Carla E Aurélio Publicado Junho 8, 2013 Share Publicado Junho 8, 2013 Boa tarde a todos aqueles que ficaram com o bichinho da aquariofilia como eu. Construí um aquario com 70 cmx30cmx30cm leva cerca de 70 litros.Comecei com alguns peixes básicos mas não fazia grandes tratamentos acabaram por morrer e comecei a tentar perceber o que estava a fazer mal.Comprei uma bomba de ar um filtro interno da tetra de 400 ltrs/h, um termoestato de 100W um kit teste rápido da Sera que mede o ph, kh, Gh, No3 e NO2, no entanto acho que esses parâmetros não são suficientes pois continuam a morrer peixes.Não tenho areão nem plantas tenho um barco com decoração, umas pedras do calhau bem lavadas, e umas pedras e conchas como decoração de fundo.tenho feito as manutenções, as Tpa com os devidos acondicionadores da sera e em 3 dias morreram 3 peixes, começaram por ficar meio parados, a nadar de lado a superfície, as barbatanas a corroer, a alguns peixes com uma espécie de veias com sangue nas barbatanas, cair escamas ou ate um espécie de nódoa negra na parte da barbatana dorsal.Não percebo que mais erros estou a cometer, comecei há 5 meses morreram uma data de peixes e estou quase a desistir e vender tudo.Alguem me consegue ajudar ou dar umas dicas. Please Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
almartin Publicado: Junho 8, 2013 Share Publicado: Junho 8, 2013 Boas, o silicone usado era mesmo para aquarios? Quais os peixes que tem? Os parametros da agua? Temperatura, ph, etc. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Shaking Publicado: Junho 8, 2013 Share Publicado: Junho 8, 2013 Pelo que li doenças comuns são o que mais tives-te por aí: - Veias nas caudas (normalmente costuma ser a qualidade da água); - Nadar de lado à superficie (síndrome bexiga natatória, normalmente causada por alimentação em excesso); E por aí fora. 1º de tudo fizeste o ciclo do azoto? Não me parece. Quanto ao resto ajudava meteres os parâmetros da água bem como os peixes que tens mas como disse anteriormente tenho grandes suspeitas que o mal foi feito logo de raiz. Citar Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ARodrigues Publicado: Junho 8, 2013 Share Publicado: Junho 8, 2013 Pela história contada não parece que tenhas feito o ciclo de azoto... Convém dizeres os tipos de peixes que meteste no aquário. Temperatura e parâmetros.. Duvido MUITO, mas há sempre aquela possibilidade de os peixes já virem doentes da loja... Citar Cumprimentos,André Rodrigues O meu aquário 120l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230043 O meu aquário 30l: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225752 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Shaking Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 Pela história contada não parece que tenhas feito o ciclo de azoto... Convém dizeres os tipos de peixes que meteste no aquário. Temperatura e parâmetros.. Duvido MUITO, mas há sempre aquela possibilidade de os peixes já virem doentes da loja... Acho pouco provável eles virem doentes da loja. Está a acontecer-lhe o que me aconteceu quando não percebia nada da coisa e encheram-me o aquário e meteram peixes na hora para eu cuidar. Resultado foi doenças atrás de doenças e os peixes sempre a morrer com "n" doenças. O meu concelho é começar tudo de novo. Lê sobre o ciclo do azoto e os demais artigos que por aqui andam para iniciados. Têm em mente que durante umas 3 ou 4 semanas não poderás introduzir peixes no aquário, pois vais ter que criar o ambiente correcto para eles. Citar Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 Mais um exemplo daquilo que eu tenho vindo a falar. Uma pessoa que ao fim de alguns meses pondera largar o hobby por frustração devido a um inicio neste mundo nada normal. Desengane-se o comum aquariofilista, que seja normal morrer animais nos aquários, isso é o incomum. Embora numa fase inicial essas tragédias aconteçam, é tudo menos normal ao fim de meses continuarem a existir baixas. Por norma morrem os mais fracos e os restantes perduram anos... Eu dou-te o meu conselho, o meu cosnelho é desmontar tudo, limpar tudo com áqua com muito sal para desinfectar, ou com vinagre por exemplo, e voltar a montar tudo outra vez, depois deixar durante uns dias a temperatura acima dos 30 graus (mata o ictio ), e de seguida fazer o ciclo do azoto (ou seja ler a matéria toda) e por fim pensar em que espécies se deseja, ponderadamente introduzir. Tudo isto feito por fases, com o aconselhamento dos companheiros cá do fórurm, e o aquário terá uma nova vida, bem como os seus donos. Até breve Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Junho 9, 2013 Share Publicado: Junho 9, 2013 (editado) Olá, Para começar lê isto: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin.html Especialmente a parte relacionada com o ciclo do azoto. O que se passou quase de certeza é que não fizeste o ciclo do azoto e/ou tens peixes em demasia para a litragem do aquário. Nessa situação as condições da água do aquário degradam-se seriamente e os peixes ficam também seriamente vulneráveis a fungos, bácterias, etc. Em consequência normalmente morrem. O que te posso aconselhar nesta altura - dado que não disseste que espécies tens e em que quantidade - faz uma grande tpa, estou a falar de uns 80%, tendo o cuidado de tratar a água com um condicionador, e colocando-a o mais possível à mesma temperatura do que já está no aquário. Compra um medicamento e trata os peixes, pela tua descrição de sintomas parece um problema bacteriano, dependendo da facilidade em comprar medicamentos especificos que tenhas tenta arranjar esha 2000, senão um de outra marca para problemas bacterianos. A ideia é tentar salvar os peixes que for possível. Depois dar muito pouca comida nos dias seguintes: se passado um minuto de teres dado comido, ainda houver comida por comer no aquário isso quer dizer que já deste demais. Duas vezes por dia no máximo. Ao fim do 3º dia de tratamento faz uma tpa de uns 50%, e depois tpa's de 20% de três em três dias até teres o aquário estabilizado, sempre com cuidado de não dar comida a mais. Editado Junho 9, 2013 por David de Jesus Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts