MiguelSCosta Publicado Abril 9, 2005 Publicado Abril 9, 2005 Quero ver se arranjo uma femea para o meu escalar, ele tem 15cms de altura da ponta da barbatana superior à ponta da barbatana inferior e cerca de 8cms de altura de corpo, como já é um bocado grande gostava de saber que tamanho recomendam mais ou menos para as fémeas, suponho que seja de extrema importância para tentar formar casal. abraço tenho 5ottos e 5 crossocheilus juntamente com o escalar que espera pela companheira, que peixes me aconselham a colocar mais num aquário de 112L com muita luz e plantas? hugs Cumprimentos, Miguel Costa
João Nuno Cruz Publicado: Abril 9, 2005 Publicado: Abril 9, 2005 Boas, Relativamente ao Escalar só com muita sorte conseguirás formar um casal apenas com uma fêmea. Os Escalares é que escolhem o seu par e não se limitam a ficar com o que lhe oferecemos... eu aconselharia comprares várias fêmeas e tentares a sorte... mas 112 litros não ajudam nada Abraços, João Nuno Cruz Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
MiguelSCosta Publicado: Abril 10, 2005 Autor Publicado: Abril 10, 2005 Quanto ao tamanho das femeas não é importante? posso arranjar duas e tentar a sorte. obrigado na mesma, a esperança é a ultima a morrer abraço Cumprimentos, Miguel Costa
Carlos Martins Publicado: Abril 10, 2005 Publicado: Abril 10, 2005 já que o ESCALAR é um ciclideo se puseres este topico na area de ciclideos podes ter mais respostas a tua questão mas o JN tem razão o escalar é um tanto selectivo na altura de formar casal mas tambem não é impossivel quanto ao tamanho das femeas CUIDADO porque se forem muito mais peq.que o macho ele durante a corte pode feri-la a ela e aos restantes escalares que estiverem no aqua e lembra-te que é quase impossivel distinguir os sexos em juvenis por isso tenta arranjar femeas +- do mesmo tamanho ou 4 ou 5 mais pequenos e baixas a temp p/ 24º para redusir o instito reprodutivo do macho e esperas que os mais peq. cesçam e se forme um casal, depois ja que o aqua so tem 112l o ideal seria retirar os restantes escalares do aqua cups
MiguelSCosta Publicado: Abril 10, 2005 Autor Publicado: Abril 10, 2005 pois carlos, a ideia era ficar só com dois escalares... já pus isto nos ciclideos, mas lá é que nao dizem mesmo nada. e outros peixes para colocar, nenhuma ideia? abraço Cumprimentos, Miguel Costa
Carlos Martins Publicado: Abril 10, 2005 Publicado: Abril 10, 2005 podes criar um biotopo amazonico com 2 escalares,2 festivos e 6 microgeophagus http://aatlas.drpez.org/ciclideos-sudamericanos?page=3
Carlos Martins Publicado: Abril 10, 2005 Publicado: Abril 10, 2005 desculpa http://atlas.drpez.org/ciclideos-sudamericanos vais a peces agua dulce pag. 2 perciformes cichlidae ciclideos americanos pag. 3 o site é bom so que esta em espanhol cumps
MariaBogas Publicado: Abril 12, 2005 Publicado: Abril 12, 2005 Olha eu já passei por um escalar semelhante que era grande e mauzão. Só para vêres juntei-lhe a maior fêmea que consegui encontrar e ele deu-lhe porrada até quase matá-la. Depois resolvi dar um tempo à fêmea para recuperar e juntei o machão a um grupo de escalares "adolescentes" + fêmea recuperada. E não é que o tipo escolheu a fêmea, que tinha dado porrada, para acasalar Se isto te diz algo, bem grupo de escalares e deixa-o escolher !!! Outros peixes ... bem 1 ou 2 Discus e talvez uns Botias. Vê este como exemplo http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21817 O meu machão e respectiva
Smaug Publicado: Abril 12, 2005 Publicado: Abril 12, 2005 eu tive a mesma situação que tu, um aqua de 100litros com um escalar que era o maior peixe de todos. Comprei outro escalar, pulo lá e primeiro e o grande matou o pequeno e depois morreu. Pelo que investiguei deve ter morrido devido ao stress, o que se passa é que o escalar é territorial e um aqua de 100litros é pequeno, logo este assume esse território como "seu", e ao ver-se fechado com um possivel concorrente passa-se... literalmente! O peixe fica sobre stress e é normal acabar por morrer (explicação dada no fishprofiles.com). Talvez seja boa ideia votares o teu peixe ao celibato de resto discus num 100l não parece boa ideia, talvez um casal de colisas... "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
MiguelSCosta Publicado: Abril 12, 2005 Autor Publicado: Abril 12, 2005 tenho dois botias palhaço com cerca de 5cms num outro aquario, nao os ponho no plantado pq tenho medo que arranquem as plantas, assim como no acredito que a riccia se aguente muito tempo com eles lá. abraço e obrigado a todos, talvez venda este escalar e tente arranjar um casal mais pequeno. abraço. Cumprimentos, Miguel Costa
Recommended Posts