Carlitos Frank Publicado Maio 23, 2013 Publicado Maio 23, 2013 Boas, ajudem-me numa duvida, que para alguns deve ser basica. Sempre usei ceramicas no meu filtro externo, mas agora pensei em biobolas. Elas fazem o mesmo efeito?sao melhores ou piores. Obrigado Citar
vitorfranco Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Sempre tive a mesma duvida, mas como tenho um filtro com vários cestos, optei por ter as duas, cerâmicas num cesto e biobolas noutro. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
JoaoRRM Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Boas, Nos filtros geralmente usam-se cerâmicas pois mais facilmente são colonizadas pelas bactérias. E fornecem mais "espaço" para se fixarem. E as biobolas nas sumps, pois podem ser colocadas em grandes quantidades, sendo mais eficazes em zonas de baixa circulação da água (ao contrário dos filtros). Para mim o melhor mesmo é matrix ou siporax. Espero ter ajudado. Cumps. Citar
Carlitos Frank Publicado: Maio 24, 2013 Autor Publicado: Maio 24, 2013 E o que sao esses matrix e siporax? Citar
JoaoRRM Publicado: Maio 25, 2013 Publicado: Maio 25, 2013 Boas, Eu uso mais o Matrix nos filtros externos, siporax (mini) uso nos filtros de cascata. Principalmente por uma questão de espaço. Cumps. Citar
Ricardo Moreira Publicado: Maio 25, 2013 Publicado: Maio 25, 2013 Boas, Partilho precisamente da mesma opinião do JoaoRRM. Nem mais. Uso Siporax nos filtros externos e de cascata, devido à excelente superfície para desenvolvimento saudável de colónias de bactérias. Tem uma excelente capacidade para as colónias de bactérias crescerem. Se o filtro interno ou cascacta for pequeno, realmente será melhor usar o Siporax mini, tal como disse o JoaoRRM. Cumps Citar
Quo Publicado: Maio 26, 2013 Publicado: Maio 26, 2013 (editado) exacto, Seachen Matrix é bastante superior a bioballs. O Matrix deve ser protegido com esponjas, antes da agua para filtrar chegar, deve ter carvao activado usado (que perdeu a capacidade de super-filtragem, logo apto a plantados) ou esponjas azuis. O siporax parece semelhante ao Matrix, mas nao conheço e o desenho parece ceramica. Mas gostei do que li. A ceramica não tem bem a mesma função, é mais para ciclos incompletos, enquanto os de cima é para fechar o ciclo. Os de cima dá para usar em agua salgada, pois desnitrificam, enquanto a ceramica normal, nao se pode. Editado Maio 26, 2013 por Quo 1 1 Citar
Recommended Posts