candido marques Publicado Junho 18, 2013 Publicado Junho 18, 2013 Sou um recém chegado ao mundo da aquariofilia. Tenho um aquário de 200 lts., com as medidas aproximadas de 60x60x60 cm. O aquário ainda esta na fase do "ciclo", embora já esteja bastante plantado. A iluminação, é constituída por uma calha dupla de lâmpadas fluorescentes T8. Queria mudar. O que recomendam? LED´s ou continuar com este topo de lâmpadas? Obrigado, pela informação que me possam dar. Citar
Manuel Simão Publicado: Julho 9, 2013 Publicado: Julho 9, 2013 Boas...onde mandaste fazer o aquário?? foi com móvel?? quero fazer um 50x45x50...tens que filtro?? Pra iluminação já pensaste num projetor HQI 150W?? Citar
Miguel Reis Publicado: Julho 10, 2013 Publicado: Julho 10, 2013 Boas! Antes de mais bem vindo! Agora diz-me uma coisa, queres mudar a iluminação com que objectivo? As plantas necessitam de mais? A conta da electricidade é grande? Conta-nos mais.. Cumps Citar
candido marques Publicado: Agosto 5, 2013 Autor Publicado: Agosto 5, 2013 Boas, desculpem o atraso às respostas, mas só agora é que completei o desejado. No que concerne à iluminação, troquei as 2 lâmpadas T8,, por 1 T5, cor de 28 W ,1 T5 , branca, 28 W, e 2 T5 24W ,, tudo isto montado na própria tampa do aquário pela Aquaeden. Só vos digo, que ficou espectacular. As plantas, agradecerem e estão a corresponder. Hoje mesmo, montei um filtro externo da Eheim, Ecco pro 300 e a biobox ficou a servir de pré filtro. O aquario, foi comprado já feito e com móvel. É um aquario um pouco antigo, mas vistoso. Quis mudar a iluminação, porque quero um aquario plantado e com pouca variedade de peixes, mas as espécies terão que ser cardumes. Embora a iluminação, seja constituída por 4 lampadas, cujo somatório representa 104 W, mais um filtro de 8W e um aquecedor de 200 W, não noto grande diferença no contador. As lâmpadas funcionam 8 horas por dia. A luminosidade apresentada, obriga que as restantes lâmpadas da sala, estejam apagadas. É uma questão de gerir os consumos. Um abraço Citar
wally Publicado: Agosto 7, 2013 Publicado: Agosto 7, 2013 se calhar ate ficou bem mas acho que com 60 cm de altura com essas lampadas a luz quase nao chega ao substrato. Citar
candido marques Publicado: Agosto 9, 2013 Autor Publicado: Agosto 9, 2013 Não, antes pelo contrario. As plantas desenvolveram-se muito. Tenho musgo no areão, que se esta a dar muito bem. Citar
Pedro Dc Publicado: Agosto 10, 2013 Publicado: Agosto 10, 2013 Eu quando li o post iria dizer que é luz a mais. Mas realmente é tudo relativo. Para o meu Aqua de 60cm de profundidade é demais, mas eu nao tenho plantas de tapete nem exigentes nem CO2.. Mas como o wally disse pode ser pouco depende do tipo de plantas e espécies que se quer manter .luzes mais potentes obrigam a CO2 e mais fertilização Citar
Recommended Posts