filipuh8 Publicado Maio 30, 2013 Publicado Maio 30, 2013 (editado) Boa Tarde, Tenho um aquário com cerca de 160 litros vazio, já alguns meses apareceu cianobactéria, desmontei tudo, mudei de areão, lavei o aquário, troquei as plantas, fervi o hardscape... E ela voltou a aparecer, por agora, só ainda está muito pouca, em algumas pedras do areão. Comprei eritromicina e vem em comprimidos, pedia a vossa ajuda agora para saber a dosagem necessária para acabar com esta praga. Gostaria de saber pela vossa experiência se isto não afecta nem a fauna, nem a flora. Pelo o que li é seguro. A aguardar ajuda! Com os melhores cumprimentos. Editado Junho 6, 2013 por filipuh8
Andre Miranda aP Publicado: Maio 30, 2013 Publicado: Maio 30, 2013 Acho que a técnica do apagao é a melhor... cobres o aquário com uma toalha de praia e deixas a luz apagada durante 3/4 dias... quando acabar já não deves ter nada... As plantas não morrem e a bactéria vai-se embora.. mas o ideal é aumentar a circulação da agua do aquário também! Cumps <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
filipuh8 Publicado: Maio 31, 2013 Autor Publicado: Maio 31, 2013 Acho que a técnica do apagao é a melhor... cobres o aquário com uma toalha de praia e deixas a luz apagada durante 3/4 dias... quando acabar já não deves ter nada... As plantas não morrem e a bactéria vai-se embora.. mas o ideal é aumentar a circulação da agua do aquário também! Cumps Pois, eu já fiz isso antes de desmontar o aquário e voltou ao mesmo. A quantidade de cianobactéria não se compara pois agora é muito pouca mesmo, talvez deva tentar isso outra vez com uma TPA de 50%. No que toca a circulação, quando montei outra vez (à cerca de dois meses) instalei uma bomba na outra parte do aquario e já tem uma EXCELENTE circulação.
filipuh8 Publicado: Junho 2, 2013 Autor Publicado: Junho 2, 2013 Boa Tarde! Epá, não sei mesmo se hei-de fazer o apagão ou usar a eritromicina, como resolveram isto? André, pelo o que li tu conseguiste resolver com um apagão?
filipuh8 Publicado: Junho 2, 2013 Autor Publicado: Junho 2, 2013 A partir de amanhã, o aquário vai estar até quarta à noite tapado. Espero que não morra nada, e vamos ver... :s
Lidia Oliveira Publicado: Junho 6, 2013 Publicado: Junho 6, 2013 Boas, Tens varias maneiras de lidar com isso O apagão durante uns tempos é a mais saudavel para o aquario, os peixes não se queixam muito, o pior sao as plantas Depois tens alteraçao de PH que já é pior para os animais, e se tiveres plantas sensíveis também pode afecta las Por fim tens a eritromicina, que é um antibiotico relativamente forte, só recomendo a utilizaçao em caso extremo. As dosagens depende de quem faz, e da filtraçao que tens, se pesquisares lês de tudo, inclusivamente pessoas que dizem que lhes matou as bacterias do filtro, eu nunca usei eritromicina os apagoes faziam tudo, diminui também a quantidade de comida, e coloca uma filtraçao mais intensa e aumenta as TPA's a quantidade de nitratos na agua tambem pode influenciar
filipuh8 Publicado: Junho 6, 2013 Autor Publicado: Junho 6, 2013 Boas, Tens varias maneiras de lidar com isso O apagão durante uns tempos é a mais saudavel para o aquario, os peixes não se queixam muito, o pior sao as plantas Depois tens alteraçao de PH que já é pior para os animais, e se tiveres plantas sensíveis também pode afecta las Por fim tens a eritromicina, que é um antibiotico relativamente forte, só recomendo a utilizaçao em caso extremo. As dosagens depende de quem faz, e da filtraçao que tens, se pesquisares lês de tudo, inclusivamente pessoas que dizem que lhes matou as bacterias do filtro, eu nunca usei eritromicina os apagoes faziam tudo, diminui também a quantidade de comida, e coloca uma filtraçao mais intensa e aumenta as TPA's a quantidade de nitratos na agua tambem pode influenciar O problema é que esta ciano já vem de à muito tempo. Fiz o apagão, não resolveu nada, faço mudanças TPA's todas as semanas e tenho uma boa circulação. Vou ter mesmo que utilizar a eritromicina.
filipuh8 Publicado: Junho 6, 2013 Autor Publicado: Junho 6, 2013 agua verde ou pelicula verde? A segunda, sobre o areão ainda, em cada granulometria.
