Andre Miranda aP Publicado Julho 1, 2013 Publicado Julho 1, 2013 (editado) Boas Venho começar aqui, a colocar os passos da montagem deste aquário de agua salgada, sendo este tipo de aquário novidade para mim espero conseguir manter de uma forma conscienciosa, aquilo que se pretende... ou seja um habitat saudável ( para os peixes, corais e para a vista! ) O setup: Aquário: 70*60*60 = 252 Lts brutos Sump: 67*40*40 Escumador: BM Nac 7 Circulação: Tunze 6025 e ( tunze 6045 ainda a adquirir ) Retorno: Red Devil D2000 osmoregulador: TMC V2 auto top up ( 2 bóias ) Iluminação: 6*24w T5 Aquecimento: 2x 250w Quanto a rocha viva ainda não sei ao certo quantos kg's colocar, ainda vai depender do layout que ache mais agradável dentro destas medidas... Ficam umas fotos do que já tenho e espero colocar até ao inicio de Agosto já fotos do aquário cá em casa! A estrutura em ferro galvanizado com tubos de 3cm, coloquei um plástico protector para o chão, devido a ser madeira e não gostar muito de agua salgada. a Tunze 6025 a bomba de Retorno e o osmoregulador de duas bóias da TMC Para já é tudo, quando houver novidades venho postar Cumps! Editado Julho 1, 2013 por Andre Miranda aP Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Andre Miranda aP Publicado: Julho 14, 2013 Autor Publicado: Julho 14, 2013 (editado) Boa noite, ontem a tarde finalmente consegui arranjar forma de trazer o material para casa! :D mais em pulgas que isto é complicado encontrar.... Hoje vindo de Sesimbra já colhi 29Lt's de água para colocar a sump em funcionamento com o escumador a começar a trabalhar. Depois de uma limpeza muito suave na Sump, foi vez de colocar a agua e ligar alguns materiais! Deixo umas fotos do material Na caixa tenho alguma rocha morta que o Bruno me ofereceu e hoje passei mais uma vez na Aquahobbie e comprei 4Kg's de rocha morta para formar a "ilha grande" e começar a delinear o Layout Espero orientar isto o melhor possível! Cumps Editado Julho 14, 2013 por Andre Miranda aP Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Andre Correia Publicado: Julho 15, 2013 Publicado: Julho 15, 2013 Boas, fixe, tava a seguir mas no outro tópico, e tou à espera de ver o desenvolvimento e as fotos do layout. Não tenho agua salgada mas gosto de ir vendo, aprendendo e apreciando. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva. Abraços e boa sorte com isso Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 15, 2013 Autor Publicado: Julho 15, 2013 Boas André, muito obrigado por seguires! trago novidades, já tenho o aquario no lugar definitivo e +/- limpo. Ontem enchi a Sump com 20.5cm e hoje o escumador começa a fazer alguma espuma. Acho que vou começar a colocar o areão de coral e tentar agarrar a Rocha uma na outra para completar o layout. Para já ficam algumas com as coisas no lugar,(falta completar a Sump, quero colocar uma prateleira para agarrar a parte eléctrica e não deixar nada a jeito de se molhar...) agora é colocar a bomba de retorno, limpar as tubagens e arranjar o sistema de osmose, para colocar o osmoregulador no lugar. Cumps Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Andre Correia Publicado: Julho 15, 2013 Publicado: Julho 15, 2013 (editado) De nada infelizmente não te vou poder ajudar nada... mas pronto ajudo nas críticas eheh.. Já agora, no vidro traseiro em cima podias acrescentar um bocado mais de papel de vinil autocolante, se der e se achares que fica melhor. Gosto bastante do cubo e do efeito das lampadas. Editado Julho 15, 2013 por Andre Correia Citar
