Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal, precisava de ajuda para identificar o género destes 2 ramirezis.

Ramirezi1

dsc04297so.jpg

Ramirezi2

dsc04467d.jpg

Os 2 juntos

dsc04430l.jpg

Comecei na aquariofilia há 3 meses, e comprei hoje o meu primeiro casal (assim o espero) de ramirezis! O que acham? É de facto um casal?

Cumprimentos

Ricardo Mota

Publicado:

Boas!

Nas fotos não da para ver bem, mas o que tiver na barriga uma cor para o rosado/vermelho é uma fêmea.

na foto ramirezi 1 parece ser uma fêmea mas a foto não ajuda...

aquanaturept.blogspot.com

Notícias sobre o grande mundo da aquariofilia, novos produtos no mercado, aquascaping, vídeos e muito mais!

Publicado:

Obrigado! Eu amanha vou tentar tirar fotos melhores. Eles tbm ainda são pequenos.

Ricardo Mota

Publicado:

Boas Companheiro,

Eu há pouco tempo adquiri um casal de Ramirezis, e o que me disseram que os distinguia era, que na femea nas barbatanas dorsais tem todas (espinhos) o mesmo comprimentos, no macho o 1/2 espinho é maior do que todos os outros.

Não sei se me fiz entender, se não diz alguma coisa.

Abraços.

Publicado:

Viva Lupper,

O ramirezi 1 de facto, tem os espinhos todos do mesmo tamanho... O macho é que ainda não consigo ver, eu acho que ele talvez tenha alguma má formação (ou talvez seja de ser pequeno).. Porque ele nunca abre a barbatana dorsal :P

Ricardo Mota

Publicado:

Penso que a forma mesmo infalivel de distinguir é pela barriga rosada que só a femea desenvolve. Digo isto porque tenho tres rams no meu comunitario que pensei serem todos machos , por causa da barbatana dorsal mas agora tenho 2 com a barriga rosada .... Acho que tenho 1 macho e 2 femeas .... parece-me tambem que estão a formar casal ... :)

Publicado:

Viva bichomau, antes de mais obrigado pela dica! Visto por esse modo penso que o ramirezi1 é uma femea, cero?

Quanto ao dois, apareceu-lhe aquele problema da cauda colar, e eu por falta de conhecimento não intervim a tempo e morreu hoje. Por isso vou comprar outro macho, e acreditar que aquela realmente é uma femea (pelo menos tem todos os indicadores :)

Já agora, alguem me sabe dizer o que fazer nesse caso quando as barbatanas caudais colam?

Obrigado!

Ricardo Mota

Publicado:

viva.a meu ver são duas fêmeas..isto dos ramirezis por vezes não e fácil..a barriga rosada é de facto uma das diferenças,aquela mancha preta por norma as fêmeas tem umas pintas azuis dentro da mancha enquanto os machos tem a pinta preta de um preto todo uniforme,não sei se estou correto mas pelo menos aqui em casa é assim,lol.

cumps luis gonçalves

Publicado:

Boas,

O da primeira foto é uma fêmea, o segundo possivelmente é um macho.

Só porque não tem escamas azuis na mancha negra, mas não quer dizer que não venha a ter...

Só mesmo vendo as barbatanas.

Cumps.

Publicado:

Obrigado Luis Gonçalves e João. Como tive a infelicidade de morrer o ramirezzi2 , vou entao comprar outro macho, pois já ha bastantes opinioes a concordar que o 1 é femea :)

Quanto ao problema da cauda colar, o que se deve fazer nessas situações?

Cumprimentos e Obrigado,

Ricardo Mota.

Ricardo Mota

Publicado:

Sim, parecia atrofiada, no inicio abria a cauda normalmente, depois a barbatana caudal, começa a fechar (como que um leque fechado) e ele tinha dificuldade em nadar.

cumprimentos.

Ricardo Mota

Publicado:

Boas,

A mim, parecem-me 2 fêmeas. as duas têm a barriga rosada... ;)

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Publicado:

Sim, parecia atrofiada, no inicio abria a cauda normalmente, depois a barbatana caudal, começa a fechar (como que um leque fechado) e ele tinha dificuldade em nadar.

cumprimentos.

Muito provávelmente era stress. Nas fotos eles tem riscas no corpo.

Pode ser um dos motivos.

Houve alguma mudança nos parâmetros? Tap?

Cumps.

Publicado:

Tinha feito uma tpa no dia anterior de os colocar, e tinha visto os parâmetros antes de os colocar e tava tudo ok. Preciso só agr de baixar um pouco o ph, pois eles preferem ph mais baixos (6.5) certo? o meu está entre 7 e 7.5 (com as fitas não sei o valor certo). E ele morreu antes de passar uma semana (e fazer nova tpa)...

talvez se fossem 2 femeas ele tivesse morrido mesmo de stress.

cumprimentos.

Ricardo Mota