Peixes Betta


Recommended Posts

Boas noites,

 

Como sou novo no mundo dos aquários gostaria de me informar com vocês.

Recentemente adquiri um aquário e um peixe betta (macho). A minha dúvida é se posso ter mais alguns peixes com o betta? Li algures que macho com macho dá asneira e têm mesmo de ficar separados :D

Se a resposta for sim poderiam-me dizer alguns razoavelmente baratos mas com certo de nivel de beleza, tal como os bettas?

 

Desde já um muito obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º o melhor seria colocar aqui informações, como as dimensões do aquário, equipamento usado (detalhes e marcas), hardscape, flora/fauna, etc... E umas fotos para ajudar ;)

 

O aquário já completou o ciclo do azoto?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º o melhor seria colocar aqui informações, como as dimensões do aquário, equipamento usado (detalhes e marcas), hardscape, flora/fauna, etc... E umas fotos para ajudar ;)

 

O aquário já completou o ciclo do azoto?

 

cumps, David

Boas David,

 

Assim que estiver em casa posto as fotos e as configurações do aquário.

 

Em relação á questão a resposta é não mas até que gostava de conselhos sobre o assunto. O assunto esse "aquários e montagem do mesmo".

 

Melhores cumprimentos,

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:
Aquario de 20l (40x25x20)
Filtro de esponja a ar
Termostacto de 25w (para entrar)

Hardscape:
Areão preto inerte
Rocha vulcanica

Flora:
Musgo x-mas
Fetos de java

Fauna:
Betta Macho
2 Planorbis corneus var brown

Tpa de 4 em 4 dias durante as 3 primeiras semanas e depois tpas semanais.

 

Eis as specs do meu aquário. Fotos em breve :)

Editado por marceloffranco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não está mau. Para um betta é uma boa casa.

 

Agora para responder à tua primeira pergunta, só vejo ai mesmo uns ottos, ou umas corys anãs (pygmaeus/habrosus). Rasboras é arriscado, porque não sei o temperamento do teu betta.

 

Posso é afirmar que já tive um quadro de bettas (macho CT e 3 fêmeas HMPK) com 4 corys, 3 ancistrus, um beaufortia, planorbis, physas e helenas... Dava-se tudo bem ;) Mas tudo depende do temperamento dos peixes.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não está mau. Para um betta é uma boa casa.

 

Agora para responder à tua primeira pergunta, só vejo ai mesmo uns ottos, ou umas corys anãs (pygmaeus/habrosus). Rasboras é arriscado, porque não sei o temperamento do teu betta.

 

Posso é afirmar que já tive um quadro de bettas (macho CT e 3 fêmeas HMPK) com 4 corys, 3 ancistrus, um beaufortia, planorbis, physas e helenas... Dava-se tudo bem ;) Mas tudo depende do temperamento dos peixes.

 

cumps, David

Isso tudo em quantos litros David? é que depende muito... eu ja mantive 2 machos em 80l sem stresses (tinham 8 femeas) agora manter 1 trio em 20l mesmo que o macho seja muito manso com mais peixes não tou a ver...

Em relação ao setup em questão, respeitando a regra de 1litro por 1cm de peixe adulto, talvez o betta umas 3 corys anãs ou panda, e um ou dois ottos...

Que achas david?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta adicionar umas cerâmicas ao filtro, dentro de um saco de rede! Meia dúzia já deve ajudar :)

Não dá pois o filtro fui eu que arranjei, é um destes:

mcX6NMQ2JhNW0WgyMm5zD5Q.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura foi num aquário de 65lts. Ainda era 'novo' ;)

 

Agora está tudo no seu próprio aquário.

 

A minha aposta era algo assim! Mas restringia-me apenas por uma das espécies. Ou ottos ou corys.

 

Mas como o Marcelo quer uma espécie 'razoavelmente baratos mas com certo de nivel de beleza', talvez ia por umas habrosus, não? ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou o que podes fazer é arranjar um de cascata. Ocupa-te menos espaço no aquário e faz melhor serviço. Isso dos filtros de esponja só para aquários de reprodução dedicados ou de invertebrados :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não está mau. Para um betta é uma boa casa.

