white tank Publicado Maio 19, 2013 Publicado Maio 19, 2013 O que se passa é o seguinte.Eu tenho tudo controlado em termos de consumo de kh, ca, mg, elementos trace..No entanto os nitratos tinha a 0 e os fosfatos a 0,55.Meti uma resina para os fosfatos e eles ontem estavam a 0,08. Quanto aos nitratos adicionei no3 à uma semana para subir 1 ppm (medi no dia seguinte e estava mesmo 1 ppm) e desde ai eles nunca mais desceram, aliás, os fosfatos desceram de 0,55 para 0,,8 e os nitratos estão a subir e 1 - 10?!Qual é a tua opinião quanto a isto de fosfatos/nitratos?!Os corais quando meti a resina ganharam vida, abriram os pólipos e ganharam ainda mais cor.. O pior disto tudo é que durante este processo e já há algum tempo atrás que tenho algas castanhas (quando acende a luz são muito poucas e quando as luzes estão para apagar são bastantes e ganham bolhas de ar) só no areão. E não é falta de corrente.Amanha vou fazer uma muda de agua para dissolver os nitratos mas ainda não apurei a causa disto.Já li muito mas é tudo muito confuso..Fica também o convite para passares aqui por casa, beber um café ou um copo e vês :DO que se passou é que o no3 nos meus testes API e nos testes da JBL da aquahobby deu 0, e foi aconselhado a meter no3 para aumentar para 1ppm.Fiz a solução e com os cálculos que me deram e adicionei 1 única vez.No dia seguinte estavam a 1ppm como desejado, no entanto não adicionei mais e eles estão a subir enquanto o po4 esta a descer, não sei ao certo se tem relação.O meu aquário é 160*60*55alt, tenho sump 130*50*40 com refugio de 50*30*35 dentro, cerca de 740l.O meu escumador é um ATI 250 is mas a bomba avariou e estou á espera de uma nova (tenho lá um apf600 e um ATB alterado que não tira quase nada).As bombas são uma vortec mp40 es e uma sun sun 12000 l/h, de retorno é uma de 3700l/h da sicce.A calha de momento tem 6 lâmpadas ligadas (é de 8 de 80W), as lâmpadas são novas e estão ligadas pelo período de 8h.Tenho UV e um filtro de carvão (o uv não está 24h ligado, só quando os peixes apresentam alguma doença).Corais tenho vários moles, lps e sps.Peixes NasoZebrasoma Flavencis3 cromisAcanthurus triostegussix linesalariaFox faceChelmon rostratosGobieyellow corisnassarios, ermitas e estrela de areia.Comida congelada vária especialmente para o chelmon (apesar de ele andar sempre a comer nas rochas), algas e flocos.A comida eu dou pouca varias vezes ao dia. Cumps
csi Publicado: Maio 20, 2013 Publicado: Maio 20, 2013 (editado) Pois, Relativamente ao controle disso é mais complicado, mas dá alguns pormenores sobre o sistema que talvez a malta possa ajudar. Dizes que deitaste NO3 no aquário? Mas porquê? Apesar dos testes de fosfatos e de nitratos parecerem a zero, raramente isso é verdade e na minha opinião que uso testes eletrónicos para esses dois parâmetros, quando isso acontece trata-se geralmente de falta de sensibilidade dos testes, ou defeito dos nossos olhos. Para além disso penso que não é de boa politica pôr nenhum desses parâmetros a zero, pois isso normalmente provoca problemas nos corais e conduz ao aparecimento de algas, sobretudo cianos. Na minha opinião valores de nitratos entre 1 e 5 e de até 0,06/0,08 de fosfatos, são o ideal para um aquário com SPSs e LPSs. O uso dessa resina anti-fosfatos parece-me a melhor forma de actuar e em conjunto com as TPAs vai concertza equilibrar isso e resolver o problema dessas algas e não vejo nenhuma razão para intervir no valor dos nitratos; se os corais estão bem, o melhor é não mexer. Espero ter ajudado Editado Maio 20, 2013 por csi
