Pilinhas Publicado Abril 8, 2005 Publicado Abril 8, 2005 Tendo eu o aquario densamente plantado com 2 injctores de CO2 da Nutrafarin a bolhar de 3 em 3 segundos algumas pedras e um tronco, por que é que o PH não baixa? mantem-se á um mês a 7,2 eu na queria usar quimicos para ter o PH a +- 6,8 por causa dos tetras e neons alguem me sabe dizer o que está mal serão as pedras que eu recolhi e fiz um teste com vinagre e ele na ferveu portanto julgo que não alcalinas ou será outra causa. CUMPS J.Botão Citar
Luís Fortunato Publicado: Abril 8, 2005 Publicado: Abril 8, 2005 Olá. Já mediste a dureza à tua água? Ou pelo menos à água que usas para efectuar as trocas? Pelos vistos tens uma água com um poder tampão muito bom (dificuldade em se alterar o pH), o que geralmente corresponde a uma dureza grande também. Lá por as pedras não terem "fervido" com a adição de vinagre, não quer dizer que não sejam calcárias. Já alertei aqui no fórum, que esse teste não é muito fiável... As pedras podem ter à superfície outros minérios que mascaram a sua verdadeira indentidade no interior. Para mim, para teres mesmo a certeza que as pedras são, ou não calcárias, tens que as rachar/partir com um martelo ou qualquer coisa. Depois, nessa face viva (que acabaste de abrir) deitas umas 2-3 gotas de ácido muriático (ácido clorídrico comercial) que é mais forte que o ácido acético, e consequentemente, que o vinagre. Se fizer efervescência (CO2 a libertar-se), aí sim podes concluir que se tratam de rochas calcárias. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts