Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Vou começar a montar um aquário plantado para o final deste ano.

O aquário terá 60x60x40. Penso usar CO2 e a iluminação será uma calha T5 ATI sunpower 6x24.

Não estou a pensar ter plantas muito dificeis mas como pretendo fazer um tapete quero fazer fertilização.

O substrato será unicamente ADA: Power sand M, aquasoil amazonia, penac w e p, bacter 100, clear super e tourmaline Bc.

Usarei apenas numa pequena parte do aquário areia inerte (la plata sand da ADA).

As plantas que pensei sao:

Eleocharis parvula (tapete)

Vallisneria nana

staurogyne repens (tapete)

hygrophila polysperm rosanervig

taxiphyllum sp. spiky

anubias barteri var. nana

Falaram-me dos fertilizantes ADA e fui pesquisa-los mas não encontro nada sobre dosagens nem o que tem cada tipo de fertilizante.

O que vi usarem mais e me aconselharam foi o seguinte:

ADA Green Bright K (Potássio)

ADA Green Bright fase 1 (até aos 3 meses), fase 2 (a partir dos 3 meses) e fase 3 (a partir de 12 meses)

ADA ECA (ferro e aminoácidos)

Alguém me sabe indicar como poderei fazer a dosagem destes produtos e se os mesmo contém todos os macro e micro nutrientes que poderão ser necessários para o sistema que tenho pensado?

Se não, quais é que estão em falta?

obrigado

Publicado:

Bom, eu já usei fertilizantes da ADA (brighty k e step 1) e penso que em termos qualidade/preço não justifica a diferença para por exemplo a gama "east life" ou "seachem". O problema dos fertilizantes da ADA é que são muito diluídos, e as dosagens diarias segundo o manual são de 1 ml/20L de água do aquario para brighty K e 1 ml/20L para brighty step 1/2/3. Ao seja, para um aquario como o teu terias de gastar uma embalagem de 250mL por més.

Espero ter ajudado.

cumprimentos.

Publicado:

Bom, eu já usei fertilizantes da ADA (brighty k e step 1) e penso que em termos qualidade/preço não justifica a diferença para por exemplo a gama "east life" ou "seachem". O problema dos fertilizantes da ADA é que são muito diluídos, e as dosagens diarias segundo o manual são de 1 ml/20L de água do aquario para brighty K e 1 ml/20L para brighty step 1/2/3. Ao seja, para um aquario como o teu terias de gastar uma embalagem de 250mL por més.

Espero ter ajudado.

cumprimentos.

Desde já, agradeço a ajuda.

Realmente os fertilizantes ADA são mesmo um pouco diluídos.

Que fertilização me aconselhas para o que penso manter? É que sou um principiante portanto nunca usei fertilizantes ou seja, não conheço marcas nem sistemas nem muitos métodos.

O facto de eu ter gostado da ideia dos fertilizantes da ADA foi o facto de eu estar muitas vezes fora do pais em trabalho e quem vai tomar conta do aquário será a minha namorada portanto queria simplificar as coisas ao máximo. Falaram-me na altura da seashem e deste método http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/fertilizing/45119-seachem-dosing-calculator-chart.html

O que acontece é que para a minha namorada isto seria um pouco chato e confuso.

Na loja aconselharam-me os ADA e que poderia fertilizar semanalmente. Não convém ser sempre diário?

Obrigado

Pedro

Publicado:

Tens muita luz, que não sei se não te poderá dar problemas de algas, porque teras de fertilizar bastante.

Na minha opiniao os fertilizantes da seachem sao dos melhores. Podes-lhe fazer um esquema de fertilização, mas convem que ao inicio sejas tu a fazer para veres o que as tuas plantas consomem e o que terás que colocar de cada nutriente.

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Publicado:

Bom, uma boa ideia, para alem do plano, é tentares arranjar aquelas garrafas (parecidas ás da ADA), a vantagem é que não é preciso medir, cada vez que carregas no bico da garrafa aquilo verte o equivalente a 1ml do conteudo. O que é sempre mais façil que medir manualmente. tipo isto: http://www.cafestore.com.br/cafestore/Assets/product_images/grandes/806.jpg

Não sei é onde podes arranjar disso. As que eu tenho são as da ADA que guardei da minha primeira compra.

Para a fertilização, eu uso a marca "easy life" que é mais em conta que a seachem, e tem os mesmo produtos....eu aconselhava-te easy life easy carbo, profito e ferro (este ultimo dependendo das necessidades das plantas)

Publicado:

Tens muita luz, que não sei se não te poderá dar problemas de algas, porque teras de fertilizar bastante.