Nutter Publicado: Junho 6, 2013 Publicado: Junho 6, 2013 tb tenho um pouco. mas nao tem evoluido. tens fertelizado? como estas de luz? cumps
Lidia Oliveira Publicado: Junho 6, 2013 Publicado: Junho 6, 2013 Muda tPA para duas por semana o apagao seriam varios dia, não é soó um dia mas experimenta TPA e reduçao do tempo Qual e o tempo de luz que tens? se for superior a 6 reduz meia hora por dia até teres 6 horas diarias, reduz a alimentação dos peixes, aumenta as TPA's para 2 por semana, ou ate mesmo TPA diaria durante 2 semanas o que te vai levar a uma renovaçao da agua do aquario
testum Publicado: Junho 6, 2013 Publicado: Junho 6, 2013 Deve-se procurar é causa do aparecimento e não a forma como eliminar.
filipuh8 Publicado: Junho 6, 2013 Autor Publicado: Junho 6, 2013 tb tenho um pouco. mas nao tem evoluido. tens fertelizado? como estas de luz? cumps Não, tinha a luz ligada 10 horas. Muda tPA para duas por semana o apagao seriam varios dia, não é soó um dia mas experimenta TPA e reduçao do tempo Qual e o tempo de luz que tens? se for superior a 6 reduz meia hora por dia até teres 6 horas diarias, reduz a alimentação dos peixes, aumenta as TPA's para 2 por semana, ou ate mesmo TPA diaria durante 2 semanas o que te vai levar a uma renovaçao da agua do aquario O apagão foi desde de Domingo até hoje! Já tinha feito um apagão antes de desmontar o aquário e voltar a montá-lo e aí desapareceram mas voltaram a aparecer. Hoje não chegaram a desaparecer. Deve-se procurar é causa do aparecimento e não a forma como eliminar. A causa, foi numa anterior montagem em que o aquário ficou exposto ao sol e ganhou ciano. Depois disso, já foi montado duas vezes e o problema é o mesmo, se bem que as ciano não se compara ao que tinha antes.
Nutter Publicado: Junho 6, 2013 Publicado: Junho 6, 2013 tens a luz ligada muitas horas para o que deves fertelizar. nao sei quantos wats tens mas deves reduzir a luz para 5 / 6 horas e fertelizar. e faz tpa duas x por semana
Lidia Oliveira Publicado: Junho 6, 2013 Publicado: Junho 6, 2013 Boas como ja foi dito, no maximo 6 horas, é suficiente para muitas plantas, se quiseres podes fertilizar, dependendo das plantas que tens Quanto aos apagoes, é suposto eles serem no minimo 4 dias, e os efeitos nao sao instantaneos, depois do apagao tens que corrigir a luz nao podes voltar aos mais habitos Evita o uso de eirtromicina, mesmo com o uso do medicamento as ciano voltam
filipuh8 Publicado: Junho 6, 2013 Autor Publicado: Junho 6, 2013 Já estou a fazer o tratamento com eritromicina, quero livrar-me de vez disto! O apagão não funcionou, aliás as ciano continuaram a aumentar por incrível que pareça. Acho que 5/6 horas não são suficientes, eu li em vários livros que o tempo de luz deve ser entre 10 a 12 horas.
testum Publicado: Junho 7, 2013 Publicado: Junho 7, 2013 Mas olha lá, nem apagões nem eritromicina te vai resolver o problema. Se voltam a aparecer... Lê sobre o que origina as ciano, e vai tentando corrigir por etapas, para poderes certificar-te da origem.
Andre Miranda aP Publicado: Junho 7, 2013 Publicado: Junho 7, 2013 Deixa 5 dias sem luz absolutamente nenhuma! resulta... sem luz não há cianos... e as plantas se estiverem saudaveis so têm uma recaida... <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Lidia Oliveira Publicado: Junho 7, 2013 Publicado: Junho 7, 2013 a eritromicina tambem resulta, mas os peixes e camaroes sofrem um pouco com isso o ideal e msm reduzir o ciclo horario de luz, acho que nem era necessario apagar, disseste la para cima que tinhas 10 horas de luz Ja foi postado entre 6-8, se mantiveres o ciclo horario antigo elas voltam e voltam sempre
filipuh8 Publicado: Junho 8, 2013 Autor Publicado: Junho 8, 2013 Acabei o tratamento com a eritromicina, amanhã faço a muda de água. Vou também reduzir o tempo de luz para 6 horas. As ciano não aumentaram mas também ainda não desapareceram...
Recommended Posts