pmnr Publicado Maio 30, 2013 Publicado Maio 30, 2013 Boas, já alguem experimentou a substituir estas matérias filtrantes no filtro externo: por pequenos pedaços de mangueira cortada aos bocadinhos, no mesmo formato ? será que resultava alguma coisa de jeito ? mais barato era de certeza ...... Cumps a todos Citar
j-santos Publicado: Maio 30, 2013 Publicado: Maio 30, 2013 mais barato era de certeza mas o efeito nao é o mesmo á mangueira falta-lhe a capacidade de absorçao e a rugusidade Citar abraços joao santos
Andre Miranda aP Publicado: Maio 30, 2013 Publicado: Maio 30, 2013 Sim, essa cerâmica é super porosa... a mangueira não chega nem perto.. Citar <p>Cumprimentos André Pinto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210000
Vitor Melo Publicado: Maio 30, 2013 Publicado: Maio 30, 2013 Por acaso esta cerâmica é pouco porosa e é até indicada para pré filtro ou como filtro mecânico... Nunca percebi muito bem a utilidade deste tipo de material filtrante. Só se for para dar trabalho a limpar :D Qual é a finalidade que pretendes? Citar De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
pmnr Publicado: Maio 31, 2013 Autor Publicado: Maio 31, 2013 esta cerãmica até acho que não é nada porosa. serve pura e simplesmente para filtragem mecanica, pelo menos segundo a eheim, ou seja força os "detritos" maiores a ficarem logo á partida no fundo do filtro... teoricamente ficam menos "entupidas" as materias filtrantes seguintes Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Maio 31, 2013 Publicado: Maio 31, 2013 é porosa o suficiente para ser bastante melhor que mangueira cortada, mas opções são opções... diria que o que queres fazer é tipo: Ehfi Mech Pro - são apenas tubos plasticos com algumas ondulações. Isto sim, faz maioritariamente filtragem mecanica. Att RF Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
jacjac Publicado: Maio 31, 2013 Publicado: Maio 31, 2013 Eu tenho ehfi mech e também tenho tenho cerâmicas 'normais'. Não noto a diferença em termos de rugosidade, só mesmo no preço. Em termos de rugosidade o siporax tem mais. Mas quando se suja também é uma trabalheira para limpar. Se for para substituir vai para as ceramicas normais que não perdes qualidade. Citar Afonso Cunha
Vitor Melo Publicado: Maio 31, 2013 Publicado: Maio 31, 2013 Sinceramente, é tudo uma questão de marketing. Para mim, nada melhor que lã de vidro e siporax. Não é preciso inventar muito. Quanto mais coisas tiver o filtro, mais trabalho dá a limpar e mais investimento fazes. E, será que é uma vantagem não entupir a matéria filtrante seguinte? Citar De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
Ricardo.Fonseca Publicado: Maio 31, 2013 Publicado: Maio 31, 2013 o que é siporax? ceramica não? e a lâ filtrante, não tens de estar sempre a limpar e/ou trocar? p mim uso de lã filtrante (e não de vidro que é carcinogénica) é pontual p retira partículas em suspenção na água. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
pmnr Publicado: Maio 31, 2013 Autor Publicado: Maio 31, 2013 Pois, estas cerãmicas com que iniciei o tópico não são porosas. Existem umas parecidas que são porosas, servem para filtragem mecânica e biológica. estas apenas servem para mecânica. A minha intenção era usar pedaços de mangueira que me parece que podem fazer o mesmo papel destas cerâmicas só para filtragem mecânica. e depois usar leca como materia filtrante biológica. Tenho mangueira e leca já prontas a custo zero... No fundo era poupar uns euros nas matérias filtrantes do meu eheim 2217. Acho que talvez faça a experência a ver como corre. Tambem penso vir a ter pouca carga biológica no aquário portanto vamos ver ... Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Maio 31, 2013 Publicado: Maio 31, 2013 Se tens ambas é usares. Como o Vitor escreveu e com muita razão, a maior parte das coisas são markting e um trabalho feito p o consumidor. Quem quer e pode colocar mãos à obra a custos baixos penso que valha a pena. Se tens espaço a Leca é uma boa opção, não tem tanta superficie como uma boa cerâmica comercial mas faz o serviço muito bem. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Recommended Posts