Recommended Posts

Publicado

Quero ver se arranjo uma femea para o meu escalar, ele tem 15cms de altura da ponta da barbatana superior à ponta da barbatana inferior e cerca de 8cms de altura de corpo, como já é um bocado grande gostava de saber que tamanho recomendam mais ou menos para as fémeas, suponho que seja de extrema importância para tentar formar casal.

escalarines2.jpg

abraço :?:

tenho 5ottos e 5 crossocheilus juntamente com o escalar que espera pela companheira, que peixes me aconselham a colocar mais num aquário de 112L com muita luz e plantas?

hugs

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Boas,

Relativamente ao Escalar só com muita sorte conseguirás formar um casal apenas com uma fêmea. Os Escalares é que escolhem o seu par e não se limitam a ficar com o que lhe oferecemos... eu aconselharia comprares várias fêmeas e tentares a sorte... mas 112 litros não ajudam nada :)

Abraços,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

Quanto ao tamanho das femeas não é importante? posso arranjar duas e tentar a sorte.

obrigado na mesma, a esperança é a ultima a morrer :)

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

já que o ESCALAR é um ciclideo se puseres este topico na area de ciclideos podes ter mais respostas a tua questão

mas o JN tem razão o escalar é um tanto selectivo na altura de formar casal mas tambem não é impossivel

quanto ao tamanho das femeas CUIDADO porque se forem muito mais peq.que o macho ele durante a corte pode feri-la a ela e aos restantes escalares que estiverem no aqua e lembra-te que é quase impossivel distinguir os sexos em juvenis

por isso tenta arranjar femeas +- do mesmo tamanho ou 4 ou 5 mais pequenos e baixas a temp p/ 24º para redusir o instito reprodutivo do macho e esperas que os mais peq. cesçam e se forme um casal, depois ja que o aqua so tem 112l o ideal seria retirar os restantes escalares do aqua

cups

Publicado:

pois carlos, a ideia era ficar só com dois escalares... já pus isto nos ciclideos, mas lá é que nao dizem mesmo nada. e outros peixes para colocar, nenhuma ideia? :wink:

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Olha eu já passei por um escalar semelhante que era grande e mauzão.

Só para vêres juntei-lhe a maior fêmea que consegui encontrar e ele deu-lhe porrada até quase matá-la.

Depois resolvi dar um tempo à fêmea para recuperar e juntei o machão a um grupo de escalares "adolescentes" + fêmea recuperada.

E não é que o tipo escolheu a fêmea, que tinha dado porrada, para acasalar :twisted:

Se isto te diz algo, bem grupo de escalares e deixa-o escolher !!!

Outros peixes ... bem 1 ou 2 Discus e talvez uns Botias.

Vê este como exemplo

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21817

O meu machão e respectiva

Pic_4619_1.jpg

Publicado:

eu tive a mesma situação que tu, um aqua de 100litros com um escalar que era o maior peixe de todos.

Comprei outro escalar, pulo lá e primeiro e o grande matou o pequeno e depois morreu. Pelo que investiguei deve ter morrido devido ao stress, o que se passa é que o escalar é territorial e um aqua de 100litros é pequeno, logo este assume esse território como "seu", e ao ver-se fechado com um possivel concorrente passa-se... literalmente!

O peixe fica sobre stress e é normal acabar por morrer (explicação dada no fishprofiles.com).

Talvez seja boa ideia votares o teu peixe ao celibato :roll:

de resto discus num 100l não parece boa ideia, talvez um casal de colisas... :twisted:

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Publicado:

tenho dois botias palhaço com cerca de 5cms num outro aquario, nao os ponho no plantado pq tenho medo que arranquem as plantas, assim como no acredito que a riccia se aguente muito tempo com eles lá.

abraço e obrigado a todos, talvez venda este escalar e tente arranjar um casal mais pequeno.

abraço.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa