Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Sou muito novinho aqui no forúm e em aquariofilia, aliás vim parar um bocado de pára-quedas neste mundo já que o aquario foi-me oferecido e então tenho vindo a ficar cada vez mais fascinado e interessado em criar um bom aquário tanto a nível estético como biologico.

Sendo assim irei avisar desde já que tenho o aquario com peixes e decoração artificial, mas como já li aqui e em outros sites muita coisa acerca disso, nao e o ideal.

Sei que tenho muita coisa errada no aquario, daí criar este tópico à procura de críticas, opinões e obviamente ajuda a fazer as alterações necessárias.

Posto isto aqui vão as informações que tenho disponiveis:

Dimensões:

Cumprimento - 58cm;

Altura - 34cm;

Largura - 30cm;

Capacidade - Sensívelmente 48l mas mantenho o nível de água a uns 3cm, o que perfaz por alto uns 45l.

Material de filtragem e aquecimento:

Termostato - Sera 50W 26.5º;

Bomba de ar - Rena Air 300l;

Filtro - Elite Jet-Flo 75 400l/h;

Luz - T5 de 55cm (Ainda nao vi a potência mas para o meu projecto penso ser irrelativo visto de momento não estar muito interessado em plantas naturais);

Termometro - Sera;

Fauna:

3 Platys - 2 fêmeas e 1 macho;

1 Corydora (Terei que adicionar no mínimo mais 3);

1 Limpa Vidros (Plasteocosmus) penso eu ser essa a designação;

2 Cometas;

1 Kinguiu (Oranda capuchinho);

1 Celestial goldfish (Não apanhei o nome em português);

Em relação aos valores da qualidade da água, tenho optado por uma alternativa mais económica que é, em vez de comprar os testes todos que são um pouco dispendiosos, faço visitas regulares à loja onde costumo ir e faço lá os testes que normalmente estão estáveis com o pH de referência a 7.0 que por sorte a àgua da companhia aqui da zona ronda esse valor.

Aqui vão as fotos do aqua:

20130517114543.jpg

20130517114532.jpg

20130517114515.jpg

Vamos lá por pontos:

1 - Sei que não é ideal misturar peixes de àgua quente com fria mas sorte minha ou não eles entendem-se perfeitamente;

2 - Este substrato não abona nada a favor do aqua tanto a nível estético (ao qual não gosto) como para os próprios bichinhos;

3 - Penso não ter a decoração ideal (mas como não pretendo ter plantas verdadeiras, não sei);

Em relação ao tratamento da água faço TPA's regulares (nao semanais a relogio mas nunca passa de semana e meia) com aspiração, junto Sera Nitrivec e Aquatan para acondicionar e criar o minimo de ambiente biologico.

1a vez por semana adiciono Sera Fishtamin à ração (7 gotas por peixe) mais umas 6 a 7 directamente na agua.

Posto isto as minhas dúvidas iniciais seriam:

1 - Fauna correcta para a capacidade do aqua? Poderei adicionar mais qualquer coisa?

2 - Quero alterar o substrato para uma cor única e em conformidade para a Corydora, visto planear adicionar mais alguns. Visto também nao planear/desejar plantas naturais, penso que inerte é suficiente. Peço sugestões de marcas/preço em conta e se é possível fazer a alteração do mesmo sem causar muito stress nos peixes?

3 - Decoração? Senão for a ideal também peço ajuda mas como disse anteriormente se possível nada natural (a ser o básico mesmo ou algo que não tenha necessidade da fazer ciclagem visto nao possuir aquario de backup para hospedar a "malta");

4 - Filtro interno bom/excelente dentro das limitações por ser interno.

5 - Em relação à lâmpada estou com dificuldades em encontrar uma t5 55cm em led, visto ter um consumo muito reduzido.

Agradeço a vossa sinceridade e experiência para levar este projecto já de si mal iniciado a bom porto, visto ficar a cada dia que passa mais apaixonado por ele.

Cumprimentos a todos.

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Boa tarde

Então vamos lá:

1 - Não deves, adicionar mais nada. Os peixes de agua fria crescem muito e o local mais indicado para eles é em lagos ou aquarios grandes

2 - Para alterares o areão os peixes vão sofrer algum stress, porque vais ter de tirar agua para baldes, colocar lá os peixes, e depois mudar o areão.