 

Agora para responder à tua primeira pergunta, só vejo ai mesmo uns ottos, ou umas corys anãs (pygmaeus/habrosus). Rasboras é arriscado, porque não sei o temperamento do teu betta.

 

Posso é afirmar que já tive um quadro de bettas (macho CT e 3 fêmeas HMPK) com 4 corys, 3 ancistrus, um beaufortia, planorbis, physas e helenas... Dava-se tudo bem ;) Mas tudo depende do temperamento dos peixes.

 

cumps, David

Em relação ao temperamento penso que é um calmo pelo o que tenho vindo observando. Mas é esperar para ver! já agora consegues dizer-me os preços desses peixes? em média é claro ;)

 

Cumprimento

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou o que podes fazer é arranjar um de cascata. Ocupa-te menos espaço no aquário e faz melhor serviço. Isso dos filtros de esponja só para aquários de reprodução dedicados ou de invertebrados :)

Era um filtro que tinha por cá a mais, acho preferível um filtro destes a filtro nenhum, tendo em conta o efeito low cost da coisa.

Um filtro de cascata (mesmo dos chineses, e que não são assim tao faceis de arranjar na zona) nunca fica por menos de 7€ (a ultima vez que vi).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2-3€, depende da loja...

 

mas olha que não consegues ver a agressividade do betta sozinho! LOL... Mas para teres uma ideia, vai buscar um espelho portátil (de casa de banho ou assim), lava-o bem e deixa-o dentro de água devagarinho para não assustar o betta. Vê a reacção dele do reflexo dele.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2-3€, depende da loja...

 

mas olha que não consegues ver a agressividade do betta sozinho! LOL... Mas para teres uma ideia, vai buscar um espelho portátil (de casa de banho ou assim), lava-o bem e deixa-o dentro de água devagarinho para não assustar o betta. Vê a reacção dele do reflexo dele.

 

cumps, David

Verdade mas como sou novo em aquários de vez em quando mando esses erros como o de ver a agressividade sozinho :P mas vou seguir o teu conselho e já agora muito obrigado pelos reply :)

Cumprimentos

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2-3€, depende da loja...

 

mas olha que não consegues ver a agressividade do betta sozinho! LOL... Mas para teres uma ideia, vai buscar um espelho portátil (de casa de banho ou assim), lava-o bem e deixa-o dentro de água devagarinho para não assustar o betta. Vê a reacção dele do reflexo dele.

 

cumps, David

O betta em questão é calmo sim, já teve companhia e não é muito agressivo, apenas o normal com outros machos =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rasboras, poderiam ser quase todas essas miniaturas. Desde os harlequin aos galaxy... Mas tudo dependeria do betta :/

 

Só para ter a certeza (que ainda não deste indicação), o ciclo do azoto já foi feito? E quais são os parâmetros do aquário?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O betta em questão é calmo sim, já teve companhia e não é muito agressivo, apenas o normal com outros machos =)

 

LOL, estamos em conversas cruzadas ;)

 

Essa resposta que dei era para o Marcelo :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rasboras, poderiam ser quase todas essas miniaturas. Desde os harlequin aos galaxy... Mas tudo dependeria do betta :/

 

Só para ter a certeza (que ainda não deste indicação), o ciclo do azoto já foi feito? E quais são os parâmetros do aquário?

 

cumps, David

Em relação ao ciclo e parametros, os parametros vão ser testados no fim de semana, em relação ao ciclo, ainda não está feito.

Cumprimentos

Marcelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não está feito mas tens lá os peixes? Isso é que não é grande ideia :/

 

Os bettas são bastante resistentes em regra geral, mas isso é sempre um perigo para o bem-estar deles e tudo o que seja vivos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo não está feito mas com tpas frequentes não ha stress, ha varios meodos para ciclar um aquario, um deles é com peixes, outro é sem peixes, sempre ciclei aquarios uzando peixes nomeadamente bettas e nunca tive problemas, nem os bettas apresentaram sinais nenhuns.
Desde que mantanhas os niveis de amonia baixos e controles as tpas não tens problemas nenhuns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas se não tem testes para medir o pH, não acho que tem para o resto :/

 

Mas sim, são várias hipóteses...Mas eu sempre preferi sem peixes para não arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.