João Tiago Publicado Maio 17, 2013 Publicado Maio 17, 2013 Boa tarde, hoje reparei que 2 das minhas espadas bébés estão com umas manchas brancas (parece uns pontinhos) ao longo do corpo e até na cauda. Alguem me sabe dizer que tipo de doença é? Que devo fazer? Já as isolei e pus SERA omnipur será suficiente? Aquário de 80x30x40 Filtro externo Eheim 2213 440lt/h Luz COLOR 590mm-18W-T8 Não tem substrato para plantas 7 Tetra Neons 6 Tetra Prata 2 Tetra Prata (pequenos têm 2 mes) 1 Ancistru bebe 5 Tetra lapiz 1 Rasbora 1 Pristella 1 Caracol maçã 2 Gouramis um amarelo e outro tem umas manchitas 3 Corys 2 Colissas 1 Anubia Limnsessilifloraophila Rotala green Musgo de java Musgo moss 1 Espada 3 bebes espada com 2 meses Fundo é pequenas pedras de rio Barco partido Gruta Cumps JoãoT Brevemente...
jacjac Publicado: Maio 17, 2013 Publicado: Maio 17, 2013 Deve ser íctio. Trata-se bem se for detectado cedo. Duas alternativas: Temperatura 30º mais sal. Ou medicamento, da gama da sera, o costapur funciona bem. Areja o aquário. Afonso Cunha
Shaking Publicado: Maio 17, 2013 Publicado: Maio 17, 2013 (editado) Sim aparentemente é íctio (doença dos pontinhos brancos). Umas fotos ajudavam a fazer um melhor diagnóstico. Falando pela minha experiência, é como o Jacjac em cima mencionou. Subir a temperatura aos 30º mais Sera Costapur (que é o indicado para este tipo de doenças). Também deveras retirar o filtro de carvão (caso uses) durante o tratamento, desligar a luz UV (esta contribiu para a propagação do protozoário) e reduzir a exposição à luz diária e aumentar a oxigenação é muito importante (adicionar bomba de ar ou no caso de já ter aumentar o fluxo de ar). O Sera Omnipur é para tratamento de fungos penso eu. No meu caso fui mais extremo e cobri o aqua por completo com uma toalha durante particamente o dia todo até findar o tratamento. Com um diagnóstico atempado e actuação rápida, consegui curar todo o aqua sem baixas, mas como disse umas fotos ajudam a confirmar mas tudo indica que seja mesmo isso. De resto o folheto que vem com o Sera Costapur explica o processo a seguir no tratamento, bem como dosagem, etc. Tens também o produto Esha 2000, ao qual já alarga para outros tipos de efermidades. Já agora o tratamento e aconselhado a fazer no aquário principal, já que muito provavelmente este ja esteja infectado com o ictio mesmo que não notes ou vejas os pontos no resto da fauna. Boa sorte no combate à praga. Editado Maio 17, 2013 por Shaking Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
João Tiago Publicado: Maio 18, 2013 Autor Publicado: Maio 18, 2013 Boa tarde, Obrigado pelas ajudas, vou então comprar esse produto e começar o tratamento, é para tirar o carvão activo né? A luz está ligada 8 horas por dia? Séra demais??? O medicamento não estraga as plantas??? A temperatura está nos 29,5 não sobe mais Cumps Brevemente...