3 - Se não queres plantas, e tambem duvido que os peixes deixam haver plantas, podes colocar troncos ou pedras

4 - Filtro, deve ter no minimo 300l/h, quando a marcas depende das carteiras. Tens dos mais baratos aquapro que no meu entender faz a sua função.

5 - Se é T5 não pode ser led.

Um conselho, enche o aquario todo

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Publicado:

Desde já um muito obrigado pelo feedback.

Quanto aos pontos:

1 - Já tinha a ideia de uma resposta dessas, aliás quando expus a pergunta já sabia bem a resposta :). Tenho só ideia de adicionar mais 2 corydoras, porque como deves imaginar os peixinhos de água fria fazem muita sujidade. De resto não tava/tou com ideias de adicionar mais nada.

2 - Sim, sei que eles vão sofrer um bocadinho, mas no processo tentarei ser o mais rápido possível para minimizar os danos, daí perguntar já o tipo de areão ideal, tendo especial atenção as Corydoras, visto serem sensíveis a areias muito porosas. No entanto aqui tou um bocado à toa, porque não conheço marcas, mas entre o castanho claro, preto e pedra, gostaria de ter mais info.

3 - Tá como que subentendido ao ponto 2, porque já que os peixinhos vão sofrer com as alterações, penso que fazer tudo ao mesmo tempo será o ideal (corrigam-me se tiver errado).

Gostaria de saber troncos ideais, já que era uma das coisas que tenho em mente já há algum tempo. (tamanho ideal). Vi um na net baratinho com cerca de 35cm, não será muito grande?

4 - Quanto ao filtro, como tudo sou daquelas pessoas que prefiro investir mais um pouquinho a comprar o mais barato para mais tarde sair caro. Tenho uma pequena tendência pelos produtos da Sera, porque acho ser uma boa marca com uma boa qualidade e tou satisfeito com os produtos da marca. (Já tratei ictio com sucesso por duas vezes sem baixas, só a título de exemplo).

5 - Penso que poderá ser, Já vi em algumas lojas T5 led mas com 60cm. Tentei falar com um senhor de uma loja de electrodomésticos e de momento tinha conhecimento das mesmas mas em T8, e que porventura conseguiria arranjar T5. Como anteriormente tinha dito, penso que não será necessário ser especificamente para aquas, visto a função pretendida ser apenas e só fazer iluminação aos peixes.

Espero mais feedback da comunidade, desde já agradecendo a todos.

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Parece-me que sofres um problema de algas, ou é apenas uma má impressão minha, essas fotos como tem pouca cor não dá para perceber muito bem.

Abraço

Publicado: (editado)

PhilipC, não. Como foram tiradas da parte da manhã, a luz interferiu um bocado nas fotos. Para ser sincero acho que tenho e falta delas :P.

Não me recordo de ter visto sequer algo verde ou turvo desde que tenho o aquário e só há um par de semanas e que adquiri o limpa vidros e coitadito deve ter pouca coisa para limpar.

Abraço

Editado por Shaking

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Tens de tirar os peixes de água fria dai, essa temperatura é muito alta para eles. Se tiveres um problema de ictio no aquário que é comum o que fazes matas todos os peixes, ou matas apenas os de água fria a subir a temperatura a 31º.

1 - tens os peixes errados para o aquário, tens um pleco que vai ocupar 1/4 do aquário em grande, depois fazes o que com o peixe. Os cometas aguentam mas deviam estar em águas mais frias, o kinguio em breve terá infecções e morre, com um bocado de azar morre de manhã chegas a noite do trabalho e já morreram todos.

2 Se vais mexer no areão vais fazer um pico de amonia se durante o processo não fizeres uma grande tpa, vais matar os peixes da porcaria que vai andar na água e mesmo com um boa tpa é ariscado. Pesca os peixes mete num balde, e trocas o areão.

3- verifica so se a decoração é de qualidade, se os plasticos tiverem falhas ou forem rijos vão fazer feridas nos peixes. Existem decorações de bom material.

4 filtro interno um eheim aquaball ou o eheim biopower, já tive um aquaball e dentro das escolhas internas gostei muito.

5 t5 55cm em led vai sair cara és capaz de encontrar na aquaeden

Publicado:

Tens de tirar os peixes de água fria dai, essa temperatura é muito alta para eles. Se tiveres um problema de ictio no aquário que é comum o que fazes matas todos os peixes, ou matas apenas os de água fria a subir a temperatura a 31º.

