Preciso de ajuda! Iniciação de criação de peixes


Mers

Recommended Posts

Não se ofendam , nomeadamente Shaking. Eu não quero atacar ninguém, eu percebi que ele não pediu ajudas a ninguém na escolha , a meu ver errada, do peixe. Provavelmente não o vais poder manter muito tempo, o que se calhar não é agradável depois de te habituares a ele.

 

Eu também tenho muito para aprender, por exemplo estou agora a iniciar-me nos ciclideos de malawi, e posso dizer que já pedi opiniões a mais de 4 pessoas, e tudo isto só para ter 4 (possivelmente 5) espécies escolhidas ANTES de montar o aquário (que será este fim de semana).

 

Antes disso já tratei de filtragem adequada e todo o hardscape, bem como da flora.

 

Um aquário muitas vezes acaba por se tornar algo banal sem interesse, simplesmente porque não perdemos o tempo minimo necessario (que na minha opinião são dezenas de horas) a tirar ideias sobre o que queremos fazer. A ler tópicos de outras pessoas que tiveram as mesmas dúvidas, e por fim a imaginar , se possível a desenhar (eu por exemplo ja desenhei um esboço para o meu malawi ), como queremos montar o aquário, que pedras queremos,que troncos, que peixes, que plantas.

 

 

Para a aquariofilia ser uma experiência satisfatória é preciso montar uma coisa em condições, estética, ou adequada às espécies que temos interesse em manter

 

Por exemplo, e voltando ao meu caso, o meu primeiro aquário durou poucas semanas montado, vi logo que aquilo não era nada de jeito, e depois de muita ajuda montei algo que me agradou. E posso dizer que foi dificil, porque só tinha 60 watts de luz para 180 litros de agua (mas felizmente só 45 cms de altura)

 

Deixo foto do que fiz, na segudna tentativa

 

mybestpictureofmytank.jpg

 

Eu imaginava-o assim e lá consegui.

 

 

O objectivo do aquariofilista pode ser vários, pode ser criar um habitat, criar algo bonito numa divisão da casa, pode ser reproduzir uma espécie, pode ser mil coisas.

 

 

Antes de mais é preciso saber o objectivo, e claramente que neste caso isso não está decidido, pese embora já existam compras feitas, e até peixes encomendados... Infelizmente.

 

É só uma opinião, porque na realidade cada um faz o que quer e compra e tem a experiência neste mundo que quiser, mas sem dúvida que neste mundo sem algum rumo definido, e sem uma pesquisa aprofundada dificilmente se obtém uma peça bonita em casa, e pior do que isso, dificilmente se consegue um aquário equilibrado em que os peixes se mostrem no seu máximo esplendor, ou se reproduzam, ou pelo menos tenham capacidade para viver uma vida completa.

 

Mas como já disse cada um faz o que quer. Boa sorte Mers quando meteres mais fotos dou-te mais dicas...

 

Vai metendo comida no aquário, para começar o ciclo do azoto.

 

O filtro é adequado, falta saber o areão e a luz, mas nesse aspecto estás a fazer as escolhas certas. Embora devesses encher o aquário já com as plantas para ser mais fácil evitar o boom de algas. Assim corres mais esse risco...

Editado por Tugz
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se ofendam , nomeadamente Shaking. Eu não quero atacar ninguém, eu percebi que ele não pediu ajudas a ninguém na escolha , a meu ver errada, do peixe. Provavelmente não o vais poder manter muito tempo, o que se calhar não é agradável depois de te habituares a ele.

 

Eu também tenho muito para aprender, por exemplo estou agora a iniciar-me nos ciclideos de malawi, e posso dizer que já pedi opiniões a mais de 4 pessoas, e tudo isto só para ter 4 (possivelmente 5) espécies escolhidas ANTES de montar o aquário (que será este fim de semana).

 

Antes disso já tratei de filtragem adequada e todo o hardscape, bem como da flora.

 

Um aquário muitas vezes acaba por se tornar algo banal sem interesse, simplesmente porque não perdemos o tempo minimo necessario (que na minha opinião são dezenas de horas) a tirar ideias sobre o que queremos fazer. A ler tópicos de outras pessoas que tiveram as mesmas dúvidas, e por fim a imaginar , se possível a desenhar (eu por exemplo ja desenhei um esboço para o meu malawi ), como queremos montar o aquário, que pedras queremos,que troncos, que peixes, que plantas.

 

 

Para a aquariofilia ser uma experiência satisfatória é preciso montar uma coisa em condições, estética, ou adequada às espécies que temos interesse em manter

 

Por exemplo, e voltando ao meu caso, o meu primeiro aquário durou poucas semanas montado, vi logo que aquilo não era nada de jeito, e depois de muita ajuda montei algo que me agradou. E posso dizer que foi dificil, porque só tinha 60 watts de luz para 180 litros de agua (mas felizmente só 45 cms de altura)

 

Deixo foto do que fiz, na segudna tentativa

 

mybestpictureofmytank.jpg

 

Eu imaginava-o assim e lá consegui.

