Carlitos Frank Publicado Maio 23, 2013 Share Publicado Maio 23, 2013 Boas, ajudem-me numa duvida, que para alguns deve ser basica. Sempre usei ceramicas no meu filtro externo, mas agora pensei em biobolas. Elas fazem o mesmo efeito?sao melhores ou piores. Obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
vitorfranco Publicado: Maio 23, 2013 Share Publicado: Maio 23, 2013 Sempre tive a mesma duvida, mas como tenho um filtro com vários cestos, optei por ter as duas, cerâmicas num cesto e biobolas noutro. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoRRM Publicado: Maio 23, 2013 Share Publicado: Maio 23, 2013 Boas, Nos filtros geralmente usam-se cerâmicas pois mais facilmente são colonizadas pelas bactérias. E fornecem mais "espaço" para se fixarem. E as biobolas nas sumps, pois podem ser colocadas em grandes quantidades, sendo mais eficazes em zonas de baixa circulação da água (ao contrário dos filtros). Para mim o melhor mesmo é matrix ou siporax. Espero ter ajudado. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlitos Frank Publicado: Maio 24, 2013 Autor Share Publicado: Maio 24, 2013 E o que sao esses matrix e siporax? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
mmsantos Publicado: Maio 25, 2013 Share Publicado: Maio 25, 2013 E o que sao esses matrix e siporax? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoRRM Publicado: Maio 25, 2013 Share Publicado: Maio 25, 2013 Boas, Eu uso mais o Matrix nos filtros externos, siporax (mini) uso nos filtros de cascata. Principalmente por uma questão de espaço. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlitos Frank Publicado: Maio 25, 2013 Autor Share Publicado: Maio 25, 2013 Esclarecido,obrigado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Moreira Publicado: Maio 25, 2013 Share Publicado: Maio 25, 2013 Boas, Partilho precisamente da mesma opinião do JoaoRRM. Nem mais. Uso Siporax nos filtros externos e de cascata, devido à excelente superfície para desenvolvimento saudável de colónias de bactérias. Tem uma excelente capacidade para as colónias de bactérias crescerem. Se o filtro interno ou cascacta for pequeno, realmente será melhor usar o Siporax mini, tal como disse o JoaoRRM. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Quo Publicado: Maio 26, 2013 Share Publicado: Maio 26, 2013 (editado) exacto, Seachen Matrix é bastante superior a bioballs. O Matrix deve ser protegido com esponjas, antes da agua para filtrar chegar, deve ter carvao activado usado (que perdeu a capacidade de super-filtragem, logo apto a plantados) ou esponjas azuis. O siporax parece semelhante ao Matrix, mas nao conheço e o desenho parece ceramica. Mas gostei do que li. A ceramica não tem bem a mesma função, é mais para ciclos incompletos, enquanto os de cima é para fechar o ciclo. Os de cima dá para usar em agua salgada, pois desnitrificam, enquanto a ceramica normal, nao se pode. Editado Maio 26, 2013 por Quo 1 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts