Jhonny Paulini Publicado Junho 9, 2013 Share Publicado Junho 9, 2013 Boas noites. Queria colocar umas plantas no meu aquario, pois acho ele com ar muito artificial, e queria velo com um aspecto mais natural, só que nao sei ao certo o que e necessário para iniciar-me com plantas. Foi a uma loja de animais e eles dizeram que para começar podia comprar o substrato JBL Manado que chegava, mas fiquei um pouco com o pé atraz, e por isso decidi perguntar aqui a malta mais experiente. O meu setup. - Aquario - 100 x 50 x 40 - tem aproximadamente 200 litros. - Termóstato - 300W - Filtro interior com capacidade de 600l/h (Penso torocar em breve por filtro externo) - Tenho uma calha que da para por duas lâmpadas, mas de momento so tenho uma e nao sei ao certo a potencia dela. Ainda nao sei ao certo que plantas por, mas de inicio as de fácil manutenção , pois a experiência não e muita ainda Se alguém me puder ajudar agradeço muito. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wildweasel_pt Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 Se for uma T8 de 90cm deverá ter 30 watts. Podes ver na lampada. Está escrito numa das pontas no vidro... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 Se for essas t8 da para muita coisa, com o minimo de engenho e dedicação. Eu mantive com um aquário como o teu, com essas lampadas, diversas plantas com sucesso. Responde quais as lampadas são, e explica o que queres saber? Que plantas usar , o aquario ja tem agua ou vais montar de novo? Posso te dar umas dicas na utilização de terra como substrato fértil, que realmente dá optimos resultados, Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jhonny Paulini Publicado: Junho 9, 2013 Autor Share Publicado: Junho 9, 2013 Bons dias, estive a ver, é uma t8, mas so tenho uma, falta-me outra. Gostava de utilizar as seguintes plantas. - Hera vermelha - Ludwigia - Amazonense. Querias estas para começar e talvel algum musgo de java perto do xisto que estou a pensar por. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ervilhita Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 Bom dia O primeiro passo, é sem duvida colocar a outra lampada. Como disseste o melhor para começar sao as plantas de facil manutenção, que não são as que mencionas. Hera vermelha, não sei o que é mas só por ser vermelha não é de facil manunteção, mas pelo menos de media, assim como a lugwigia. Podes consultar esta lista, http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx mas memo assim não podes por todas as plantas (poder podes mas o mais certo é irem morrer), uma vez que mesmo com 2 lampadas terás menos de 0,5w/l ( tens cerca de 0,3w/l) Se fores por um substrato fertil, esquece o manado e coloca jbl aquabasis, o manado não é fertil, mas isso implica remontar o aquario, e penso não ser essencial. Podes colocar umas pastilhas de fertilização, que se forem de uma boa marca fazem o mesmo, para as plantas de facil manutenção. Mesmo assim, com isto tudo, e depois de meteres a 2ª lampada, podes meter algumas plantas, entre elas: Anubias Microsorium pteropus (fetos de java) Musgos Cryptoorynes Hygrophilas Egerias Rotalas Echinodorus Limnophilas Cabombas Valisnerias Sagitarias Citar Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jhonny Paulini Publicado: Junho 9, 2013 Autor Share Publicado: Junho 9, 2013 Obrigado Ervilhita. Já tenho uma ideia por onde começar. Tenho de ir para as pastilhas por enquanto, porque já tenho o aquário montado a perto de 2 meses. Obrigado. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jhonny Paulini Publicado: Junho 9, 2013 Autor Share Publicado: Junho 9, 2013 So mais uma questão, o CO2 e necessário para as plantas ? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ervilhita Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 Depende das plantas, mas só ajuda. Tambem tens os fertilizantes de carbono que substituem o CO2 Citar Feedback Cumprimentos, Ana Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts