1º Aquário Comunitário


Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Desde sempre tive vontade de ter um aquário, mas sempre tive ideia que seria uma vontade dispendiosa e portanto nunca comprei nenhum.

No final do ano passado o meu marido encontrou dois! Um de 60 e outro de 30Lts.

 

Comprámos um filtro que nos pareceu bom para o tamanho do aquário de 60 porque diz que filtra 120Lts/hora:

 

qrmp.jpg

 

E colocámos cometas, espadas, caracóis e plantas do IKEA.

 

A pouco e pouco fui aprendendo um pouco mais e decidi comprar 6 Guppies e 4 barbos. Comprei um aquecedor de 100W e coloquei os pequenos no aquário pequeno:

 

p2q0.jpg

 

dk12.jpg

 

Mas o que quero mesmo é transformar o aquário de 60LTs num comunitário. E as dúvidas e hesitações são muitas porque quero fazer as coisas minimamente bem.

 

Quanto aos cometas, vou mandá-los para um lago artificial de um familiar. Os espadas, já só tenho a fêmea que está isolada numa caixa porque esteve doente e não faço ideia quando posso voltar a juntá-la com os outros peixes, estou à espera de respostas aqui.

 

Abaixo segue uma lista dos materiais que tenho para o aquário. O resto terá que ir aos poucos.

 

 

- Aquário:

vlci.jpg

 

- Filtro 120Lts/h

- Aquecedor de 100W

- Termómetro

- 3 tipos de pedrinhas, Raiz de pinheiro e pedras.

 

50ec.jpg

Só comprei o que está nos garrafões. O resto apanhei no mato, lavei, fervi e coloquei no aquário com os cometas durante uns 5 meses.

 

Plantas: (ajuda na identificação)

- Ludwigia repens

- Ludwigia natans/glandulosa

- Incógnita

- Hydrocotyleb tripartita

- Alteranthera rosaefolia ''mini''

 

Caracóis:

- 2 Anentome helena

- 4 Physa

- 2/3 Planorbis corneos (que irei adicionando para os helenas)

 

Peixes:

- 1 Espada fêmea

- 4 Guppies fêmea

- 2 Guppies macho

- 2 Barbo cereja fêmea

- 2 Barbo cereja macho

 

Consumíveis:

- Bolas de argila fertilizante para raízes JBI

- Teste de amónia NUTRAFIN

- Comida normal para peixes de água fria

 

 

Agora as dúvidas e hesitações que tenho para já!

 

1) Tenho as pedrinhas de molho à 7 dias e troquei a agua 1x. Li que tinha que colocar lixívia, isso é mesmo necessário? E depois quando posso começar a montar?

 

2) Li também algures que não se pode reutilizar madeira que esteve num aquário e depois secou. É mesmo assim?

 

Quanto ao alojamento temporário dos peixinhos, mantenho-os em 30Lts, com uma limpeza de filtro e troca de 10Lts por semana. O teste de amónia indica sempre 0 e a agua é da torneira sem aditivos, apenas repousa nos garrafões uma semana. A temperatura está entre 22º e 24º e eles comem 2x por dia da comida normal dos cometas, no próximo fim de semana já comprarei própria para Guppies e Barbos.

 

No futuro pretendo ver o aquário com muitas plantas, umas 5 espécies de peixes (ou o máximo possível) e caracóis variados (sempre controlados, claro). E adoraria que se reproduzissem.

 

Muito obrigada desde já a todos por lerem o meu post e especialmente a quem puder partilhar os seus conhecimentos.

:dance:

Editado por Sofia Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

O meu conselho é ir devagar e bem, mesmo para juntares o material, se não puderes comprar tudo de uma vez. Mas é preferivel gastar mais, mesmo que demore mais tempo a montares o aquario, do que montares e depois as coisas correrem mal.

 

Faltam-te coisas que considero essencial, como testes de ph, no3 .... Esse filtro de 120l/h pode ser bom para o aquario de 30l, mas para o de 60l, é insuficiente, o ideal seria algo pelos 300l/h.

 

Quanto ao areão, pensa em colocar substrato fertil, porque ja vi que gostas de plantas. E a tão famosa cartolina preta para fazer fundo.

 

Quanto à iluminação não a referiste, mas para as plantas é essencial

 

Essas pedras que apanhas-te parecem-me calcarias.

 

Não metas lixivia nas pedras, podes raspar uma e meter um pouco de vinagre, se fervilhar é porque é calcaria.

 

Isso do tronco desconheço, mas acho mentira.

 

Espero ter ajudado

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ervilhita, obrigada pela ajuda.

Pois isto tem mesmo que ir devagar, ainda não tratei de finalizar a compra das tuas plantas porque ainda não sei muito bem quais escolher, estou a aguardar luz verde para começar a montar o aquário.

 

Realmente já me tinha parecido que o filtro funciona melhor no aquário pequeno. lá terei que comprar um maior.