Na minha opiniao os fertilizantes da seachem sao dos melhores. Podes-lhe fazer um esquema de fertilização, mas convem que ao inicio sejas tu a fazer para veres o que as tuas plantas consomem e o que terás que colocar de cada nutriente.

Boa tarde ervilhita,

Desde ja agradeço a tua ajuda :)

Inicialmente, eu tinha pensado em medidas diferentes para o aquario assim como a iluminacao. As medidas que tinha pensado eram 60x60x50. Ou seja 50cm de altura e iluminacao t5. Entretanto estive e ainda continuo a pensar nessa hipótese, baixar a altura do aquario para 30cm ou 40cm e usar duas calhas led tmc grobeam 1500 ultima porque alem de gostar deste tipo de iluminacao gosto de ter aquários baixinhos e os leds tem menor consumo.

Entretanto como sou principiante e por receio mudei um pouco as minhas ideias pois aconselharam-me optar por t5 ou 6x24 ou 4x24.

Eu preferia ter leds e os 30cm de altura mas tenho medo que nao resulte. Que achas desta hipótese?

Entao que produtos achas que poderia usar da seashem para fertilizar o meu setup (claro que na altura pretendo ir fazendo testes para ver o nível de carências e excessos de nutrientes)?

Obrigado

Pedro

Publicado:

Bom, uma boa ideia, para alem do plano, é tentares arranjar aquelas garrafas (parecidas ás da ADA), a vantagem é que não é preciso medir, cada vez que carregas no bico da garrafa aquilo verte o equivalente a 1ml do conteudo. O que é sempre mais façil que medir manualmente. tipo isto: http://www.cafestore.com.br/cafestore/Assets/product_images/grandes/806.jpg

Não sei é onde podes arranjar disso. As que eu tenho são as da ADA que guardei da minha primeira compra.

Para a fertilização, eu uso a marca "easy life" que é mais em conta que a seachem, e tem os mesmo produtos....eu aconselhava-te easy life easy carbo, profito e ferro (este ultimo dependendo das necessidades das plantas)

Realmente esse doseador da muito jeito para controlar as quantidade que se põem no aquario sem ter que estar a medir. Vou ver se arranjo depois uns doseadores desses.

Em relação aos 3 produtos da easylife que me aconselhas como deve fincionar a dosagem dos mesmos?

Obrigado :)

Pedro

Publicado:

4x24 chega para as plantas que queres manter, nao necessita de 6x24 nem de fertilizar todos os dias, basta uma vez por semana. A altura de 50cm, seria muito alto para a luz penetrar ate ao fundo.

Podes usar a gama toda de fertilizantes da seachem e depois adaptares à carencia dos teus, mas essenciais são FLourish, Flourish iron, Flourish excel - se nao usares CO2, e seachem potassium, o phosphorus e nitrogen só se tiveres falta dos mesmos

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Publicado:

Quanto ás dosagens posso acrescentar que tudo depende da flora que estás a pensar colocar, cryptocorines e echinodorus precisam de uma maior quantidade de nutrientes a nivel do solo, pois alimentam-se maioritariamente pelas raizes, enquanto que plantas de caule, como as rotalas e hygrophilas precisam de um maior número de nutrientes na coluna de água.

cumprimentos

Publicado:

4x24 chega para as plantas que queres manter, nao necessita de 6x24 nem de fertilizar todos os dias, basta uma vez por semana. A altura de 50cm, seria muito alto para a luz penetrar ate ao fundo.

Podes usar a gama toda de fertilizantes da seachem e depois adaptares à carencia dos teus, mas essenciais são FLourish, Flourish iron, Flourish excel - se nao usares CO2, e seachem potassium, o phosphorus e nitrogen só se tiveres falta dos mesmos

E que achas de optar pelos módulos de leds grobeam 1500 e ter 30cm de altura?

Publicado:

Quanto ás dosagens posso acrescentar que tudo depende da flora que estás a pensar colocar, cryptocorines e echinodorus precisam de uma maior quantidade de nutrientes a nivel do solo, pois alimentam-se maioritariamente pelas raizes, enquanto que plantas de caule, como as rotalas e hygrophilas precisam de um maior número de nutrientes na coluna de água.

cumprimentos

Para as plantas que tenho acima que achas que dosagens devo fazer estimativamente?

Obrigado

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva,

eu sugeria que usasses sais e fizesses tu próprio os teus fertilizantes. Sai muito mais barato e não é assim tão difícil. Um dia 1, o outro dia o outro. Não tem nada que enganar e mesmo que te enganes não há problema.

Quanto às luzes: as grobeam 1500 são mais do que suficientes. Aliás são bem mais do que suficientes. vê a distância à qual o pessoal as monta

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!