Aquário com plantas

Recommended Posts

Boas noites.

Queria colocar umas plantas no meu aquario, pois acho ele com ar muito artificial, e queria velo com um aspecto mais natural, só que nao sei ao certo o que e necessário para iniciar-me com plantas.

Foi a uma loja de animais e eles dizeram que para começar podia comprar o substrato JBL Manado que chegava, mas fiquei um pouco com o pé atraz, e por isso decidi perguntar aqui a malta mais experiente.

O meu setup.

- Aquario - 100 x 50 x 40 - tem aproximadamente 200 litros.

- Termóstato - 300W

- Filtro interior com capacidade de 600l/h (Penso torocar em breve por filtro externo)

- Tenho uma calha que da para por duas lâmpadas, mas de momento so tenho uma e nao sei ao certo a potencia dela.

Ainda nao sei ao certo que plantas por, mas de inicio as de fácil manutenção :character0050: , pois a experiência não e muita ainda

Se alguém me puder ajudar agradeço muito.

Partilhar nas redes sociais

Se for essas t8 da para muita coisa, com o minimo de engenho e dedicação. Eu mantive com um aquário como o teu, com essas lampadas, diversas plantas com sucesso.

Responde quais as lampadas são, e explica o que queres saber? Que plantas usar , o aquario ja tem agua ou vais montar de novo?

Posso te dar umas dicas na utilização de terra como substrato fértil, que realmente dá optimos resultados,

Bons dias, estive a ver, é uma t8, mas so tenho uma, falta-me outra.

Gostava de utilizar as seguintes plantas.

- Hera vermelha

- Ludwigia

- Amazonense.

Querias estas para começar e talvel algum musgo de java perto do xisto que estou a pensar por.

Bom dia

O primeiro passo, é sem duvida colocar a outra lampada.

Como disseste o melhor para começar sao as plantas de facil manutenção, que não são as que mencionas. Hera vermelha, não sei o que é mas só por ser vermelha não é de facil manunteção, mas pelo menos de media, assim como a lugwigia.

Podes consultar esta lista, http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx

mas memo assim não podes por todas as plantas (poder podes mas o mais certo é irem morrer), uma vez que mesmo com 2 lampadas terás menos de 0,5w/l ( tens cerca de 0,3w/l)

Se fores por um substrato fertil, esquece o manado e coloca jbl aquabasis, o manado não é fertil, mas isso implica remontar o aquario, e penso não ser essencial. Podes colocar umas pastilhas de fertilização, que se forem de uma boa marca fazem o mesmo, para as plantas de facil manutenção.

Mesmo assim, com isto tudo, e depois de meteres a 2ª lampada, podes meter algumas plantas, entre elas:

Anubias

Microsorium pteropus (fetos de java)

Musgos

Cryptoorynes

Hygrophilas

Egerias

Rotalas

Echinodorus

Limnophilas

Cabombas

Valisnerias

Sagitarias

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!