 

 

O objectivo do aquariofilista pode ser vários, pode ser criar um habitatm, criar algo bonito numa divisão da casa, pode ser reproduzir uma espécie, pode ser mil coisas.

 

 

Antes de mais é preciso saber o objectivo, e claramente que neste caso isso não está decidido, pese embora já existam compras feitas, e até peixes encomendados.

 

É só uma opinião, porque na realidaed cada um faz o que quer e compra e tem a experiência neste mundo que quiser.

 

Não estou ofendido nem coisa que se pareça. simplesmente vi o rapaz muito aflito com a questão das gotas e tentei acalmar.

 

Sinto que ele tem muita pressa em montar o aquário e encher logo de peixes e eu falando por experiência isso é muito mau e quem vai sofrer são os bichinhos e 1º que consiga um ecossistema equilibrado apartir daí vai ser complicado. Um concelho que deixo a ele é o que toda a gente tem dito, que é para se concentrar para já na flora e na ciclagem para mais tarde quando tiver tudo direitinho pensar na fauna.

 

Na minha opinião, como disse anteriormente, optava por uma ciclagem sem peixes e sem químicos. É mais moroso? É, mas também mais natural, que penso ser o objectivo do aquário. Criar um ambiente o mais natural possível.

 

O teu aquário está mesmo um "must". É nestes casos que denota-se o estudo, empenho e tempo "perdido" neste hobby. Um dia hei-de chegar aí mas no meu caso quero andar lento, lentinho.

Ando pelos vivíparos (guppyes e platys) e corys para ganhar "calo", para um dia mais tarde avançar para um aquário maior.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa luz deve ser de 24 watts cada lampada, o que é bom para esse aquário, mas cuidado agora não as deixes acesas muito tempo por dia, só serve para as algas, enquanto não tens plantas.

 

Apressa-te nas plantas , são importantes!

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário foi a minha segunda (quase primeira lol), simplesmente foi sempre a mexer.

 

Agora não tem nada a haver, porque o objectivo é (como tu) manter guppys, então tem só areia, metade cheio de anubias a outra metade livre, e troncos para os plecos que precisam de madeira.

 

É importante ter um objectivo, e o aquário de cima já não é um objectivo nem coisa que se pareça, agora por exemplo o objectivo que tenho é criar algo natural e interessante do ponto de vista comportamental ( malawi).

 

O que fiz em cima foi feito com ajuda de todos deste fórum, e é fácil de obter, é só ir plantado e replantado, e sempre trocando plantas com outros users, e depois é ir escolhendo e mudando os sitios onde se planta até atingir o que se quer.

 

Isto porque não tenho experiencia suficiente nem dinheiro para ter as plantas todas decididas e colocadas no sitio certo à primeira.

 

É preciso ter um objectivo decidido isso sim, e é isso que quero deixar bem latente para todos os recentes no hobby que aqui andam a ler, leiam ainda mais do que já leram, leia sobre todas as espécies que querem ter, e procurem compatibilidades entre elas, e tamanhos e alimentação, e tempo de vida, e se forem curiosos locais onde vivem na natureza, que pode ajudar a montar o aquario.

 

E claro parametros...

 

 

É preciso objectivos, se não esta experiência, acaba por ser frustrante, em vez de ser viciante como é para a maior parte dos que experimentam o hobby...

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo, o objectivo no primeiro post do Mers é ter criação de peixes, e agora encomenda um tubarão bala, que lhe vai comer todos os peixes que nascerem no aquário... contra-senso não?

 

Decide que espécies queres Mers ou podes acabar frustrado...

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo, o objectivo no primeiro post do Mers é ter criação de peixes, e agora encomenda um tubarão bala, que lhe vai comer todos os peixes que nascerem no aquário... contra-senso não?

 

Decide que espécies queres Mers ou podes acabar frustrado...

Depois deste comentário acho que está tudo dito e eu sou da mesma opinião!!!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é mesmo isso. Aproveito já a "discussão" para deixar algum material de estudo. Tens aqui um site super completo e com muita informação para flora http://www.tropica.com/en/home.aspx.

Tens uma vasta gama de plantas e suas características, tens layouts sugeridos pelos vários profissionais do site com vários tipos de dificuldade e especificações. Penso ser um site obrigatório para quem anda neste mundo a todos os níveis.

 

Eu por exemplo apanhei um layout ao meu gosto e vou tentar recriá-lo quase na totalidade. É de fácil manutenção e pouco exigente na mesma.

