não se metia com ninguém, nem o contrário acontecia... de vez em quando via que ele estava a comer algas... raramente o vi foi a comer a comida que eu metia no aqua. Mesmo os "comprimidos" que de vez em quando meto. Bom, na verdade só comecei a meter esses comprimidos à pouco tempo, se calhar o pleco não se alimentava como deve de ser. Seja como for, quando cheguei a casa na 4ª feira passada, estava ele no areão, mas ao contrário... no dia passado estava tudo bem!!! o que aconteceu??? em relação à amónia/ nitritos/ nitratos, tenho de comprar esses kits k inda ñ tenho, mas faço trocas, no máximo de 10 em 10 dias, de 10 litros de água. e se os outros peixes aparentam muita vivacidade, tudo deve estar bem... Digam-me se isto é normal
anibal-mota Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 Olá Os plecos e as corys não gostam de mudanças bruscas de ph. Tens de fazer os testes à água para chegares a alguam conclusão, assim é dificil. Anibal Mota
JP Publicado: Novembro 20, 2003 Publicado: Novembro 20, 2003 pois... é como o anibal diz, sem esses testes fica dificil ajudar . Trocas de 10 L de água... sem saber o volume do aquario isso só por si tb n diz nada...
Visitante Publicado: Novembro 21, 2003 Publicado: Novembro 21, 2003 boas noites! o aqua tem 60 litros de agua... os testes, inda n comprei os nitritos... (isto de trabalhar e estudar... enfim...) mas desde o inicio que tenho o PH/ GH/ KH, e a conclusao que chego eh k a minha agua é alcalina, ronda os 7,4... mantem-se estavel, e os cory´s andam felizes da vida... tenho de comprar os nitritos, os nitratos, ou a amonia? brigado
JP Publicado: Novembro 21, 2003 Publicado: Novembro 21, 2003 olá wonderman as trocas de agua parecem bem, embora eu goste mais de fazer mudanças semanais... quanto aos testes, ter que comprar n tens... como n tens de compar o de ph/kh/gh... mas é altamente aconselhavel, porque eles poder dizer logo se tens algum problema ou se foram duas mortes ocasionais...
Visitante Publicado: Novembro 21, 2003 Publicado: Novembro 21, 2003 Caro wonderman em primeiro deixa-me dizer-te que é aconselhável comprares os testes de ph e nitritos e uma das marcas que te aconselho é jbl que é dos testes mais faceis de utilizar. Para a alcalinidade da tua agua aconselho-te o ph constante da seachem que te vai regular a água esteja ela alcalina ou ácida. Ñ mensionas-te o filtro que tens mas se tiveres um filtro de exterior aconselhável para o teu aquário já fica meio caminho andado e deixas de precisar de andar com essas mudanças parciais de água. A morte do teu plec pode realmente ter sido gerada pela falta de alimentação visto que só começas-te a dar pastilhas quaze na altura do acontecimento. Por agora faz esses testes e quando poderes mete outro plec porque é um dos peixes essenciais para o aquário. Comprimentos da Family-Zoo.
Visitante Publicado: Novembro 22, 2003 Publicado: Novembro 22, 2003 olá! em 1º lugar, obrigado pelas respostas. agora, em relação ao filtro, é interior (faz 400l/h, é o fluval 2 plus da hagen). o ph é constante, pelo menos é o que tenho reparado. talvez logo faça uns testes à água (ph/kh/gh) e depois vcs ajuda-me a analizar se realmente desta forma está tudo bem... ok? as pastinhas... realmente fui infeliz nisso... bom, na verdade não sabia que era tão importante, já que os cory´s, o synodontis e os c.a.chineses dourados estavam bem... o pleco, sim quero ter outro, porque acho que são LINDOS, mas estou com receio que morra... agora a parte negativa... MORREU A MINHA GUPPY GRAVIDA... bolas, estou a começar a stressar com isto... fui hoje à loja aqui da zona mas não tinham os testes de nitritos, mas será que é disso? está tudo aparentemente bem... e se for, as mudas de água devem resolver certo? já agora, a sifonagem é essencial? é que NUNCA FIZ, porque me disseram que as plantas alimentam-se dos restos que ficam no areão, e que também a sifonagem não é tão eficiente assim porque não retira todos os dejectos... obrigado
