Recommended Posts

Publicado

Boas.

Preciso de ajuda, pois os meus guppys macho, estão a perder a cor e ficam parados no fundo acabando por morrer...
em 2 semanas já perdi 3.

Fiz TPA's 30%, e os parâmetros estavam e estão todos normais!
A temperatura é de 27º

Alguém tem ideia do que possa ser o que posso fazer?

Só tenho guppys no aqua e 2 corydora.

Rui Gonçalves

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas, como palpite, pois não tens fotos, diria que ou é má qualidade da água, má alimentação, ou ambos.

• 4 semanas depois...
Publicado:

A agua é de garrafão (toda, incluindo as TPA's) e a comida é variada e de qualidade, incluindo larvas de mosquito vermelho, flocos, granulado etc.

De qualquer maneira, à cerca de 3 semanas decidi fazer um "reset" ao aquário.

Curiosidade é que só os adultos morriam. Tinha mais de 40 alevins e nenhum morreu.

Neste momento, já tenho o aqua montado e com os adultos que resistiram e TODOS os alevins que entretanto ficaram noutro aqua.

Em 3 semanas de aqua montado, apenas 1 alevim morreu.

Acho que é daquelas situações que... nunca saberei o que aconteceu.

PS: A agua continua a ser de garrafão (já que em Gondomar a agua da torneira é horrível) e a comida a mesma. Só o PH é que sobe sempre de 7.0 para 8.0 / 8.5 a cada 15 dias/3 semanas. Não percebo bem porque....

Abraços

Rui Gonçalves

Publicado:

Boa tarde.

A água da torneira é horrível porquê, já agora?

Relativamente ao aumento do pH, o bom senso dirá que é algo que tens no aquário que faz aumentar esse parâmetro.

Descreve um pouco melhor o que tens no aquário, por favor, especialmente no que diz respeito a inertes.

Ainda bem que conseguiste safar a maioria dos peixitos.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Publicado: (editado)

A agua é horrível, primeiro porque é muito dura, acida e tem muito cloro (nota-se até no cheiro) e cheia de partículas suspensas...

Cá em casa a agua da torneira serve para banho e cozinhar (e nem sempre)...

Para beber é de garrafão!

Quanto ao PH actual... tenho areia preta, um tronco pequeno e uma pedra branca (com a pedra ou sem ela é igual, já experimentei)

Algumas plantas e musgo de java.

Fotos na galeria de imagens

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=32575

Cumprimentos e obrigado

Editado por RuiGonçalves

Rui Gonçalves

Publicado:

Eu também estou inclinado a concordar com o Jorge. A pedra parece ser calcária, ou então finge bem lol.

Já tentaste fazer o teste com o vinagre? Nem sempre é fiável, mas se a pedra for tão calcária como aparenta acredito que faça efervescência.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Publicado:

Jorge, a areia é de basalto, não tenho substrato (as plantas que tenho são de manutenção muito fácil dispensei o substrato).

O filtro é uma biobox, tem os anéis de porcelana, a lã e o carvão activado.

Limpo todos os elementos filtrantes quando faço as TPA's (15 em 15 dias 30 a 40%) e de mês a mês substituo a lã. de 2 em 2 meses mudo a porcelana.

Quanto aos peixes doentes... morreram todos. Daí o reset que fiz ao aqua.

Neste momento não tenho peixes doentes (graças a Deus). Mas o que eu notava era que começavam a ficar sem cor, parados no fundo ou na tona da agua e depois apareciam mortos na areia (na altura não era esta areia, era branca e deitei toda ao lixo).

Jonya4 não fiz o teste, nem sabia que se podia fazer assim. Vou fazer e quando o fizer digo o resultado.

Obrigado a todos.

Abraço

Rui Gonçalves

Publicado: (editado)

Bom dia Rui.

Não é o teste mais fiável de todos porque para realmente funcionar deveríamos usar ácido clorídrico (comercialmente podes experimentar o ácido muriático que é o mesmo, mas diluído).

Basicamente vais tentar criar uma reação entre um ácido e uma base. O ácido ao entrar em contacto com uma pedra calcária vai reagir e formar cloreto de cálcio e hidrogénio (que vai fazer uma espécie de bolhinhas - efervescência). Penso que é isto, mas estou um bocado enferrujado na geologia/química :hit:

Normalmente fazemos este teste com vinagre de vinho (ou limão) porque são duas substâncias que facilmente temos por casa. No entanto o ácido acético do vinagre é menos potente do que o ácido clorídrico por isso é que nem sempre o resultado é fiável.

Alternativamente podes colocar a pedra num recipiente durante uns dias e medir o pH.

Se utilizares o vinagre não te esqueças de depois limpar bem a pedra.

Depois diz alguma coisa.

Relativamente ao que tens no filtro, o carvão não me parece necessário. podes usar esse espaço para colocar outras matérias filtrantes. A lã podes substituir quando achares necessário, mas as cerâmicas podes deixar ficar durante muito mais tempo. Pelo menos é como eu faço e não tenho tido problemas. Nesse caso até acho positivo manter porque é um dos locais colonizados pelas bactérias.

Abraço

João

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Publicado:

Boas.

Jonya4 já fiz o teste com o vinagre e não efervesceu.

Contudo aproveitei para tirar a pedra a ver se o PH estabiliza. Hoje estava quase a 8. Já estou a tratar de o descer e ver se sem a pedra se aguenta.

Já agora, ontem morreu-me uma femea guppy... Pareceu-me bastante inchada. E estava cheia mas acho que não chegou a dar a luz.

E esta parece-me que vai pelo mesmo caminho. Está muito inchada na barriga. Ideias?

A qualidade da foto não é a melhor, mas acho que dá para perceber.

Obrigado pela ajuda.

k5v0.jpg

Rui Gonçalves

Publicado:

Tive um problema parecido com os meus guppys há uns meses, que durou bastante tempo. Experimentei muitos medicamentos sem resultado até que resolvi mudar a alimentação. Comprei artémia congelada e comecei a alternar com os flocos. Não sei se foi apenas coincidência mas desde que fiz esta alteração na alimentação deles que não tenho baixas com esses sintomas.

Publicado:

Boas.

A alimentação não foi alterada.

Sera granulado

sera flora

Tropical guppy

larvas de mosquito vermelho

e vou agora introduzir dafnias

Rui Gonçalves