Montagem de Mini-Reef

Malignum

Recommended Posts

Olá,

Ja à uns tempos que tenho andado a pensar fazer um mini-reef e acho que é desta...

Tenho andado a ler uns posts do pessoal cá do fórum que teve dúvidas que eu estou a ter e então gostaria de saber se percebi direito. O aqua em que irei fazer o Mini-reef será um com 53x33x30 (52 litros brutos).

A nivel de material estava a pensar adquirir o seguinte:

- 2 Powerheads de 500L/h

- cerca de 15 KG de rocha viva

- termostato de 100 W (é um que ja tenho da Tetra)

- densimetro e testes vários

Agora é que me surgem as duvidas... Gostaria de saber as vossas recomendações para um escumador, quantidade de areia e tipo desta, iluminação (se possivel com calha para encaixar no aquário, visto este não ter tampa) e mais algum material qu epossa estar em falta.

Andei a ver um montão de topicos, mas mesmo assim tenho as minhas duvidas quanto a isto de agua salgada, pelo que agradeço as vossas opiniões... :cry:

Desde já agradeço a ajuda.

Marco over and out.

Partilhar nas redes sociais

Para um volume desses não precisas de escumador desde que faças tocas semanais de uns 10% e não coloques mais do que 3 peixes pequenos...

Se não quiseres ter muito trabalho com trocas de água coloca ai um airlift 60 (redsea) ou um minifloater (aquamedic) que chega e sobra... :wink:

Iluminação já pensaste ?

Boa sorte !!

Abraço...

Olá, desde já agradeço a ajuda nisto .

Agora ando indeciso quanto a usar um aqua que referi no post inicial ou usar um aqua que tenho uns dicus jovens (112L)...

Quanto à iluminação tava a pensar em T5 ou T8, para qualquer um dos dois aquários... É sufeciente para manter anémonas e corais moles? Já ouvi dizer que sim, mas também que não...

Caso fosse a usar o aqua de 112 L tava a pensar arranjar um escumador Primz da Red Sea. Tenho ouvido dizer que é muito bom e apesar de ser para aquários maiores, funciona bem em aquários com cento e tal litros. Além do mais, a impressão que tenho após andar a ler posts sem fim cá do pessoal do fórum, é que mais vale ter um escumador que trabalhe a mais que a menos... :roll:

Quanto a peixes, mesmo para o aquário de 112 L não tava pensar ter mais que 3/4. Acho que água salgada tem mais coisas para oferecer, além dos Nemos e Doris :D

Àdias fui a uma loja pedir um orçamento para ter uma ideia de quanto precisaria para montar um aquário de água salgada... Para o de 56 L rondava 700 e tal euros e para o de 112L andava à volta de 1100 e tal euros. Está dentro do normal ou é caro?

A iluminação que me recomendavam era daquelas lâmpadas florescentes normais, mas acho que vale a pena investir numas T8... Basicamente o que custava mais era a RV, o que acaba por ser normal...

Obrigado pela ajuda

Marco

• 2 anos depois...
Para um volume desses não precisas de escumador desde que faças tocas semanais de uns 10% e não coloques mais do que 3 peixes pequenos...

Se não quiseres ter muito trabalho com trocas de água coloca ai um airlift 60 (redsea) ou um minifloater (aquamedic) que chega e sobra... ;)

Iluminação já pensaste ?

Boa sorte !!

Peço desculpa por usar este tópico mas tenho uma dúvida:

Eu também tenho um aqua com uns 54L reais e estou com ideias de fazer um mini-reef para poder iniciar-me nos salgados. Usando um escumador bom, de quanto em quanto tempo terei que fazer trocas de água? Para estes 54L não colocarei mais do que dois ocellaris, poucos eremitas e corais.

Obrigado e aguardo resposta.

Boas,

Marco, acrescentando só mais uma achega, Para esse volume de àgua, 15 kg de rocha viva, acho muito. Vais ficar com o aqua atulhado. Eu, apostaría em 10 kg. Assim, ficas com 20% de rocha em relação ao volume e, com mais espaço para meter corais.

Abraço,

Paulo

Eu coloquei 15kg no meu de 60cm, tive de tirar bastante e colocar na sump, o aqua ficava muito cheio.

Eu até dizia, coloca 5kg, vês o aspecto do layout e acrescentas mais RV a gosto. Deves chegar aos 10Kg do octopus ou perto disso.

• 4 semanas depois...

Olá!!!

Devido ao meu interesse por este assunto, ...

Será que alguem me poderá informar relativamente a todo o material necessario para montar um nano - reef de Recife de Coral? (e se possivel á frente de cada material o seu preço normal)

Agradeço a colaboração!!

Cristiano

"Na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma" Lavoisier

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!