 

Mers dá lá um salto e pesquisa e pesquisa e pesquisa. Pergunta aqui qualquer dúvida mas não precipites nas escolhas, sempre com calma. :)

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguns dias e coloco umas fotos para ouvir opiniões, ainda nao fiz nenhuma Tpa como tinhamos falado mas a agua ja esta a ficar muito boa

 

Mais uma vez obrigado a todos por me ajudarem neste meu pequeno projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso de encontrar os restantes testes, nitratos nitrititos e assim

Aqui em braga sao um bocado caros nas lojas de aquariofilia

Os supermercados terão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ser um expert, aqui vão os meus dois cêntimos:

Para começar podes tentar anular a encomenda do Tubarão. (já foram apresentados os motivos)

 

Uma foto era importante para se avaliar o estado do aquário, pois, parece-me que tem poucas pedrinhas (acho que te referes ao areão) e o substrato não se encontra devidamente isolado da coluna de agua, se for o caso, terás problemas de algas até ao dia da fava rica.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo porque nao lavei o substrato antes de o colocar

 

O areao fervi, mas mesmo com o areao levantou um bocado de poeira

 

Ja cancelei a encomenda do tubarao, foi mm erro meu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo porque nao lavei o substrato antes de o colocar

 

O areao fervi, mas mesmo com o areao levantou um bocado de poeira

 

Ja cancelei a encomenda do tubarao, foi mm erro meu

 

Esse substrato é fertil? Se for devias era ter colocado algo para separar os 2 e isso já não acontecia.

Se cancelas-te fizes-te muito bem.

 

Esquece a parte dos peixes para já como já te disse. Concentra-te na flora e no ciclo de azoto para já e daqui a um mês a malta toda fala nos peixes.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei 2,5 kg de substrato JBL Manado

 

Disseram que ao fim de uma semana, a por o acelerador biológico certinho como diz nas indicações e o condicionador, que ao fim desse tempo poderia colocar 5 neos e dois ou tres limpa fundos para ver como se aguentam, e depois de os observar todos os dias o seu comportamento colocar mais peixes ou nao

 

Também me disseram que faria bem colocar um bocado de comida durante estes dias do ciclo

 

Comprar um alimentados automático tem o mesmo efeito? Como calculo a quantidade certa de comida para os peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei 2,5 kg de substrato JBL Manado

 

Disseram que ao fim de uma semana, a por o acelerador biológico certinho como diz nas indicações e o condicionador, que ao fim desse tempo poderia colocar 5 neos e dois ou tres limpa fundos para ver como se aguentam, e depois de os observar todos os dias o seu comportamento colocar mais peixes ou nao

 

Também me disseram que faria bem colocar um bocado de comida durante estes dias do ciclo

 

Comprar um alimentados automático tem o mesmo efeito? Como calculo a quantidade certa de comida para os peixes?

 

Eu, e muita gente que anda por aqui, certamente, não concordo com isso de uma semana.

E meter neons que são sensiveis logo do inicio vai dar raia.

 

Vai com calma

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei 2,5 kg de substrato JBL Manado

 

Disseram que ao fim de uma semana, a por o acelerador biológico certinho como diz nas indicações e o condicionador, que ao fim desse tempo poderia colocar 5 neos e dois ou tres limpa fundos para ver como se aguentam, e depois de os observar todos os dias o seu comportamento colocar mais peixes ou nao

 

Também me disseram que faria bem colocar um bocado de comida durante estes dias do ciclo

 

Comprar um alimentados automático tem o mesmo efeito? Como calculo a quantidade certa de comida para os peixes?

 

Queres mesmo peixes à força toda.

 

Deixa fazer o ciclo naturalmente, sem químicos. Mais tarde vais ter dissabores, e aí vais dar razão a quem te aconcelha e não fazer isso.

Acredito que tenhas em conta as dicas dos lojistas onde vais, mas tanto como lá ou aqui, nem sempre dão as informações todas ou as mais acertadas. Eu também levava muito em conta as opiniões dos lojistas, o que me levou a cometer alguns erros. Não tou a dizer que não tenhas em conta as deles mas ouves a opinão que têm, vês as daqui e encontra um ponto em que aches que há concenso.

 

Faz o ciclo sem aceleradores, vai metendo um pouco de comida a cada 2 dias, planta o aquário conforme as características do teu aqua.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o termóstato da elite de 150w e mesmo ao lado tenho a ponta do filtro que suga a agua ( filtro eheim Classic 350 ), estes dois estão num canto do aquario, o termóstato ta a 26º e coloquei o termómetro no outro canto do aquario ( o inverso ) e diz que a temperatura ta a 30º nao percebo porque

 

Como o filtro é externo coloquei a ponta da q sai a agua do outro lado e o termómetro recebe bem a corrente de agua, será q é normal dar 30º por ainda estar no ciclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais quero agradecer a todos as pessoas que tem me ajudado e tem me " dado na cabeça a serio " vou esperar pelo tempo certo para colocar peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.