Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Durante alguns anos tive um aquário comunitário, com o passar do tempo "extinguiu-se" naturalmente, momento da morte de um escalar com cerca de 10 anos. Há alguns meses resolvi reiniciar o hobby, desta vez em circunstâncias diferentes, pois adquiri um de 125l e um de 60l. Adquiri diversos peixes, de entre os quais umas mollys pretas cauda de lira. Desde logo notei que as mesmas tinham umas nuances azuladas na zona da barriga.O problema é que as mesmas foram perdendo as cores e posso dizer que neste momento são cinzento claro. Desconfiei de imediato que poderia tratar-se de uma doença.Seguindo conselhos de lojas especializadas efectuei diversos tratamentos em momentos diferentes e que passo a enumerar por ordem crescente:

Banhos de sal

Sera Tremazol aquario inteiro, o que culminou com a morte de um comedor de algas siamês(tpa de 80%)

Tetra Medica Lifeguard em aquario hospital

Sera bactopur direct banhos de 30min.

Esta semana passada desloquei-me á loja onde adquiri as mollys e qual não é o meu espanto, de mollys pretas só mesmo a etiquetas com o nome e preço, estão ainda piores do que as minhas, perguntei porque estavam assim, visto que as minhas para lá caminham, o senhor responde-me que não é nenhuma doença e que apenas necessitam beta-caroteno!!! que é normal.

Enfim, eu não acho normal e tenho outras perfeitamente normais adquiridas noutras lojas que continuam pretinhss tipo veludo, mas o meu medo é que se alastre a estas. Os sintomas dos peixes aparentam ser apenas na cor e comichão pois já as vi a roçarem-se por diversas vezes nas plantas e no fundo.Por favor aconselhem-me pois já não sei o que fazer.

Desde já o meu muito obrigada

Cumprimentos

Publicado:

Sorry, quando me refiro a circunstâncias diferentes não é só ao facto de serem dois aquarios,mas sim porque a água é diferente, antes usava água de nascente, mas onde me encontro fica de dificil acesso.Os parâmetros da água estão normais, a última vez que controlei foi ontem com testes laboratoriais na loja.Cumprimentos

Publicado:

Boa noite,

as molys são peixes de águas salobras, portanto para viverem saudáveis requerem sal na água.

O aquário deverá estar a 28º. A quantidade de sal que utilizo é uma colher de sobremesa por cada 5 litros de água (atenção que se tem de descontar o volume ocupado pelas pedras, areia, etc...).

Também é útil ter um esterilizador de UV à saída do filtro, pois ajuda a manter a água livre de doenças.

Experimenta fazer isto e depois diz-me o resultado.

Pessoalmente não sou favorável à utilização de substâncias químicas na água, pois acabam sempre por ter danos colaterais.

Cumptos.

Publicado:

Obrigada pelas dicas Mauricio 1972, quero experimentar o sal na água mas tenho medo que alguma coisa dê errado pois este aquário tem muitas plantas, inclusive anúbias gigantes, tenho um escalar, algumas platys, ancistrus, 3 guppys resistentes desde o inicio da ciclagem e cinco tetras, qual seria a tolerância destes ao sal?obrigada

Publicado:

Boas,

em relação à tua fauna, e se aplicares a quantidade que te sugeri (uma colher de sobremesa de sal por cada 5 litros de água - desconta o volume ocupado pelas pedras), não terás problemas. Inclusivamente os guppies e os platys também apreciam o sal. Já em relação às plantas, e como apenas tenho as plantas mais resistentes (polysperma, elodea, sessiflora, etc...), não te sei responder.

Publicado: (editado)

Viva,

 

De facto, as Mollies não requerem sal na água, este é um dos muitos mitos da aquariofilia.

 

Porém, mal não fará, desde que se use sal para aquários de água salgada (o sal comum pode ter problemas) e até pode ajudar a prevenir algumas doenças.

 

Essencial nas mollies é a dieta: na natureza são peixes que comerem muito, sobretudo algas. As mollies devem ser alimentadas pelo menos duas vezes por dia, sendo que uma das refeições deve ser exclusivamente vegetal: As ervilhas cozidas e esmagadas entre os dedos ou os flocos de espirulina são boas opções.

Editado por Miguel Figueiredo
Publicado: (editado)

Boas Miguel,

 

estou de acordo com quase tudo o que dizes, excepto com o facto de dizeres que as mollys requererem sal na água é um mito.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82483

 

Efectivamente, as mollys são peixes que vivem nos estuários dos rios, onde as águas sofrem a influência do mar. Não significa que após décadas de apuramento da espécie, os peixes não possam viver bem em água doce, no entanto se queremos proporcionar melhor qualidade à nossa fauna, devemos pelo menos tentar reproduzir as condições do seu habitat.

 

Cumptos.

Maurício

Editado por mauricio1972