Nunosm Publicado: Julho 16, 2013 Publicado: Julho 16, 2013 Tem muito bom aspeto! Parecido com as minhas medidas, o meu só peca por ter a coluna seca a ocupar 10cm da largura (e fico com 50). Agora é só encher jerricans!!! Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 16, 2013 Autor Publicado: Julho 16, 2013 De nada infelizmente não te vou poder ajudar nada... mas pronto ajudo nas críticas eheh.. Já agora, no vidro traseiro em cima podias acrescentar um bocado mais de papel de vinil autocolante, se der e se achares que fica melhor. Gosto bastante do cubo e do efeito das lampadas. A ideia de tapar o vidro traseiro já me tinha passado pela cabeça, mas como ainda estou a espera do pente, so quando o tiver é que pondero isso! Nesta foto só tinha 3 lampadas acesas, com as blue ligadas é bem mais fixe o efeito, mas só quando tiver agua é que o posso gabar! Tem muito bom aspeto! Parecido com as minhas medidas, o meu só peca por ter a coluna seca a ocupar 10cm da largura (e fico com 50). Agora é só encher jerricans!!! Boas Nuno, esse foi o motivo pelo qual eu quis um aquário com a coluna exterior, para ter mais espaço no aquário e brincar melhor com o layout! Quanto aos jerricans é que está complicado! não tenho nada de jeito para encher... este domingo encontrei o Ricardo Fonseca na Aquahobbie e ja lhe cravei alguma coisa, vamos lá ver quando posso ir buscar agua. ( talvez este domingo )... Vou agora limpar as tubagens e colocar tudo no sitio certo, ainda tenho de colocar a bomba de retorno na sump e comprar o filter bag... para hoje são as únicas mexidas! 1 Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Nunosm Publicado: Julho 17, 2013 Publicado: Julho 17, 2013 (editado) Empresto-te os meus 2 de 30L (com funil), se precisares. O meu truque é deixa-los na mala do carro e fazer "piscinas" com um regador de 10l. Não estraga as costas e é rápido! Antes da recolha ve as horas das marés! http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php - Cascais - A diferença entre a baixa-mar e a preia-mar é andares mais 15 metros ou menos sob os calhaus escorregadios, é dose! lol Editado Julho 17, 2013 por Nunosm Citar
Trovador_Glg Publicado: Julho 17, 2013 Publicado: Julho 17, 2013 Boa tarde. Só uma pergunta O nivel da espuma no escumador esta assim baixa por algum motivo? ou foste tu que meteste assim? Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 17, 2013 Autor Publicado: Julho 17, 2013 Boas Nuno. Agradeço imenso temos de combinar isso, eu devo ir a sesimbra no domingo, ja enchi a sump com agua de lá e como tenho mesmo de lá ir fica a caminho! Boa tarde. Só uma pergunta O nivel da espuma no escumador esta assim baixa por algum motivo? ou foste tu que meteste assim? A espuma está baixa porque só liguei à dois dias e não tenho nada a sujar a agua.. espero não estar a dizer nenhuma asneira! Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Andre Miranda aP Publicado: Julho 17, 2013 Autor Publicado: Julho 17, 2013 Ontem a noite peguei no black&decker e começar a fazer buracos na Rocha, prendi tudo com braçadeiras mas ainda não colei com epoxy... Fica o resultado do que orquestrei por aqui: Vista Mista A lateral esquerda a frontal Sugestões?? Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
nelsomsdias Publicado: Julho 18, 2013 Publicado: Julho 18, 2013 Boas A espuma tem de chegar ao cone , e mesmo que a tua agua esteja " limpa " o escumador tira sempre algo ... Escumador de proteínas Citar
Trovador_Glg Publicado: Julho 18, 2013 Publicado: Julho 18, 2013 Exactamente o que o nelsomsdias diz. Se não, não vale a pena estar ligado, só estas a gastar energia Cumps Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 18, 2013 Autor Publicado: Julho 18, 2013 Boas A espuma tem de chegar ao cone , e mesmo que a tua agua esteja " limpa " o escumador tira sempre algo ... Escumador de proteínas O escumador já esteve a chegar quase a cima e agora voltou a baixar, eu não tenho carga organica na sump, pelo qual o nivel de espuma não pode ser muito elevado... Tenho alguma "porcaria" no cone mas não chegou ao copo... E quanto ao layout alguma sugestão?? Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