Na fotografia não se nota, mas a parede por trás do aquário acaba onde acaba o móvel e depois tem uma porta grande para a varanda que apanha sol direto pela manhã. Por isso penso que posso adiar a compra da lâmpada, mas aceito se for prioritário.

Quanto aos testes, o próximo será o no2/3., só depois o ph ou será melhor ao contrário?

Comprei as bolas de argila porque ficava mais em conta do que o substrato, penso partir ao meio e colocar uma metade junto de cada planta e tapar com areão. Não é boa ideia?

Não tenho vinagre, usei limão nas pedras e não houve reação.

Editado por Sofia Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é boa ideia os aquarios apanharem luz do sol, porque ficam com algas. E sem uma iluminação não irás conseguir ter plantas.

 

Quando tiveres iluminação podes começar a pensar nas plantas, mas ate saberes que iluminação vais ter, não vale a pena comprares plantas.

Na devida altura fala comigo qua ajudo-te a escolher.

 

Arranjas kits de testes muito em conta com ph, No3 e no2

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sofia Fonseca

Só venho alertar te que essa raiz se for de Pinheiro

não deve de ir para o aquário,essa madeira e resinosa ,

e tudo que seja resinoso não dá.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos!

 

Ontem acabei por pensar melhor e decidi deixar o aquário grande de reserva para uma oportunidade futura. Optei por montar o aquário pequeno que se revelou um aquário de 15Lts bem medidos.

 

Lavei as pedrinhas bem lavadas, plantei as plantas que tinha, usei a mesma agua que já lá estava há duas semanas, deixei o filtro trabalhar uma hora e coloquei os peixes e caracóis.

 

O resultado é este:

 

blv0.jpg

 

 

O peixes ficaram muito mais ativos, parece-me que gostaram.

 

Agora, gostava de ter variedade de peixes, e alguns mais vistosos, mas acho que já excedi o número de peixes possíveis ou estou enganada?

O aquário tem 15 Lts de agua e 6 guppies + 4 barbos cereja.

Que outros peixes posso (se é que posso) colocar?

 

Obrigada uma vez mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, acho que nao deves ter mais que esses peixes. se nao vais ter problemas

 

ja li por ai que a regra é mais ou menos litro por centimetro de peixe :P.

 

cumprimentos

Editado por Nutter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Nutter.

A plantas são:

 

Ao fundo nos cantos:

- Ludwigia repens

- Ludwigia natans/glandulosa

Ao fundo no centro:

- Alteranthera rosaefolia ''mini''

A voltas das pedras:

- Incógnita

Ainda falta algumas coisas:

O fundo preto conforme sugeriu a ervilhita, O CO2 caseiro conforme a tua explicação e mais uma planta ou outra pois gostava de fazer um tapete.

Pena que não dê para pôr mais peixes, pode ser que consiga dar 3 Guppys e coloco um peixe gato.

A disposição do areão foi fruto de muitas horas a ver layouts no youtube :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas plantas são capazes de não sobreviver sem iluminação de calha. Não te valerá a pena fazeres CO2 se nao tiveres iluminação e sem fertilizante. Só vais é debilitar mais as plantas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ervilhita, eu coloquei fertilizante nos pés das plantas, usei as bolas de argila da JBI. Para já foi o que se pode comprar. Lá para o fim do ano logo se vê se monto o aquário grande com todos os apetrechos, substrato próprio incluído.

Quanto à lâmpada, vamos tratar de fazer um suporte em mdf como o do Nutter em uma ou duas semanas (talvez este fim de semana).

 

Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a priorizar as coisas mal, ....

E depressa vai haver tragedia ou fartas-te

 

Já tens a areia, tens o fertilizante para substrato, tens termostato, tens filtro (insuficiente, mas fazias 2 tpas por semana), e ficavas com o aquario grande montado sem gastar um centimo.

Se vais comprar luz para o pequeno, vale mais comprares luz logo para o grande, que a diferença nao deve ser assim tanta.

 

Um filtro interno para o aquario de 60l, fica-te em uns 7,5€, em 2ª mão.

 

Para o aquario de 15l, necessitas de 7,5w.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ervilhita, compreendo o teu ponto.

Mas duas tpa por semana num aquário de 60Lts significava tirar 40Lts fora todas as semanas, é muito! Não tenho quintal para poder aproveitar a agua em rega. E para além disso, era uma seca. :)

 

E a areia não era suficiente, acabei por perceber isso também.

 

Quanto à luz para o pequeno, estava a pensar usar um candeeiro de secretária provisoriamente, que lâmpada me recomendas?

 

Obrigada mais uma vez pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

Hoje medi os valores de

 

Ph: 7.4

Nh3: 0.0

 

Pelo que andei a ler, 7.4 é demasiado alto para os barbos e 0.02 pontos a mais para Guppys. Para baixar o Ph queria colocar as tais pinhas de amieiro mas assim de repente não sei onde encontrar. Pensei usar turfa, posso usar daquela compactada que se compra em lojas de plantas?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.