Recommended Posts

Publicado

Boa tarde, hoje reparei que 2 das minhas espadas bébés estão com umas manchas brancas (parece uns pontinhos) ao longo do corpo e até na cauda.

Alguem me sabe dizer que tipo de doença é?

Que devo fazer?

Já as isolei e pus SERA omnipur será suficiente?

Aquário de 80x30x40
Filtro externo Eheim 2213 440lt/h
Luz COLOR 590mm-18W-T8
Não tem substrato para plantas
7 Tetra Neons
6 Tetra Prata
2 Tetra Prata (pequenos têm 2 mes)
1 Ancistru bebe
5 Tetra lapiz
1 Rasbora
1 Pristella
1 Caracol maçã
2 Gouramis um amarelo e outro tem umas manchitas
3 Corys
2 Colissas
1 Anubia
Limnsessilifloraophila
Rotala green
Musgo de java
Musgo moss
1 Espada
3 bebes espada com 2 meses
Fundo é pequenas pedras de rio
Barco partido
Gruta
Cumps
JoãoT

Brevemente... ;)

Publicado:

Deve ser íctio. Trata-se bem se for detectado cedo.

Duas alternativas: Temperatura 30º mais sal. Ou medicamento, da gama da sera, o costapur funciona bem.

Areja o aquário.

Afonso Cunha

Publicado: (editado)

Sim aparentemente é íctio (doença dos pontinhos brancos). Umas fotos ajudavam a fazer um melhor diagnóstico.

Falando pela minha experiência, é como o Jacjac em cima mencionou. Subir a temperatura aos 30º mais Sera Costapur (que é o indicado para este tipo de doenças).

Também deveras retirar o filtro de carvão (caso uses) durante o tratamento, desligar a luz UV (esta contribiu para a propagação do protozoário) e reduzir a exposição à luz diária e aumentar a oxigenação é muito importante (adicionar bomba de ar ou no caso de já ter aumentar o fluxo de ar). O Sera Omnipur é para tratamento de fungos penso eu.

No meu caso fui mais extremo e cobri o aqua por completo com uma toalha durante particamente o dia todo até findar o tratamento.

Com um diagnóstico atempado e actuação rápida, consegui curar todo o aqua sem baixas, mas como disse umas fotos ajudam a confirmar mas tudo indica que seja mesmo isso.

De resto o folheto que vem com o Sera Costapur explica o processo a seguir no tratamento, bem como dosagem, etc. Tens também o produto Esha 2000, ao qual já alarga para outros tipos de efermidades.

Já agora o tratamento e aconselhado a fazer no aquário principal, já que muito provavelmente este ja esteja infectado com o ictio mesmo que não notes ou vejas os pontos no resto da fauna.

Boa sorte no combate à praga.

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Boa tarde,

Obrigado pelas ajudas, vou então comprar esse produto e começar o tratamento, é para tirar o carvão activo né? :)

A luz está ligada 8 horas por dia? Séra demais???

O medicamento não estraga as plantas???

A temperatura está nos 29,5 não sobe mais :(

Cumps

Brevemente... ;)

Publicado: (editado)

Sim tens que retirar o carvao activo.

Como não percebo nada de plantas, não te posso ajudar nessa matéria. A ver se aparece aqui alguem com conhecimento de causa, mas nao creio que seja o caso.

Como usas plantas e essas necessitam de luz, secalhar o produta da Esha é o mais indicado, porque o da Sera pede a redução de luz, porque a luz enfraquece as propriedades do produto.

Como so usei o da Sera, não conheço as especifidades da Esha se bem que o base deve ser o mesmo.

Nada como esperares aqui alguem com mais experiência ou quando fores à loja e se esta possuir as duas marcas, expor essas duvidas ao vendedor/fornecedor.

Quanto à temp. é o aceitavel para o caso. Tens que ter atenção depois de o tratamento terminado repor a temp. gradualmente. 1º por dia sensivelmente, até ao valor habitual.

Cumps

Editado por Shaking

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

ok, vou ver, a luz pode-se reduzir as plantas por acaso nao ficam muito fracas. já me esqueci da luz desligada durante uma semana quando fui de ferias nao pus o temporizador a funcionar e elas ficaram bem, vou ver se compro então isso e começo a tratar daquilo.

Por enquanto só estão mesmo infectados 2 peixes.

E estão isolados mas como disseste que era melhor fazer no aquário todo assim o farei!!!! :)))

Obrigado

Cumps

O meu filtro não tem UV

Brevemente... ;)

Publicado:

ok, vou ver, a luz pode-se reduzir as plantas por acaso nao ficam muito fracas. já me esqueci da luz desligada durante uma semana quando fui de ferias nao pus o temporizador a funcionar e elas ficaram bem, vou ver se compro então isso e começo a tratar daquilo.

Por enquanto só estão mesmo infectados 2 peixes.

E estão isolados mas como disseste que era melhor fazer no aquário todo assim o farei!!!! :)))

Obrigado

Cumps

O meu filtro não tem UV

Então como correu isso? Tá tudo bem?

Abraço

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Estive a ler o tópico,

Quanto às plantas elas toleram dias com luminosidade 0 mas será preferível para elas apenas reduzir ou a potência, ou o numero de horas de luz, durante o tratamento...

Quanto ao carvão activo tem mesmo que sair, e deves fazer o tratamento no aquário principal onde surgiu a doença, pois o aquário tem vestígios de doença que ao não serem erradicados vão voltar a atacar quando houver fraqueza de algum peixe...

Publicado:

Boa noite, obrigado pela ajuda, o Tratamento já acabou finalmente, no entanto elas ainda estão com umas pintas (não tantas) na cauda...

Os outros estão 100% bem assim como as plantas!

O carvão saiu logo! :)

Obrigado a todos pela ajuda!

Já agora que faço mais visto que continuam os pontinhos :x

Fiz como disseram, até mesmo o extremo!!! 30% luz 0 7 dias! maximo oxigenio!!!

Brevemente... ;)

Publicado:

Boa noite, obrigado pela ajuda, o Tratamento já acabou finalmente, no entanto elas ainda estão com umas pintas (não tantas) na cauda...

Os outros estão 100% bem assim como as plantas!

O carvão saiu logo! :)

Obrigado a todos pela ajuda!

Já agora que faço mais visto que continuam os pontinhos :x

Fiz como disseram, até mesmo o extremo!!! 30% luz 0 7 dias! maximo oxigenio!!!

Se ainda estão com pintas podia ter corrido muito melhor. Espera dois dias agora a ver como evolui. Se ao fim dos dois dias sair as pintas todas, fazes uma tpa e voltas a colocar o carvão e podes ligar a luz.

Senão sair, fazes a tpa na mesma e não sei se deves repetir o tratamento. Como nunca me aconteceu isso não sei.

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Fungos e bactérias na água podem ser eliminados por acção de um esterilizador de UV. Faz uma pesquisa no fórum e informa-te sobre isso.