Shaking Publicado: Maio 18, 2013 Publicado: Maio 18, 2013 (editado) Sim tens que retirar o carvao activo. Como não percebo nada de plantas, não te posso ajudar nessa matéria. A ver se aparece aqui alguem com conhecimento de causa, mas nao creio que seja o caso. Como usas plantas e essas necessitam de luz, secalhar o produta da Esha é o mais indicado, porque o da Sera pede a redução de luz, porque a luz enfraquece as propriedades do produto. Como so usei o da Sera, não conheço as especifidades da Esha se bem que o base deve ser o mesmo. Nada como esperares aqui alguem com mais experiência ou quando fores à loja e se esta possuir as duas marcas, expor essas duvidas ao vendedor/fornecedor. Quanto à temp. é o aceitavel para o caso. Tens que ter atenção depois de o tratamento terminado repor a temp. gradualmente. 1º por dia sensivelmente, até ao valor habitual. Cumps Editado Maio 18, 2013 por Shaking Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
João Tiago Publicado: Maio 18, 2013 Autor Publicado: Maio 18, 2013 ok, vou ver, a luz pode-se reduzir as plantas por acaso nao ficam muito fracas. já me esqueci da luz desligada durante uma semana quando fui de ferias nao pus o temporizador a funcionar e elas ficaram bem, vou ver se compro então isso e começo a tratar daquilo. Por enquanto só estão mesmo infectados 2 peixes. E estão isolados mas como disseste que era melhor fazer no aquário todo assim o farei!!!! )) Obrigado Cumps O meu filtro não tem UV Brevemente...
Shaking Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 ok, vou ver, a luz pode-se reduzir as plantas por acaso nao ficam muito fracas. já me esqueci da luz desligada durante uma semana quando fui de ferias nao pus o temporizador a funcionar e elas ficaram bem, vou ver se compro então isso e começo a tratar daquilo. Por enquanto só estão mesmo infectados 2 peixes. E estão isolados mas como disseste que era melhor fazer no aquário todo assim o farei!!!! )) Obrigado Cumps O meu filtro não tem UV Então como correu isso? Tá tudo bem? Abraço Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
Nuno Cecílio Publicado: Maio 23, 2013 Publicado: Maio 23, 2013 Estive a ler o tópico, Quanto às plantas elas toleram dias com luminosidade 0 mas será preferível para elas apenas reduzir ou a potência, ou o numero de horas de luz, durante o tratamento... Quanto ao carvão activo tem mesmo que sair, e deves fazer o tratamento no aquário principal onde surgiu a doença, pois o aquário tem vestígios de doença que ao não serem erradicados vão voltar a atacar quando houver fraqueza de algum peixe... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212480&hl=
João Tiago Publicado: Maio 27, 2013 Autor Publicado: Maio 27, 2013 Boa noite, obrigado pela ajuda, o Tratamento já acabou finalmente, no entanto elas ainda estão com umas pintas (não tantas) na cauda... Os outros estão 100% bem assim como as plantas! O carvão saiu logo! Obrigado a todos pela ajuda! Já agora que faço mais visto que continuam os pontinhos Fiz como disseram, até mesmo o extremo!!! 30% luz 0 7 dias! maximo oxigenio!!! Brevemente...
Shaking Publicado: Maio 27, 2013 Publicado: Maio 27, 2013 Boa noite, obrigado pela ajuda, o Tratamento já acabou finalmente, no entanto elas ainda estão com umas pintas (não tantas) na cauda... Os outros estão 100% bem assim como as plantas! O carvão saiu logo! Obrigado a todos pela ajuda! Já agora que faço mais visto que continuam os pontinhos Fiz como disseram, até mesmo o extremo!!! 30% luz 0 7 dias! maximo oxigenio!!! Se ainda estão com pintas podia ter corrido muito melhor. Espera dois dias agora a ver como evolui. Se ao fim dos dois dias sair as pintas todas, fazes uma tpa e voltas a colocar o carvão e podes ligar a luz. Senão sair, fazes a tpa na mesma e não sei se deves repetir o tratamento. Como nunca me aconteceu isso não sei. Cumprimentos, Daniel Cunha Aquário 60l Feedback
mauricio1972 Publicado: Maio 27, 2013 Publicado: Maio 27, 2013 Fungos e bactérias na água podem ser eliminados por acção de um esterilizador de UV. Faz uma pesquisa no fórum e informa-te sobre isso.
João Tiago Publicado: Maio 30, 2013 Autor Publicado: Maio 30, 2013 Ok elas parecem estar melhor cada vez menos pintas! Vou ver se continuam a melhorar Os outros estão todos bem Brevemente...
Recommended Posts