1 - tens os peixes errados para o aquário, tens um pleco que vai ocupar 1/4 do aquário em grande, depois fazes o que com o peixe. Os cometas aguentam mas deviam estar em águas mais frias, o kinguio em breve terá infecções e morre, com um bocado de azar morre de manhã chegas a noite do trabalho e já morreram todos.

2 Se vais mexer no areão vais fazer um pico de amonia se durante o processo não fizeres uma grande tpa, vais matar os peixes da porcaria que vai andar na água e mesmo com um boa tpa é ariscado. Pesca os peixes mete num balde, e trocas o areão.

3- verifica so se a decoração é de qualidade, se os plasticos tiverem falhas ou forem rijos vão fazer feridas nos peixes. Existem decorações de bom material.

4 filtro interno um eheim aquaball ou o eheim biopower, já tive um aquaball e dentro das escolhas internas gostei muito.

5 t5 55cm em led vai sair cara és capaz de encontrar na aquaeden

Obrigado alvarenga.

Quanto à temperatura dos peixes, e daí ter feito a mistura, foi-me dito na loja que eles aguentavam bem ate 30º. Sei que em muita loja dão informações erradas ou pouco precisas, de qualquer das formas quando surgiu o ictio segui as informações que me deram. Subi a temp. até no máximo 30º e correu tudo bem e sem baixas. Nota-se é muito uma certa hyper-actividade dos peixeis, porque a essa temp. acelera muito o metabolismo deles, mas como tenho uma boa bomba de ar e um filtro jeitoso já oferece uma boa percentagem de oxigenio.

Posso dizer-te também que tou na fase final do 2º tratamento ao ictio e tal como o 1º está a decorrer lindamente.

1 - Quanto aos peixes que futuramente irão ficar excessivamente grandes para o aquário, poderei ou oferecer/vender, ou na altura se tudo se proporcionar e já tiver mais experiência, poderei adquirir um aqua maior.

O kinguio terá infeccões, como assim? Devido à temperatura alta? Para ser sincero na altura nunca o quis comprar, porque pessoalmente não gosto lá muito deles, mas a mulher gostou e insistiu em comprar. Mais tarde quando fiz uma pesquisa sobre a espécie, vi que o ideal para estes bichinhos será um grande aqua ou mesmo um lago. De qualquer das formas se for muito crítico mante-lo neste aqua, tenho uma pessoa que tem condições de o ter.

2 - Sim a minha ideia passa por aí, Ou em baldes ou orientar um aqua hospital ou algo para eles ficarem enquanto faço o processo todo.

4 - Filtro já apanhei a marca do meu e capacidade. É um Elite Jet-Flo 75 e pelo que li tem capacidade de filtragem de 400/l. Penso ser bastante razoàvel para este caso.

5 - Pois eu sei que vai sair um bocado puxado. Entre 15€ a 18€, daí pedir aqui no forúm alguém que saiba dum preço mais em conta ou uma alternativa que possa ser usada na tampa.

Abraço e mais uma vez obrigada pela info.

Aquário 60l

Feedback

Ora muito bem, revi com atenção as vossas opiniões e decidi avançar com as melhorias (penso eu).

Vou começar pelo básico mesmo para ver se desta vez (que irá ser a 1ª, já que este aqua veio a mim assim) de raiz irá sair minimamente aceitavel.

Inicialmente irei fazer o seguinte:

- Como base teria pensado somente em substrato de silica, mas após opinião de um membro do forum, estou tentado em fazer um jogo de areão preto com a silica. Razao de 5kg por 2kg respectivamente;

- Como decoração irei por um tronco de cerca de 40cm, uma pedra pele de dragão escura, manter as pedras que tenho;

- Como flora articial manter a que tenho e retirar a mais colorida e "folclorica" (como disse anteriormente para já não estou inclinado para flora natural, por forma a ir step by step e não fazer asneira;

Se puderem opinar acerca desta opcao estou mais que aberto a criticas/concelhos, agradeçendo desde já a vossa disponibilidade e sentido critico.

Que venham elas que preciso de aprender :D.

Obrigado.

Editado por Shaking

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

A flora natural equilibra o aquário. Consome toxinas.. e não é dificil manter desde que se façam as escolhas certas.

Acho é que devias dar os peixes de água fria, vão estar mal aí.

Afonso Cunha

Publicado:

A flora natural equilibra o aquário. Consome toxinas.. e não é dificil manter desde que se façam as escolhas certas.

Acho é que devias dar os peixes de água fria, vão estar mal aí.