André Jorge Silva Publicado: Julho 18, 2013 Publicado: Julho 18, 2013 O escumador já esteve a chegar quase a cima e agora voltou a baixar, eu não tenho carga organica na sump, pelo qual o nivel de espuma não pode ser muito elevado... Tenho alguma "porcaria" no cone mas não chegou ao copo... E quanto ao layout alguma sugestão?? Boas, Sem mexeres no nível de água a espuma anda para cima e para baixo? Isso é muito estranho! Na foto onde se vê o teu escumador o a espuma está muito baixa. Deves te-la acima da parte vermelha. Quando tiveres sujidade ela logo vai subindo. Abraço. Citar André Jorge silva
Andre Miranda aP Publicado: Julho 18, 2013 Autor Publicado: Julho 18, 2013 Boas, Sem mexeres no nível de água a espuma anda para cima e para baixo? Isso é muito estranho! Na foto onde se vê o teu escumador o a espuma está muito baixa. Deves te-la acima da parte vermelha. Quando tiveres sujidade ela logo vai subindo. Abraço. Mas foi tirada umas horas depois de o ligar... é natural acho eu... Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
amvd Publicado: Julho 18, 2013 Publicado: Julho 18, 2013 (editado) Olá, Gosto do teu layout, verifica se permite uma boa circulação. Penso que a espuma deveria chegar ao cone. Tens mantido o mesmo nível de água na sump? Cumprimentos. António Durães Editado Julho 18, 2013 por amvd Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 18, 2013 Autor Publicado: Julho 18, 2013 sim, o nivel é sempre o mesmo! Eu coloquei as rochas a 10cm do vidro para permitir que a circulação não pare com as rochas, tenho a bomba a apontar para lá e para cima, acho que não há problema! Cumps Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
nelsomsdias Publicado: Julho 19, 2013 Publicado: Julho 19, 2013 Todo o aquário tem matéria orgânica !!! Novo, velho , a ciclar ou ciclado logo escumador tira sempre algo , mais ou menos mas tira , ora isso lógico que a escuma tem de chegar ao TOPO do cone e entrar no copo !! Não muito liquida mas tem de sair pelo cone para o copo .... Logo , esse escumador não esta afinado , convém você o regular ... Cumps Citar
psrpinto Publicado: Julho 22, 2013 Publicado: Julho 22, 2013 Li o topico e gostei do que vi, agora é paciencia e....QUE COMECE O CICLO vai dando noticias Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 22, 2013 Autor Publicado: Julho 22, 2013 (editado) Boas Antes de mais quero deixar um grade Obrigado ao Membro psrpinto por me ter oferecido a sua agua de TPA que chegou para encher o meu aquário e poupou o trabalho da recolha no mar!! Venho deixar uma questão, eu tenho a mangueira de descarga sem o L em pvc para silenciar a queda de agua, gostava de saber onde devo colocar esse " L " se no inicio da mangueira ou mais para o meio... é que ainda chateia um pouco o barulho da agua a cair na sump.... Agora deixo duas fotos do aquário com a agua e iluminação ligada a vista frontal: a vista lateral: e a vista mista: agora é deixar ciclar, esta semana devo colocar alguma rocha viva para acelerar o processo! Editado Julho 22, 2013 por Andre Miranda aP Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
psrpinto Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 podes meter o dito L ou um fiter bag(os de nylon para mim sao os melhores) Citar
Andre Miranda aP Publicado: Julho 23, 2013 Autor Publicado: Julho 23, 2013 Já esta esclarecido, mais uma vez fui chatear o Luís à aquahobbie e ele lá me mostrou como fazer "a coisa"! ( ainda comprei um termómetro digital... e muito obrigado pela paciência !! ) O problema é que o pvc não cabe, fica muito largo o durso e não consigo colocar a peça no sitio, vou ter de encontrar uma solução para silenciar a queda da agua.. Esta semana conto colocar o pente no sitio e juntar alguma rocha viva ao aquário para ajudar a colonizar o resto da rocha e ( espero eu ) quando chegar das férias começar a colocar os habitantes tão desejados Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Cedric Rodrigues Publicado: Julho 23, 2013 Publicado: Julho 23, 2013 Eu não uso durso e não tenho qualquer barulho apenas coloquei uma torneira na queda pra sump e controlo assim a queda de agua... Citar
Recommended Posts