Visitante Publicado: Novembro 22, 2003 Publicado: Novembro 22, 2003 boas pessoal tive a fazer testes agora, vou fazer a muda de água daqui a pouco. PH= 7/ 7,2 (?? e eu que pensei que estivesse nos 7,4 ??) KH= 30mg/L (ppm) CaCO3 GH= 80mh/L (ppm) CaCO3 acho que o KH está baixissimo, certo? eu tenho uns "ACID BUFFERS" e uns "ALKALINE BUFFERS". alguem sabe como os usar??? (são da marca "WATERLIFE" vêm num teste de PH de 4 a 9 ( foi o meu 1º teste de ph, ñ sabia que haviam uns tão precisos como o meu agora da hagen ) na caixa deste produto, dizem que: "contém um tampão ácido (mín. 6. e um tampão alcalino (máx.8.3) (... ...) para variar o PH, adicionar 2 colheres cheias do tampão apropriado para cada 5 litros/ água. Testar p ph depois de 15mn". AGORA PERGUNTO EU: 2 colheres por cada 5 litros????? boooooolas, com uns frasquinhos tão pequeninos, e com 60 litros de água, tenho de por 12 colheres??? e já agora colheres de quê??? de SOPA ( )??? e depois, com as mudas de água, isto da capacidade de tampão vai-se perdendo certo??? p.s. ajudem-me a entender TODAS AS QUESTÕES LEVANTADAS, incluindo estes valores de KH/ GH. tenho as plantas a crescer/ multiplicarem-se, e pensei que estas fossem ajudar a estabilizar o sistema todo... gracias
JP Publicado: Novembro 22, 2003 Publicado: Novembro 22, 2003 OK vamos lá com calma, antes de mais nada diz-nos quais são as caracteristicas TODAS do teu aquario, volume, temperatura, população, ph, luz, data de montagem... enfim tudo o que souberes e te lembrares sobre ele! Uma dúvida, que tratamento fazes à água de reposição? Anti-cloro, periodo de descanço, etc... O teu filtro tem demasiado caudal para o aquario, no máximo costumam ter um caudal 5x superior o volume do aquario... o teu tem mais de 6x! Isto pode caudar algum desconforto aos peixes... Eu faço uma ligeira sifonagem todas as semanas, ou seja, com cada troca de água. Estou com a ideia que estás com vontade de usar quimicos no aquario, estes devem ser usados o minimo possivel, só mesmo quando é necessário! Testa o pH diariamente, se este não variar não precisas de aumentar o poder tampão da agua! ok? Se por ventura tiveres peixes que não se dão bem com esses valores, aí sim é necessário! FamilyZoo, e deixas de precisar de andar com essas mudanças parciais de água Desculpa mas não concordo com isso, por muito boa que seja a filtragem as TPA's (Tocas Parcias de Água) são sempre fundamentais!!!
Visitante Publicado: Novembro 24, 2003 Publicado: Novembro 24, 2003 Caro wonderman! Ñ faz mal estares a uzar os buffer`s mas esse prucedimento na minha opinião só deveria ser feito de vez em quando porque para maiores recepientes a waterlife só tem buffer de 6.5 para maiores como por exemplo ph de 7.0 tens a seachem, rena, etc. Ñ tinha reparado no caudal do teu filtro mas realmente é muito superior ao aconselhável visto que o mesmo deve ser na minha opinião apenas de 3X superior. Com os melhores comprimentos: Family-Zoo
Visitante Publicado: Novembro 26, 2003 Publicado: Novembro 26, 2003 ok então é assim: volume bruto=84 litros volume real=60 litros temperatura=26 graus população: - 2 guppy´s (1 macho 1 femea, a outra foi a tal que morreu) - 6 danios - 3 zebra e 3 leopardo (os meus primeiros e resistentes peixinhos) - 2 corydora (1 albino e outro malhado) - 1 synodontis - 2 c.a.chineses dourados - 2 molly´s (1 macho 1 femea) ph já mencionei luz: 1 aquaglo de 15 watts e 1 sunglo de 15 watts data de montagem: 26/09/2003 termostato de 100 watts (foi a unica coisa que eu troquei do KIT da hagen k comprei, pois vinha com um tronic de 50watt´s e o meu quarto é muuuito frio, portanto o de 100 watts porta-se lindamente) plantas: elódeas cabombas valisnerias saururus 1 tronco (BOOOOOOOOOOOOOOOOOLAS INDA NÃO DESCEU, MAS TÁ QUASE QUASE QUASE - isto é só um aparte, é que devo ter posto o tronco à 1 mes e meio, para aí ) que comprei na loja, na veterinária cá da zona que tinha lá uns troncos há já muuuuuito tempo e que me disse que podia demorar um pouco a descer (dias, semanas, MESES... ... ...) mas tá mm quase em relação à potencia do filtro, penso que está bem, alem disso posso regular o fluxo, mas os peixes estão aparentemente NADA stressados, aliás, alguns costumam ir passear até ao filtro, e esporadicamente ficam lá à frente do caudal a "curtir" a "onda" . não se nota mm nada que eles fiquem stressados ao passarem por lá, são muito calmos e parecem gostar... em relação aos quimicos... bom, se é mau meter fertilizante liquido para plantas de semana a semana, ou se é mau preparar a agua que vai entrar no aqua com 1 pouquito de AQUAPLUS da NUTRAFIN e 2 gotas de ph adjust para baixar, então uso... mas é mesmo so isso, procuro ter tudo o mais natural possivel, mas garantir boa agua para eles. alias, deixo a a repousar nos garrafoes +- 1 hora antes de a meter, e tiro-a um pouquito de nada do esquentador para não ir GELADA e ser um grande choque para eles
JP Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Oi parece tudo bem, só te aconselho a não comprares mais peixes nos próximos tempos para o aquario se estabilizar um bocadinho mais... Quanto ao tronco podes colar-lhe uma pedra com silicone para aquario que ele afundasse logo!
Recommended Posts