Recommended Posts

Publicado

Boas,

Como alguns saberão, instalei recentemente um aquário maior, e a dissolução do CO2 tornou-se numa questão a ajustar, dado que o que era suficiente para o anterior de 150L não será para o actual de 300L.
Tenho um filtro trixie 200l/h sem esponja. em cujo interior está uma pedra difusora. O filtro liga e desliga com os leds e assim dissolve o CO2 que sai da difusora, apenas no fotoperíodo.
Por precaução, e há vários anos, tenho sempre uma bomba de ar ligada ao contário da iluminação, o que pretendo manter, dada a massa de plantas que costumo ter no aquário - acho que este vai lá ter em breve. Não corro o menor risco com os meus discus.
Ocorreu-me que, das 24 horas de produção de CO2, 14 são despediçadas porque o filtro/powerhead está desligado e o CO2 simplesmente borbulha para a superfície. No entanto, poderia mantê-lo ligado e continuar a dissolução na água, no dia seguinte a concentração de CO2 poderia ser a ideal para o arranque das plantas no fotoperíodo.
Para compensar essa dissolução adicional, manteria a bomba de ar no inversor das luzes, ou até poderia fazer mais, colocar a também a pedra difusora no copo do filtro e assim obter ainda melhor dissolução do O2 (eu sei que se dissolve em água algo como 20x pior que o CO2, e que as concentrações de um e de outro na água são independentes).
Vou também adicionar na saída do filtro um reactor com 3 bioballs para melhorar a taxa de dissolução.
Gostaria de ouvir opiniões acerca desta solução.
Obrigado pela ajuda.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Publicado: (editado)

Boas a tua ideia parece-me boa, só uma ideia /sugestão que deixo ficar porque não testas primeiro, desligar a bomba de ar e ligar esse filtro que dissolve o Co2, duas horas antes de se ligar a iluminação, se corresse bem e não houvesse excesso de co2 na agua e os peixes andassem todos bem podias ir aumentando esse tempo até verificares que a fauna nao sofre com isso.

Fica a sugestão....

Abraço

Editado por NGOD
Publicado:

Boas, já estou a fazer algo parecido, o "amanhecer" dos leds já dura uma hora, com o CO2 a carregar para a luz a sério, ao passo que o "anoitecer" tem uns 10 minutos apenas, para não acumular Co2 desnecessário...

Temporizar de outra forma implicava mais um temporizador... mas seria uma forma de encontrar um ponto intermédio, é um facto.

Obrigado.

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

Publicado:

Quando chegar o reactor vou ver se é possível acumular algum CO2 durante a noite no seu interior, e se ao ligar a powerhead essa reserva se dissolve bem.

Isso seria o ideal. tenho uma ideia de um venturi para aquilo, mas só com o artigo em mãos é que vai dar para ver o que se pode fazer.

Só acho que há aqui grandezas entre CO2 e O2 e o seu peso no período nocturno que posso não estar a ver bem...

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

Publicado:

Para já tenho tido bons desempenhos do CO2 caseiro e estou a tentar evitar passar para o pressurizado.

Desde que estabilizei o CO2 que tenho, noto que o novo aquário melhorou bastante, falta aumentar a eficiência e isso passa por criar uma reserva para as primeiras horas de luz.

Já coloquei de parte a injecção nocturna de que falei no post inicial, seria envenenar os peixes.

Vamos a ver o que se arranja.

calhas LED DIY (2010)
o meu blog

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!