Recommended Posts

Publicado

Boas, os meus ramirezis tiveram uma postura e a minha duvida é quanto à alimentação, que alimentação devo dar aos alevins?

Eles têm cerca de uma semana e andam sempre à volta dos pais.

Tirei 6 neons que estavam no aquário, pois são mini-piranhas e sempre que os pais se distraiam lá ia 1 alevim, apenas mantenho uma segunda fêmea que não liga aos alevins, um ancistru e 2 corys, mais uns ottos e red cherrys com caridinas japónicas.

Disseram-me que o ancistru é um grande predador mas como na 1ª postura os alevins desapareceram na 2ªnoite desta vez as luzes estão sempre ligadas para eles estarem sempre à viva.

São cerca de 50...por alto.

Umas fotos para os curiosos.

uma com a mãe

qxu8.jpg

e outra com o pai

okzz.jpg

então que comida costumam dar aos alevins?

cumps.

Tiago

Publicado:

Boas,

Parabéns pela postura. E os pais são um espetáculo! Nunca tive alevins de ramirezi mas creio que lhes podes dar Nobil Fluid da JBL.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boas Tiago, parabéns pela postura!! Realmente os pais são um espétaculo.

Se puderes alimenta com comida viva. Artémia recém eclodida ou microvermes.

Ah e para que conste, não tens aí só 50 nem por alto nem por baixo, apostava em cerca de 100.

Abraço e boa sorte com eles.

Publicado:

Boas,

Parabéns pela postura. E os pais são um espetáculo! Nunca tive alevins de ramirezi mas creio que lhes podes dar Nobil Fluid da JBL.

Esta é a segunda vez num mês que fazem posturas, mas da 1ª vez foi com a outra fêmea, é que tenho um trio no aquário e faço uma troca de água e lá vem postura biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> , mas isto só acontece quando juntei uma segunda fêmea à cerca de 1 mês atrás, porque estiveram mais de 1 ano sem criarem.

Boas Tiago, parabéns pela postura!! Realmente os pais são um espétaculo.

Se puderes alimenta com comida viva. Artémia recém eclodida ou microvermes.

Ah e para que conste, não tens aí só 50 nem por alto nem por baixo, apostava em cerca de 100.

Abraço e boa sorte com eles.

O macho é um long fin, mas na foto não se nota, mas quando está no seu auge é lindíssimo, uma foto dele novinho.

hq83.jpg

Infelizmente não tenho comida viva para eles, mas vou tentar arranjar comida própria para os alevins.

Obrigado pelos comentários e pela ajuda :doofywave::doofywave::doofywave:

Publicado:

boas parabéns pela ninhada mas opta pela artemia viva crescem muito mais rápido ...

Publicado:

Boas Tiago,

acho que a malta já tem respondido mas o melhor é a artemia viva eclodida por ti.

Também podes usa microvermes de aveia, tenho a venda se estiveras interessado.

O novofluid, acho que tem que funcionar más há malta que tem queixas porque "contamina" muito a agua e os alevinos comem melhor a comida que esta a mover-se.

muita sorte e concordo com o Fábio no número de peixes que tens lá!!!

cmps

Pol

Publicado:

Boas, antes de mais muito obrigado pela ajuda nas duvidas que tenho colocado.

Infelizmente trago más noticias, pois os alevins aos 8-10 dias desapareceram todos.

Não sei o que se passou, mas aparentemente a outra fêmea estava com vontade e o macho abandonou a prole e provavelmente também a comeu...esta

é a minha ideia, pois ele começou a passear com a outra fêmea e eles começaram a desaparecer.

Hoje foi dia de TPA e lá para o final da semana deve haver nova postura, pois elas têm sido constantes nestas ultimas semanas...será que devo separar os alevins dos pais quando eles começarem a nadar?

cumprimentos e muito obrigado,

Tiago

Publicado:

Boas Tiago,

acho que deves separar a fêmea que nao tem feito a postura.

Nao tenho experiência com Mikrogeophagus (ramirezzi ou altispinosa), mas acho que o conselho de ter o pai e a mae num aquário sem outros peixes é muito importante para ter sucesso.

Normalmente estos peixes tem um carácter protector com os alevinos, o conselho (do Fábio Silba e o Ricardo Gomes) que eu sigo nos Apistogramma é separar o pai depois de confirmar a postura e deixar a mâe com os alevinos 3-4 semanas.

Mas acho que nos Mikrogeophagus podes deixar o pai e a mâe com os filhotes, vás ter que confirmar isso e se nao funciona, deixas unicamente a mâe.

O caso que estas a explicar é muito comum na natureza, com peixes e com outros animais: os machos de leão matam as crias de outros pais para que as fêmeas estejam prontas para reproduzir com eles, acho que a fêmea que tens lá está a fazer o mesmo para ter crias com o teu macho. Pensa que se tens alevinos, o casal reprodutor vá fazer a vida impossível na outra fêmea e ela sabe isso, pelo que a melhor opção que ela tem é matar os alevinos

Há muitas pessoas neste foro que tem reproduzido ramirezzis ou altispinosa, podes falar com o "jacjac" que tem tido posturas e alevinos de altispinosa:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=60088

ou ainda melhor com o "ricardinhorl": que tem tido sucesso com ramirezzis:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=34912

Sao dois casos que eu conheço e seguro respondem com ajudas muito úteis mas acho que há muitos mais no foro,

muita boa sorte

Publicado:

Bem, hoje deparei-me com mais uma postura gigantesca do casal mais antigo, vou tentar apanhar os peixes todos de modo a ficar só o casal e camarões...

Vamos ver se é desta que se safam.

cumps.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas Tiago!

Para teres o melhor sucesso é separar a pequenada para um aquário com 30 lts no mínimo, com a mesma agua do principal aquário e depois é manter a mesma temperatura e para fazeres tpa´s em poucas quantidades inicialmente. em relação a alimentação das microvermes de aveia e artemia.

boa sorte!

cp´s

aquanaturept.blogspot.com

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!