Sim, acredito que a flora natural seja uma escolha natural, passe o trocadilho. Mas por questões de lojistica e orçamentais para já não vai ser possível :(. Como não tenho outro aquário de backup/hospital, não tenho como hospedar os bichinhos enquanto este faz a ciclagem. Futuramente vai ser esse o passo seguinte concerteza.

Quanto aos peixes de água fria o meu plano passa mesmo aí, e como opinião geral aqui dos experts vai nesse sentido, será o caminho mais correcto. Contudo gosto muito e acho que vou ficar com o Celestial goldfish. Toda a gente na casa gosta muito dele (eu íncluido) e acho-o muito engraçado. Mas como disse, fazendo devagarinho para correr tudo pelo melhor.

A minha ideia seria constituir um conjunto de platys, corydoras e mollys balão ( a ver vamos se estas se dão bem com o resto, porque cheguei a ter 2 mas como eram agressivas com o resto fiz a troca com os platys que são bem mais sociaveis), no caso das molllys sair furado, irei pelos guppies ou neons.

Mais uma vez, um obrigado pela opinião.

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Mas a ciclagem ja deve estar feita. Com a mudança de areao vais perder bacterias, mas desde que o filtro nao fique varias horas parado, e a agua seja a mesma, nao necessitas de ciclar outra vez. Alem disso se vais mudar a iluminação, podes já preparar-te para plantas, em vez de mudares a iluminação 2x. A unica coisa que as plantas implicam (falando de facil manutenção) é a iluminação, e talvez uma fertilização de vez em quando (semanal) com pastilhas ou liquido. Mas trazem vários beneficios: absorção de NO3, PO4, oxigenação da agua ...

ass_zps2c377341.jpg

Feedback

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Publicado:

Olá,

Sei que é sempre complicado, quando já temos os peixes e até nos afeiçoámos a eles, mas no teu caso focava-me mesmo em tirar desse aquário os peixes dourados (a espécie é Carassius auratus, e depois tens as várias variedades, ou raças como nos cães, que são o que nas lojas normalmente chamam de "peixes de água fria") e o pleco. Todos eles crescem demasiado para esse aquário. E com os C. auratus ainda tens o problema da temperatura, no longo prazo estarem em temperaturas tropicais é mau para eles... não quer dizer que não aguentem uns tempos, mas acabam por se ressentir.

Depois mudava o areão e tirava todas as decorações artificiais, colocava plantas verdadeiras, das espécies de mais fácil manutenção (tens muitas, das mais comuns são, por exemplo: Egeria sp., Microsorum sp., Anubias sp., Vallisneria sp., Ceratophyllum demersum). Vais ver que o aquário fica logo outra coisa, muito mais natural em termos de aspecto e o ambiente mais saudável para os peixes, já que as plantas têm a vantagem de funcionar como filtro biológico, e fornecem também abrigos que são fundamentais para algumas espécies.

Mas por enquanto não colocava mais peixes, depois das mudanças deixava o ciclo completar-se e o aquário estabilizar, esse tempo podes aproveitar para pesquisar mais, sobre espécies, as suas necessidades, compatibilidades, etc.

Cumprimentos,

David de Jesus

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Olá,

Sei que é sempre complicado, quando já temos os peixes e até nos afeiçoámos a eles, mas no teu caso focava-me mesmo em tirar desse aquário os peixes dourados (a espécie é Carassius auratus, e depois tens as várias variedades, ou raças como nos cães, que são o que nas lojas normalmente chamam de "peixes de água fria") e o pleco. Todos eles crescem demasiado para esse aquário. E com os C. auratus ainda tens o problema da temperatura, no longo prazo estarem em temperaturas tropicais é mau para eles... não quer dizer que não aguentem uns tempos, mas acabam por se ressentir.

Depois mudava o areão e tirava todas as decorações artificiais, colocava plantas verdadeiras, das espécies de mais fácil manutenção (tens muitas, das mais comuns são, por exemplo: Egeria sp., Microsorum sp., Anubias sp., Vallisneria sp., Ceratophyllum demersum). Vais ver que o aquário fica logo outra coisa, muito mais natural em termos de aspecto e o ambiente mais saudável para os peixes, já que as plantas têm a vantagem de funcionar como filtro biológico, e fornecem também abrigos que são fundamentais para algumas espécies.

Mas por enquanto não colocava mais peixes, depois das mudanças deixava o ciclo completar-se e o aquário estabilizar, esse tempo podes aproveitar para pesquisar mais, sobre espécies, as suas necessidades, compatibilidades, etc.

