De volta...


Nunosm

Recommended Posts

Caros, ao fim de alguns anos "arredado" destas lides, e muito por achar que os meus dois filhotes iriam adorar e "motivar" o retomar deste hobby, decidi ir tirar o pó ao meu antigo aquário, para perceber do que terei pela frente na reativação

 

O Aquário: Já com 10 anos, esteve 6 anos "empacotado". É um ecophile calypso com bio box de 80x30x51.

 

Problema: O silicone preto da biobox soltou-se neste tempo de paragem (secou?), o que me leva a temer por toda a integridade do restante silicone que une os vidros finos que o aquário tem.

 

Não estou para dissabores de boca, ou seja, ter um rebentamento de aguas que inunde a sala ou ponha em risco os meus filhos. Não sou dado a bricolagens e, a retomar o hobby, apontaria igualmente para um de 200l.

 

Solução: Comprar novo aquário? Não vejo outra solução. Qual? É aí que peço ajuda aos presentes.

 

A retomar seria um voltar à agua doce, com guppies, corydoras e pouco mais. E algum plantado que me permita estabelecer rotinas e adquirir experiencia (com tentativas e erros) de modo a poder estabelecer um aquário quase autossustentado e equilibrado no seu funcionamento.

 

A correr bem, passo para salgado ao fim de um ano - (dado algo relevante na pergunta que se segue)

 

Estou em Lisboa, e desconheço as ultimas "tendências" tecnológicas nos aquários.

 

Qual o aquário que me recomendam comprar e onde se vende? (tem que ter móvel e fácil de instalar iluminação LED mas dispenso kits, visto querer vir a comprar os componentes em separado)

 

Abraço e obrigado

 

Nuno

7359_7563.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Bemvindo! A escolha do aquário tem de ser feita mediante as tuas necessidades e orçamento! Por vezes mais vale comprar um aquário mais pequeno e ter um equiupamento bom do que ter um grande e o equipamento não prestar!

 

Eu estou a fazer um plantado para viviparos que tem 54 litros 60x30x30!

 

CUMPS!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

Eu também tenho um com biobox e dou-te um conselho , se poderes retiras a biobox com um x-ato e instalas um filtro externo .

O porque disso ? A biobox vai-te ocupar muito espaço que vai ser muito útil . Em termos de filtragem a biobox nao é de todo eficaz , dai eu usar dois filtros ..

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a aposta passaria por um filtro externo, e não BioBox.

 

Mas a questão é que a silicone que une o meu antigo aquario de 100l perdeu a integridade, pelo que não vou arriscar usa-lo.

 

A questão que vos coloco é: Novo aquario: 100l a 200l (tenho este defeito...não consigo pensar nano :)): Qual a marca / modelo / local que me recomendam para o adquirir?

 

(se for de 100-120l aproveito o móvel que tenho - 200l tenho que comprar móvel)

 

Abraço e obrigado pelo apoio

 

Nuno

Editado por Nunosm

7359_7563.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende daquilo que tem disponível para gastar, ou que quer gastar!

Se fosse eu optava por um aquário novo de forma a que pudesse aproveitar o móvel.

E como já disseram, esquecer a biobox!! Eu também tenho uma, e quero ver se mais dia menos dia me livro dela!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor para ti seria mandar fazê-lo por medida numa casa de vidros! Assim o aquário fica a teu gosto e ainda poupas algum! Algo como 100*50*40 = 200L

 

Isto irá permitir-te adquirires equipamento mediante as tuas necessidades como, iluminação, filtros, bomba etc...

 

Quanto ao aquário antigo podes sempre optar por descolar os vidros e colar com silicone próprio para aquários!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal descolares os vidros, raspar os restos do silicone com um x-acto e voltares a colar?
Não queres ter trabalho? Descolas na mesma e vais a uma vidraria e pedes para o fazerem com silicone próprio para aquarios.

Poupas dinheiro para a aquisição de um bom filtro :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu dizes que nao és de bricolage , mas acho que estas a querer gastar dinheiro desnecessariamente .

Compras silicone próprio para aquário e nao tem nada que saber , é so aplicar :)

Caso nao querias colar , pegas no aquário a manda um vidraceiro arranjar :)

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio vou avançar para um 100x50x50 sem travessas, com vidro de 10mm, feito à medida.

 

E móvel? alguma ajuda para "parquear" os 270kg de bicho? Ainda estou em duvida se dou o passo de gigante para um salgado, pelo que a estrutura interna de metal (inox?) é importante para não duplicar investimento.

 

Abraço

 

Nuno

7359_7563.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.