Recommended Posts

Publicado

Aquario 120x40x50

areia de rio, pedras

Anubias (muitas) e ainda a pensar meter Valisnerias.

Tambem alguns minifetos de java

Filtro resun 1200 litros hora auxiliado de um interno com 700 litros hora, para remexer mais a água

Agora o importante :

1º cenário

Cynotilapia afra "kobue" omnivoro
labidochromis caeruleus omnívora
pseudotropheus acei "msuli" Herbivoro
Iodotropheus sprengerae calmo herbivoro (é o menos importante para mim)
Pundamilia nyererei , omnivoro
Posso manter estas 4 espécies juntas no meu aquário ? Que cuidados devo ter ? Há risco de hibridização?
2º cenário
Pseudotropheus saulosi
Pundamilia nyererei , omnivoro
E que mais espécies posso manter sem riscos de hibridos e que já tenham mantido com os saulosi?
Preciso mesmo da vossa ajuda! Obrigado
Publicado:

Olá,

Eu optaria pelo primeiro cenário mas retirava os Pundamilia nyererei! São peixes do lago Vitória.

Os riscos de teres hibridos com as espécies escolhidas parecem-me muito, mas muito reduzidos.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Muito Obrigado Diogo Lopes! Apesar de haver muitas pessoas com estes animais é dificil receber respostas.. A malta deve andar cheia de trabalho! ainda bem :)

Continuando, o objectivo é mesmo esse, eu odeio a ideia de criar hibridos e tentei criar algo que fosse calmo e que não pudesse haver hibridos.

Posso te pedir mais umas ajudas?

Eu quando escrevi " segundo cenário" era para poder receber ideias de peixes que se possam manter com saulosis. Eu sei que tu já os mantives-tes, tenho lido e visto os teus exuberantes vídeos, e realmente são fascinantes!

Gostava de saber que espécies ficam bem com eles, porque parece ser dificil conjugar espécies com eles devido a terem o amarelo, o azul, e as riscas...

Podes-me ajudar? Eu em principio vou para a primeira opção mas não queria para já , colocar de parte a hipótese dos saulosis, nem que seja para aprender mais...

Quando aos pundimilia, eu queria tê-los para inserir vermelho no meu aquário... Achas que se vão dar mal? Existem algumas espécies do malawi que cumprissem este requisito?

Espero que consigas entender as várias perguntas, e me elucidar nesta reta final do meu projecto. OBRIGADO!!!

Publicado:

Como podes ver nos meus tópicos eu tive muitos peixes em conjunto com os saulosis e não tive problemas (não te consigo dizer agora de cor todos). O que te posso dizer à partida é que deves evitar os demasoni e as Cynotilapias hara por causa dos machos e os msobo, caeruleus e membe deep por causa das fêmeas. Haverá mais, mas de momento não me recordo.

Ainda assim sobram-te muitos peixes que podes juntar. Vermelhos não há muitos e o que existe, não me parece boa ideia para colocar no teu aquário (por causa do tamanho) - é o Labeotropheus trewavasae Chilumba.

Mas faz uma listagem dos peixes que gostas e depois eu dou a minha opinião.

Abraço,
Diogo

Publicado:

Ok, eu tenho duas situações, os saulosis é capaz de ser a minha espécie favorita, a par dos careuleus (em aparência estética)

No entanto só posso ter uma delas, então vou optar pelo primeiro cenário, que tu avaliaste e me dizes ser bom, o que já foi reforçado por outro mestre nos malawi.

Porque fico com o amarelo dos careuleus e fico com aquele padrao na cynotilapia afra.

Agora a última questão, a pundimilia porque não posso adicionar?

Eu vi na net que era comum juntar, e pareceu-me ser a melhor opção para o meu aquário ter o "arco íris".

Não devo juntar, ou não posso mesmo ?

Obrigado Diogo. Cenario 1 escolhido!!

AbraçO!

Publicado:

Tenho um aquário mais ou menos do tamanho do teu e vou-te dizer as espécies que mantenho, assim ficas com mais algumas ideias. Nunca tive grandes problemas com agressividade nem hibridos.

Então tenho:

Cynotilapia sp. "hara" - Casal

Cyrtocara moorii - Casal

Pseudotropheus Saulosi - Casal

Pseudotropheus elegans Ngara - Casal

Labidochromis caeruleus - Casal

Metriaclima Caillanos pearl white - Casal

Labeotropheus fuelleborni katale OB - Casal

Iodotropheus sprengerae - Casal

Espero ter ajudado

Publicado:

Já agora, tens filhotes de algum desses peixes?

Obrigado

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu optaria pelo primeiro cenário mas retirava os Pundamilia nyererei! São peixes do lago Vitória.

Mais uma martelada. Os haps do lago vitoria são peixes perfeitamente compativeis com o Malawi, e quase toda a gente com Vitorias, mete-os com Malawis, ao ponto de se vender Vitoria como sendo malawis, e é a forma ideal de se fazer!

Publicado: (editado)

Mais uma martelada. Os haps do lago vitoria são peixes perfeitamente compativeis com o Malawi, e quase toda a gente com Vitorias, mete-os com Malawis, ao ponto de se vender Vitoria como sendo malawis, e é a forma ideal de se fazer!

O que queres dizer com mais uma martelada?!? Achas que eles ficam e vivem bem com os Malawi, só porque "toda a gente" o faz?!!

Diogo

Editado por Diogo Lopes