Obrigado pelas palavras.

Já tenho um plano mais ou menos definido, pelo menos o básico está praticamente alinhavado, é só mesmo limas umas arestas.

O projecto passara como ja referi mais acima, um solo a 2 cores, com um tronco medio/grande ou uns ramificados e 3/4 pedras de xisto.

Flora para ja nao tinha planos mas acho que nao ficava mal umas plantas de superficie.

Quantos aos peixes de agua fria, por muito que custe vou retira-los do projecto (Vou tentar negociar uma troca com a loja onde os comprei, e compro os produtos, por alguns de água quente)

Quanto a fauna a ideia e meter as especies de mais facil manutencao: platys, mollys, espadas, corydoras guppies. Mas nao quero ter todas, penso que corys, platys e mollys/guppies já era algo aceitavel.

Abraço

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Parece-me bem, mas atenção que os vivíparos reproduzem-se muito, começas com meia-dúzia e passados uns meses se as condições do aquário forem boas tens uma centena, leva isso em conta quando adquirires mais peixes. Dos vivíparos platies e guppies parece-me bem, espadas e mollies eu no teu lugar evitava, os espadas ficam bem grandotes, não é difícil chegarem aos 10 cm, além disso são peixes que gostam de espaço para nadar e alguma corrente, se queres dar condições óptimas aos teus peixes esse aquário não é para eles já que é relativamente pequeno, as mollies não te aconselho porque, além de também crescerem um pouco são peixes um bocado complicados... costumam ser pouco resistentes, normalmente adiciona-se sal o que melhora as condições para as mollies, mas no teu caso isso parece-me complicar desnecessariamente...

E claro, aumenta o número de corys.

Cumprimentos,

David de Jesus

Sim penso que será mesmo isso.

A fauna incial e penso que será a mais aceitavel é:

4 a 5 - Corys;

3 - Platys ( 2 femeas e 1 macho) que já tinha mas infelizmente perdi o macho;

3 - Guppies (2 femeas e 1 macho);

Penso ser suficiente, senao for devido às disputas para as femeas, acrescente mais uma de cada.

Quanto à reprodução, já vi muitos concelhos em relação a maternidades, e porque tenho um aqua pequeno, pensaria deixar a natureza andar no aqua e nessa altura não separar crias de pais de forma a não fazer um boom na população. Ou seja os alevinos que tiverem mais capacidade de sobrevivencia ficariam, ja os outros... Parece um bocado cruel mas ate lá acho que tenho tempo para arranjar uma solução menos radical (evoluir para um aqua maior ou adquirir um para efeitos de maternidade/hospital e oferecer as crias).

Editado por Shaking

Aquário 60l

Feedback

Publicado:

Pois, se não tiveres plantas que sirvam de abrigo, muitos não escaparão. Por isso é sempre bom ter uma zona de plantas densa (Ceratophyllum demersum é o que eu uso) para assegurar algum abrigo. Maternidades não aconselho, só para alguma emergência, mas por sistema não. Os rácios que tens parecem-me bem, outra vantagem das plantas é servirem de abrigo para as fêmeas.

Lembra-te, num aquário sem abrigos o facto de os alevinos sobreviverem depende mais da pré-disposição dos adultos presentes do que da capacidade de sobrevivência dos alevinos, o ideal é haver sempre algum espaço de abrigo razoável. Um peixe que tenha que passar o tempo todo escondido num canto dificilmente se consegue alimentar.

Cumprimentos,

David de Jesus

Publicado:

Pois, se não tiveres plantas que sirvam de abrigo, muitos não escaparão. Por isso é sempre bom ter uma zona de plantas densa (Ceratophyllum demersum é o que eu uso) para assegurar algum abrigo. Maternidades não aconselho, só para alguma emergência, mas por sistema não. Os rácios que tens parecem-me bem, outra vantagem das plantas é servirem de abrigo para as fêmeas.

Lembra-te, num aquário sem abrigos o facto de os alevinos sobreviverem depende mais da pré-disposição dos adultos presentes do que da capacidade de sobrevivência dos alevinos, o ideal é haver sempre algum espaço de abrigo razoável. Um peixe que tenha que passar o tempo todo escondido num canto dificilmente se consegue alimentar.

Thanks pela dica. Vou tomar isso em consideração.

Abraço

Aquário 60l

Feedback

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!