meraluna Publicado Junho 11, 2013 Publicado Junho 11, 2013 Boa tarde. Durante alguns anos tive um aquário comunitário, com o passar do tempo "extinguiu-se" naturalmente, momento da morte de um escalar com cerca de 10 anos. Há alguns meses resolvi reiniciar o hobby, desta vez em circunstâncias diferentes, pois adquiri um de 125l e um de 60l. Adquiri diversos peixes, de entre os quais umas mollys pretas cauda de lira. Desde logo notei que as mesmas tinham umas nuances azuladas na zona da barriga.O problema é que as mesmas foram perdendo as cores e posso dizer que neste momento são cinzento claro. Desconfiei de imediato que poderia tratar-se de uma doença.Seguindo conselhos de lojas especializadas efectuei diversos tratamentos em momentos diferentes e que passo a enumerar por ordem crescente: Banhos de sal Sera Tremazol aquario inteiro, o que culminou com a morte de um comedor de algas siamês(tpa de 80%) Tetra Medica Lifeguard em aquario hospital Sera bactopur direct banhos de 30min. Esta semana passada desloquei-me á loja onde adquiri as mollys e qual não é o meu espanto, de mollys pretas só mesmo a etiquetas com o nome e preço, estão ainda piores do que as minhas, perguntei porque estavam assim, visto que as minhas para lá caminham, o senhor responde-me que não é nenhuma doença e que apenas necessitam beta-caroteno!!! que é normal. Enfim, eu não acho normal e tenho outras perfeitamente normais adquiridas noutras lojas que continuam pretinhss tipo veludo, mas o meu medo é que se alastre a estas. Os sintomas dos peixes aparentam ser apenas na cor e comichão pois já as vi a roçarem-se por diversas vezes nas plantas e no fundo.Por favor aconselhem-me pois já não sei o que fazer. Desde já o meu muito obrigada Cumprimentos
meraluna Publicado: Junho 11, 2013 Autor Publicado: Junho 11, 2013 Sorry, quando me refiro a circunstâncias diferentes não é só ao facto de serem dois aquarios,mas sim porque a água é diferente, antes usava água de nascente, mas onde me encontro fica de dificil acesso.Os parâmetros da água estão normais, a última vez que controlei foi ontem com testes laboratoriais na loja.Cumprimentos
mauricio1972 Publicado: Junho 16, 2013 Publicado: Junho 16, 2013 Boa noite, as molys são peixes de águas salobras, portanto para viverem saudáveis requerem sal na água. O aquário deverá estar a 28º. A quantidade de sal que utilizo é uma colher de sobremesa por cada 5 litros de água (atenção que se tem de descontar o volume ocupado pelas pedras, areia, etc...). Também é útil ter um esterilizador de UV à saída do filtro, pois ajuda a manter a água livre de doenças. Experimenta fazer isto e depois diz-me o resultado. Pessoalmente não sou favorável à utilização de substâncias químicas na água, pois acabam sempre por ter danos colaterais. Cumptos.
meraluna Publicado: Junho 19, 2013 Autor Publicado: Junho 19, 2013 Obrigada pelas dicas Mauricio 1972, quero experimentar o sal na água mas tenho medo que alguma coisa dê errado pois este aquário tem muitas plantas, inclusive anúbias gigantes, tenho um escalar, algumas platys, ancistrus, 3 guppys resistentes desde o inicio da ciclagem e cinco tetras, qual seria a tolerância destes ao sal?obrigada
mauricio1972 Publicado: Junho 21, 2013 Publicado: Junho 21, 2013 Boas, em relação à tua fauna, e se aplicares a quantidade que te sugeri (uma colher de sobremesa de sal por cada 5 litros de água - desconta o volume ocupado pelas pedras), não terás problemas. Inclusivamente os guppies e os platys também apreciam o sal. Já em relação às plantas, e como apenas tenho as plantas mais resistentes (polysperma, elodea, sessiflora, etc...), não te sei responder.
Miguel Figueiredo Publicado: Junho 27, 2013 Publicado: Junho 27, 2013 (editado) Viva, De facto, as Mollies não requerem sal na água, este é um dos muitos mitos da aquariofilia. Porém, mal não fará, desde que se use sal para aquários de água salgada (o sal comum pode ter problemas) e até pode ajudar a prevenir algumas doenças. Essencial nas mollies é a dieta: na natureza são peixes que comerem muito, sobretudo algas. As mollies devem ser alimentadas pelo menos duas vezes por dia, sendo que uma das refeições deve ser exclusivamente vegetal: As ervilhas cozidas e esmagadas entre os dedos ou os flocos de espirulina são boas opções. Editado Junho 27, 2013 por Miguel Figueiredo
mauricio1972 Publicado: Junho 28, 2013 Publicado: Junho 28, 2013 (editado) Boas Miguel, estou de acordo com quase tudo o que dizes, excepto com o facto de dizeres que as mollys requererem sal na água é um mito. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82483 Efectivamente, as mollys são peixes que vivem nos estuários dos rios, onde as águas sofrem a influência do mar. Não significa que após décadas de apuramento da espécie, os peixes não possam viver bem em água doce, no entanto se queremos proporcionar melhor qualidade à nossa fauna, devemos pelo menos tentar reproduzir as condições do seu habitat. Cumptos. Maurício Editado Junho 28, 2013 por mauricio1972
Recommended Posts