Recommended Posts

Publicado:

Olá,

Como só hoje entrei no Fórum, aqui vai a minha opinião (vale o que vale!!).

Iniciei o meu aquário de 300 litros com um Primz da Red Sea. O aquário estava constantemente com algas e o copo do escumador estava constantemente cheio.

Resolvi adquirir um escumador mais forte, e para o efeito optei por um Tunze, que é superdimensionado para o meu aquário (já pensando no futuro). Em conjunto com o novo escumador comprei um aparelho de Osmose Inversa, e passadas umas semanas a quantidade de algas no aquário diminuiu significativamente. Não posso garantir que tenha sido do escumador pois esta aquisição foi simultãnea e o resultado pode ser da OI.

A verdade é que a água do meu aquário está agora cristalina e que os corais apresentam melhorias significativas em termos de cor e tamanho.

No meu aquário tenho cerca de 100 kg de Rocha Viva e no entanto não era suficiente para equilibrar a água do aquário.

Resumindo, de acordo com a minha experiência o escumador é realmente uma peça essencial - e quanto maior e mais forte melhor...

Abraço,

Diogo

Publicado:

Oi Diogo...

Vou dar a minha opinião, porque acho que o problema não estaria no escumador.

É um pouco dificil teres 100Kg de rocha para um aquario de 300 litros e não teres bons resultados. Um aquario com 20% de rocha viva e um escumador tem condições para ser um aquario exemplar. O teu problema estaria ou na qualidade da rocha ou no excesso de nutrientes causado pelo tipo de água usada ou pelo sistema não estar ainda maduro, ou ainda alimentação excessiva.

Penso que poderiam ser varios os problemas que te poderiam causar algas, mas como tu proprio disseste, não podes ter essa certeza porque passaste a usar também OI. Quanto ao escumador, penso que cada vez mais é menos fundamental. Posso te mostrar muitos aquarios espetaculares sem qualquer escumador ou filtros, só a base de rocha, refugio e substracto.

Mas como já disse em msg anteriores, depende do ponto de vista da montagem, se está orientada aos equipamentos, ou se esta orientada ao controle natural. Ainda existem outros pontos de vista. O dos corais... existem corais que não gostam de água muito "limpa" como as gonioporas e existem corais como as acroporas que só gostam de água cristalina...

Abraço...

Publicado:

Olá Marco,

Nem quero pensar que o problema era da Rocha, pois como deves calcular, gastei uma fortuna... e como a comprei ao Victor Hugo (ainda na Hugodiscus), teria que me chatear com ele!!!

Penso que o problema não era efectivamente a rocha nem a maturação do aquário. Não excluo a hipótese de a alimentação excessiva poder ser a causa, pois depois de me aconselhar com alguns intitulados "experts", verifiquei que estava a dar comida a mais...

Vi o teu aquário na Aquamania e acabei de enviar para lá uma foto do meu. Temos que combinar um encontro para trocarmos algumas ideias... quem sabe no próximo fim-de-semana na loja do Victor!

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Oi,

Gostaria muito, mas vou entrar de ferias este fim de semana.... fica para quando voltar, ok...

A poucos dias estive lá á conversa com ele, e fui lá deixar umas xenias também.

Quanto á alimentação como fazes?? Quantas vezes e em que quantidade??

Mas, com esse escumador e tanta rocha podes alimentar á vontade agora, dificilmente terás problemas...

Que corais tens para troca?

Abraço...

Publicado:

Marco,

A partir da próxima semana vai ser mais complicado encontrarmo-nos pois vou enveredar pelo meu projecto mais importante... o nascimento da minha primeira filha (não vou ter tempo para mais nada!!!).

Continuamos em contacto pelo Fórum e via email.

Em relação às tuas perguntas, a alimentação é algo a que agora dou alguma importância. Ultimamente tenho alimentado os peixes com Krill, Artémia, Ovos de Lagosta, Mysis (não sei se está bem escrito) e de vez em quando uns flocos da Red Sea

Relativamente à periodicidade, neste momento dou comida aos peixes apenas 2 vezes por semana (um mix de tudo). Dou às anémonas de 15 em 15 dias miolo de camarão e para os corais apenas dou Reef Solution, que o Eduardo da Redfish me aconselhou, depois de visitar as instalações do Marine Center em Londres.

Corais para troca apenas tenho as Xénias que presumo que não te interessem!!!! Trabalho em Publicidade e normalmente não tenho muito tempo livre (hoje estou sem fazer nenhum!!). No entanto pretendo num futuro próximo tentar uns cortes nas ricordeas (tenho duas que realmente são muito bonitas e estão a reproduzir-se muito bem). Caso seja bem sucedido terei o maior prazer em dar-te uma ou duas mudas.

Vi numa das tuas mensagens, que por vezes quando vês um coral e achas muito caro colocas a hipótese de repartir os custos com outras pessoas. Se for o caso podes sempre contar comigo!!

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Oi...

Espero que corra tudo bem com o nascimento da tua filha. Os meus parabens !!!

Bem, quanto á alimentação é completamente diferente da que faço.

Alimento todos os dias 4 a 5 vezes em pequenas quantidades e sempre alimentos diferentes e explico-te porque. Os peixes tem um espaço muito pequeno reservado para o acumulo de alimento. Por isso é que mal comem muito ficam com a barriga muito grande e em alguns casos como nos peixes de água doce estes comem tamto que por vezes morrem por excesso de alimentação...

Ora, como sabes, os peixes de água salgada são bastantes espertos e alguns deles acabam por recusar comida após estarem muito cheios. Dai eu dar varias vezes mas em quantidades minimas de maneira a que a comida desapareça em 20 30 segundos. Assim tudo o que assimilam é processado e não existe desperdicio quer por parte do peixe, quer desperdicio para o aquario.

Quanto a variação, acredito que muito do sucesso em manter os peixes saudaveis está na variação da alimentação. Assim, desde flocos, granulados, congelados, alimentos vivos tento variar um pouco de tudo.

Os corais, nunca dei nada a nivel de suplementos. Como faço trocas de 10% semanais e com água natural, a maior parte das vezes recem colectada penso que acabam por apanhar muito zoo e phito plankton. Por vezes alimento com artemias ou camarão o meu open brain, bubble e yellow polips.

quanto ás ricordeas é muito facil. Podes remove-las com a mão, ou dar um pequeno corte e polas noutra pedra e já está. Se forem coloridas podemos fazer umas trocas, ok. Tenho green star polips, xenia e zonthos laranja e creme para troca. Vou começar a fazer mudas de finger leather também.

A questão da compra de corais não fui que a coloquei, foi o Zé, apenas disse estar interresado como tu em repartir a compra. Mas assiim que souber, digo qualquer coisa, ok...

Abraço...

Abraço...