white tank Publicado: Maio 20, 2013 Autor Publicado: Maio 20, 2013 Sim os corais e peixes estão bem, no entanto o areão fica cheio de alga castanha que ao fim do fotoperiodo apresentam bolhas de ar. Pensei no apagao durante 3 dias mas os corais não iriam gostar certamente. Ontem à noite mudei agua e aspirei areao e alga, tudo para o lixo. Vamos lá ver, fiz o teste agora mesmo e os nitratos continuam a 10ppm. abc Cumps
csi Publicado: Maio 20, 2013 Publicado: Maio 20, 2013 (editado) Há quanto tempo tens o aquário montado? Qual a altura da areia? Que manutenção regular fazes? Que tipo de água usas nas TPAs e para reposição? Há uma relação entre nitratos e fosfatos, mas penso que issso apenas limita a redução de nitratos quando os fosfatos estão a zero, o que não é o caso; como te disse no post anterior, não me parece provavel num aquário alimentado com comida congelada e com várias doses de comida por dia, que os nitratos estejam a zero. Penso que devias tentar resolver esses problemas com trocas de água e resinas anti-fosfatos, até porque valores de 10, ou 20 de nitratos, transitóriamente, não são alarmantes; os corais (SPSs), podem escurecer um bocadinho, mas outros até agradecem. A alga???, de que te queixas, está identificada? Serão cianos? Serão dinoflagelados? Tens uma foto? Abraço Editado Maio 20, 2013 por csi
white tank Publicado: Maio 20, 2013 Autor Publicado: Maio 20, 2013 Boas Tenho algas castanhas no areão, ao iniciar o fotoperiodo mal se notam, mas quando as luzes estão para apagar o areão está cheio de alga com bolhas de ar. Mas castanhas não vermelhas. Há cerca de 1 mês atrás tinha o no3 a 0 e o po4 a 0,55 e já tinha algas. O no3 foi medido por teste API e teste JBL de uma loja e deu 0 em ambos, como tal fui aconselhado a meter no3 para aumentar para 1ppm. Fiz a solução e com os cálculos que me deram adicionei 1 única vez. No dia seguinte estavam a 1ppm como desejado, no entanto não adicionei mais e eles estão a subir enquanto o po4 esta a descer e já vai a 0,08 (teste Hanna feito ontem), não sei ao certo se tem relação.De referir que adicionei uma resina para diminuir os fosfatos. Não percebo é como antes tinha um grande consumo de nitratos que os levava a 0 e agora estão a subir (1 para 10ppm) visto que continuo a fazer tudo igual, de diferente só ter metido no3 para subir para 1 ppm (isto há 3 semanas) e ter introduzido a resina que por sinal está a fazer o seu trabalho e os fosfatos já estão a ficar porreiros. O meu aquário é 160*60*55alt, tenho sump 130*50*40 com refugio de 50*30*35 dentro, cerca de 740l. Será que os escumadores são fracos para a carga orgânica que é? visto que o apf 600 esta SEMPRE a tirar porcaria!!! Até parece um escravo Há relação entre os nitratos e fosfatos? Os outros valores, kh, ca, mg... está tudo controlado, tenho uma bomba doseadora a bombar, testes feitos semanalmente kh - 8 ; Mg - 1320 ; Ca - 420 ; Ph - 8,2 (quando a luz ligada) ; nitritos e amónia a 0. Cumps
white tank Publicado: Maio 20, 2013 Autor Publicado: Maio 20, 2013 Boas, o aquário está montado há um ano, nessa altura quando o montei usei tudo que tinha já em outro, ou seja passei de 150*50*50 para este. Usei rocha, agua, peixes e corais, a areia foi nova. Eu limpo o vidro sempre que está a ficar com algas, e troco cerca de 50l de agua semanalmente com agua do cabo raso. O areão tem cerca de 4cm de altura, no entanto tenho aspirado areão e alga e lixo... Quanto à reposição uso agua de osmose feita com 5 filtros. A alga que me aparece são certamente dinoflagelados, isto pela cor (alga castanha e começa a ficar tipo gelatina com bolhas). Tenho uma ponta de uma rocha que sempre teve ciano e por mais que aspire está lá sempre.. mas é muito pouco, como referi é mesmo só numa ponta de uma rocha, e tem bastante corrente lá.. Fotos meto mais logo quando as luzes acenderem, no entanto como aspirei ontem alga e areão não deve dar para ver as algas.. Cumps
Recommended Posts